Busca

Schevchuk: a oração, arma especial para derrotar o mal

Hoje rezemos por quantos sofrem as dores desta guerra na Ucrânia. Nos territórios ocupados, muitos filhos e filhas da Ucrânia são injustamente presos, torturados e abusados. O Senhor Deus vê o seu tormento. Perseveremos na oração por aqueles que estão nos campos de filtragem e concentração dos ocupantes russos, todos aqueles que são levados a interrogatórios, que são torturados, executados, fuzilados, maltratados física, espiritual e psicologicamente.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje é quarta-feira, 20 de julho de 2022, e o povo ucraniano está de pé e suportando a invasão russa em grande escala há 147 dias nesta guerra com a qual o inimigo chegou à nossa terra.

Mais uma vez, durante o último dia, a terra ucraniana estremeceu em suas várias partes. Especialmente, hoje rezamos por nossas regiões de Zaporizhzhia e Dnipropetrovsk. Em Zaporizhzhia, na cidade de Hulyaipole, o inimigo bombardeou brutalmente o centro da cidade, muitas pessoas morreram. Da mesma forma, na região de Dnipropetrovsk, a cidade de Nikopol voltou a ser o epicentro de um poderoso ataque de foguetes. Infelizmente, também há mortos e feridos.

As batalhas mais intensas estão ocorrendo na região de Luhansk e na região de Donetsk. Rezamos pela cidade de Kramatorsk, uma cidade mártir. Porque, novamente, a cidade foi destruída por poderosas armas russas, há muitos mortos e feridos. Nossa região de Kharkiv está queimando. A área de fronteira nas regiões de Sumy e Chernihiv está queimando.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando.

E agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia pelo fato de termos sobrevivido até esta manhã. Vemos o amanhecer e a luz do dia, e podemos rezar diante da face de Deus.

 

Hoje continuamos nossa jornada pelos caminhos da sabedoria cristã, esse conhecimento de como vencer, derrotar o mal. E sabemos que a oração é um poder especial, uma arma especial de um cristão contra o diabo. Ontem falamos sobre os seguintes dois tipos de oração cristã: a oração litúrgica e a oração pessoal. Dissemos que a oração mais poderosa que o Senhor Deus deu às pessoas é a Divina Liturgia, Seu sacrifício incruento. Porque então o próprio Cristo reza em nós, conosco e por nós, como cabeça de Sua Igreja.

Hoje eu gostaria de refletir com vocês sobre os principais princípios e regras da oração pessoal. É muito importante cultivar o espírito de oração em sua vida espiritual. Os Padres da Igreja chamavam a oração de sopro da alma. Se uma pessoa não está respirando, bem, isso é um sinal de que ela está morrendo, ou já morreu. Da mesma forma, um cristão que não reza, bem, aparentemente, sua vida espiritual congela, e então ele simplesmente não é capaz nem mesmo do tipo mais fraco e simples de luta espiritual ou da guerra invisível contra o mal.

Portanto, a oração, a oração pessoal, é como que uma continuação da oração litúrgica. É um tipo especial de presença do Espírito Santo na pessoa de um cristão. Santo Inácio, o portador de Deus, bispo-mártir da Igreja primitiva, falou sobre o fato de que o Espírito Santo sussurra em seu coração e o chama de volta para casa. Ele sussurra e ensina, o chama para se comunicar e rezar com nosso Deus misericordioso e salvador.

O próprio Jesus Cristo deu um exemplo dessa oração pessoal quando se retirou para rezar, quando rezou ao Pai em segredo, quando passou dia e noite em comunicação com Seu Pai Celestial em várias circunstâncias de Sua vida terrena. E, portanto, vendo como o próprio Salvador reza ao Pai, os discípulos Lhe pediram: "Senhor, ensina-nos a rezar". Para poder aprender a rezar profundamente de maneira real, é necessário certo tempo, certo esforço de atenção e habilidade.

Para iniciar qualquer oração, antes de tudo, você precisa se preparar para ela. Tradicionalmente, chamamos o momento anterior à oração pessoal como o momento em que é necessário colocar-se na presença de Deus. Nesse momento, é preciso deixar de lado todas as nossas preocupações terrenas, nossos pensamentos sobre este mundo, sobre o temporal, sobre outras pessoas ou coisas. E é preciso apresentar todo o nosso ser, dirigir nossa atenção ao nosso Deus. Esse momento de silêncio antes da oração pessoal é muito importante para perceber na frente de quem estou, a quem estou me dirigindo, com quem estou iniciando a comunicação.

Convido todos vocês a possivelmente continuarem no dia seguinte a praticar esse momento de silêncio de preparação e concentração de nossa atenção espiritual antes de começarem a fazer qualquer oração. Sejamos capazes de nos colocar na presença de Deus, independentemente da circunstância, lugar e tempo. Sintamos que somos chamados a viver e agir na presença do Deus vivo.

Hoje quero pedir a todos uma oração pessoal por quantos sofrem hoje as dores desta guerra na Ucrânia. Hoje, muitas meninas e meninos estão em cativeiro inimigo. Nos territórios ocupados, muitos filhos e filhas da Ucrânia são injustamente presos, torturados e abusados. Ninguém do povo quer ouvir o seu clamor. Mas o Senhor Deus vê o seu tormento. Vamos mantê-los em oração, especialmente neste dia, aqueles que estão nos campos de filtragem e concentração dos ocupantes russos, todos aqueles que são levados a interrogatórios, que são torturados, executados, fuzilados, maltratados física, espiritual e psicologicamente.

Ó Deus, Tu que sofreste em um corpo humano, Tu que sofres no corpo de todos aqueles que sofrem hoje com a guerra na Ucrânia, salva Teu povo e Teus filhos. Ó Deus, abençoe a Ucrânia!

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
20.07.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

20 julho 2022, 20:34