Busca

Mensagem do arcebispo greco-católico de Kiev no 146° dia de guerra

"Hoje queremos fortalecer de modo especial esta comunidade eucarística de oração. Porque em tempos de guerra é muito importante sentirmos que a mão direita salvadora de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo está conosco. Além disso, Jesus Cristo renova o seu sacrifício para nos tornar capazes de oferecer o nosso sacrifício de vida: pelo nosso povo, pela nossa Pátria e pela nossa Igreja e para que possamos cumprir a nossa liturgia pessoal da vida cristã quotidiana."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é terça-feira, 19 de julho de 2022 e o povo ucraniano resiste a uma agressão russa em larga escala há 146 dias; a invasão russa do território ucraniano.

Mais uma vez, nas últimas 24 horas, o solo ucraniano foi abundantemente regado e aspergido com o sangue de nossos defensores. O inimigo está realizando operações militares ofensivas intensas, especialmente na província de Luhansk. A província de Donetsk está em chamas. Um ataque maciço de mísseis foi lançado contra a província de Odessa. Cerca de 40 mísseis também foram disparados contra a cidade de Nikopol, na província de Dnipropetrovsk. Muitos tipos de infraestrutura na cidade, principalmente empresas, estão pegando fogo. Os serviços de emergência estão resgatando pessoas.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. E a Ucrânia está rezando.

E continuamos a percorrer os caminhos da sabedoria cristã, descobrindo os tesouros da Igreja e aprendendo a derrotar o inimigo. Ontem iniciamos a reflexão sobre a oração cristã, qual é o seu conteúdo e como se aprende a rezar corretamente.

E hoje gostaria de convidá-los a refletir sobre quais são os dois principais tipos de oração cristã. Em primeiro lugar, nós cristãos rezamos juntos. Trata-se da oração comum ou litúrgica. Porque Cristo diz: "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles". E o segundo tipo de oração cristã é a oração pessoal. Este tipo de oração ocorre quando respiramos pessoalmente a graça do Espírito Santo e nos comunicamos com nosso Pai, no Filho e pelo poder e obra do Espírito Santo.

O que é oração litúrgica? E por que é tão importante na vida de um cristão? Por que é importante que cada um de nós participe da Divina Liturgia com a maior frequência possível, especialmente nos domingos e dias santos?

 

A Divina Liturgia é a forma mais poderosa de oração. Mesmo que rezássemos com muitos outros cristãos dia e noite em nossas casas ou igrejas, ou nas praças ou ruas e rezássemos intensamente, nunca poderíamos, apenas com esforço humano, rezar como rezamos durante a Divina Liturgia, porque a Liturgia é uma ação pública comum. E é Divina precisamente porque naquele momento não são apenas os seres humanos que rezam, não é apenas uma obra humana. A Divina Liturgia é obra e ação de Nosso Senhor Jesus Cristo em pessoa. Quando nos reunimos para a Divina Liturgia, apresentamos ao mundo a imagem da Igreja de Cristo como Seu Corpo; e o Cabeça desta comunidade de oração, o Cabeça da Igreja de Cristo é o próprio Senhor Deus Jesus Cristo. E quando a Divina Liturgia é realizada, não só os fiéis rezam, não somos apenas nós, como povo de Deus, que elevamos nossas orações a Deus, mas o próprio Jesus Cristo, a Cabeça deste Corpo, que é a Igreja, reza em nós, conosco e por nós. Durante a Divina Liturgia, o Senhor nosso Deus Jesus Cristo torna presente a sua obra de salvação. E agradecemos a Ele por tudo o que Ele fez pela nossa salvação: a cruz, o sepulcro, a Ressurreição depois de três dias, a Ascensão ao Céu e o sentar-se à direita do Pai. Ele mesmo torna presente esta obra salvífica durante a Liturgia para que dela nos tornemos participantes; para que participemos deste ato salvífico de nosso Salvador; para que aproveitemos e façamos nossos os frutos deste sacrifício na cruz, do Sacrifício Pascal, que Jesus Cristo descobre e coloca à nossa disposição durante a Divina Liturgia.

Cada vez que participamos do Corpo e Sangue de nosso Salvador durante a Divina Liturgia, tornamo-nos participantes da Vida Eterna. E é por isso que é tão importante compreender este valor inestimável do sacrifício de Cristo, que se repete sem derramamento de sangue na Divina Liturgia. Esta é, de fato, a oração mais poderosa que a Igreja pode fazer junto com seu Salvador.

Hoje queremos fortalecer de modo especial esta comunidade eucarística de oração. Porque em tempos de guerra é muito importante sentirmos que a mão direita salvadora de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo está conosco. Além disso, Jesus Cristo renova o seu sacrifício para nos tornar capazes de oferecer o nosso sacrifício de vida: pelo nosso povo, pela nossa Pátria e pela nossa Igreja e para que possamos cumprir a nossa liturgia pessoal da vida cristã quotidiana.

Quando um cristão está realmente precisando de algo, ele precisa da oração mais forte que Deus deu ao homem e, portanto, deve ir à Divina Liturgia. Elevem suas intenções para que o sacerdote possa oferecer este sacrifício eucarístico incruento por você, sua família e seus entes queridos.

Hoje gostaria que recordássemos na oração nossos irmãos e irmãs que estão nos territórios ocupados. Vemos como após a expulsão das tropas russas do território da Ucrânia, crimes de guerra horríveis são revelados. O mundo inteiro hoje conhece Bucha, Borodyanka e Irpin, porque essas cidades são as mais próximas de Kiev e esses crimes podem ser vistos imediatamente. Mas essas feridas e valas comuns cobrem toda a terra ucraniana onde o pé do ocupante pisou. Mesmo agora, enquanto nós, como cristãos, refletimos sobre essas verdades e rezamos por elas na Divina Liturgia, nossos irmãos e irmãs nos territórios ocupados estão sendo torturados e mortos; e novas valas comuns são cavadas, e crimes terríveis contra a humanidade continuam a ser cometidos.

Lembremo-nos diariamente em oração daqueles que estão apenas à mercê de Deus e que estão indefesos diante da mão do invasor assassino. Não esqueçamos nossos irmãos e irmãs dos oblasts de Kherson, Zaporizhzhia, Donetsk, Luhansk e Kharkiv ocupados. Não esqueçamos nossos irmãos e irmãs na Crimeia. Que o Senhor Deus com sua mão os salve onde humanamente não podemos chegar para levar a eles o nosso serviço cristão.

Oh Deus, abençoe a Ucrânia! Oh Deus, abençoe seus filhos, especialmente aqueles que agora sofrem mais! Oh Deus, você é quem sofre no corpo da Ucrânia hoje! Vamos reconhecê-lo naqueles que estão sofrendo devido às ações do ocupante nos territórios ocupados. E que a voz, a voz do teu Corpo, ó Senhor, a voz da tua Igreja, seja ouvida pelo mundo para acabar com esta guerra sacrílega e sem sentido. Que o inimigo deixe nossa terra, e aqueles que hoje estão presos nessas garras mortais recebam novamente o dom da vontade e da liberdade. Oh Deus, abençoe a Ucrânia!

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
19.07.2022

 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

19 julho 2022, 20:06