Busca

Schevchuk: Ó Deus, cuide de todos aqueles cujas vidas foram destruídas pela guerra

"O aumento da intensidade das hostilidades provoca uma nova onda de refugiados e deslocados internos na Ucrânia. As pessoas são forçadas a deixar tudo para trás e se aventurar no desconhecido. Com choro, com um clamor a Deus, com dor e arrependimento no coração. Conhecendo ou não essas pessoas, tendo tido a oportunidade ou não de encontrar nossos deslocados e refugiados, hoje vamos envolvê-los em nossa oração, porque a oração une."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é segunda-feira, 18 de julho de 2022, e a Ucrânia já está passando pelo 145º dia da invasão russa em grande escala, essa terrível guerra que tira a vida de centenas de pessoas na Ucrânia todos os dias.

Mais uma vez, durante todo o dia de ontem, ontem à noite, a terra ucraniana estremeceu com o rugido de várias armas, de que só o gênio maligno do homem moderno é capaz. Intensas operações de combate estão em andamento na região de Luhansk e na região de Donetsk. Mais uma vez, o inimigo lançou um poderoso ataque de foguetes na cidade de Mykolayiv à noite, cerca de 10 caíram sobre as cabeças de pessoas que dormiam pacificamente nesta cidade sofrida. A região de Dnipropetrovsk e Zaporizhzhia sofreram ataques de mísseis, nossa Kharkiv estremeceu. A região de Kharkiv também é um território de confrontos, de combate poderosos. Os territórios fronteiriços das regiões de Sumy e Chernihiv são bombardeados todos os dias.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está rezando. E a Ucrânia está aprendendo a vencer.

Hoje eu gostaria de falar com vocês sobre a oração, sobre a oração cristã. Porque todos os dias rezamos. Aparentemente, hoje na Ucrânia, todos rezam: cristãos, aqueles que se consideram membros de outras comunidades religiosas, e talvez até pessoas não muito religiosas e pouco crentes. Porque nas condições de uma guerra tão terrível, o coração humano clama a Deus, clama ao Criador, mesmo que uma pessoa ainda não o tenha conhecido e encontrado em sua vida. Todos estão rezando. Mas qual é exatamente o significado da oração cristã e como ela difere do clamor de uma pessoa por Deus em geral?

 

Como cristãos, quando rezamos, abraçamos nosso amoroso Pai Celestial em oração. Como cristãos, sempre rezamos em nome de nosso Salvador Jesus Cristo, porque vivemos Nele, estamos Nele, somos batizados Nele, somos revestidos Nele. E quando rezamos ao Pai em nome de Seu Filho, rezamos sempre na Igreja, com a Igreja e pela Igreja. Nós nunca estamos sozinhos em nossa oração. Nós estamos sempre juntos. E rezamos sempre graças à ação e presença do Espírito Santo em nós. De fato é Ele que a cada dia desperta o coração humano e nos ensina como rezar e pelo que rezar. É Ele quem intercede por nós diante do Pai com gemidos inexprimíveis, como dizem as Sagradas Escrituras. Ele é o Espírito Consolador, o Espírito que nos une, nos une com Cristo, e assim abre nossos corações ao nosso Pai Celestial, porque aquele espírito que é derramado em nossos corações, ele mesmo diz: "Abba, Pai!"

Portanto, a oração cristã é falar com Aquele que nos é querido, com o nosso próprio Deus, que conhecemos e que nos conhece. Antes mesmo de abrirmos a boca, Ele sabe do que precisamos. E, portanto, uma das características mais importantes da oração cristã é a confiança completa naquele a quem nos voltamos, essa confiança completa naquele que é nossa esperança, nossa salvação. Além disso, é a consciência de que Aquele a quem rezamos está próximo, está em nós. O homem é o portador, o templo da Santíssima Trindade.

Hoje eu convido todos vocês a rezar especialmente por aqueles que estão deixando suas casas. Porque o aumento da intensidade das hostilidades provoca uma nova onda de refugiados e deslocados internos na Ucrânia. As pessoas são forçadas a deixar tudo para trás e se aventurar no desconhecido. Com choro, com um clamor a Deus, com dor e arrependimento no coração. Conhecendo ou não essas pessoas, tendo tido a oportunidade ou não de encontrar nossos deslocados e refugiados, hoje vamos envolvê-los em nossa oração, porque a oração une. Assim como a oração une uma mãe e um filho que está no front, um homem e uma mulher separados pela guerra, a oração une, une e sustenta todos aqueles que se sentem sozinhos. Voltemo-nos hoje para o Pai, para o Filho e para o Espírito Santo com um pedido de intercessão por aqueles que podem confiar somente em Deus nesta guerra hoje.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia. Ó Deus, abençoe todos os feridos nesta guerra. Ó Deus, cuide de todos aqueles cujas vidas foram destruídas pela guerra. Ó Deus, ensina-nos a rezar, como os apóstolos pediram ao seu Mestre, assim te pedimos: hoje, ensina-nos como devemos nos voltar a Ti corretamente, para que juntos Contigo não só possamos vencer nesta guerra, mas juntamente Contigo ser testemunhas da vida no meio do mar da morte que se espalha ao nosso redor. Ó Deus, abençoe a Ucrânia.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
18.07.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

18 julho 2022, 20:22