Busca

Veículos militares russos destruídos são vistos em um complexo de uma fazenda agrícola, que foi usada por tropas russas como base militar durante o ataque da Rússia à Ucrânia, na região de Kharkiv. REUTERS/Sofiia Gatilova Veículos militares russos destruídos são vistos em um complexo de uma fazenda agrícola, que foi usada por tropas russas como base militar durante o ataque da Rússia à Ucrânia, na região de Kharkiv. REUTERS/Sofiia Gatilova 

Schevchuk: que a humildade seja a vitória sobre o mal que vemos ao nosso redor

"Hoje mais do que nunca vemos como a arrogância, o orgulho de um ditador com tantos meios nas mãos para destruir a vida humana, pode ser uma força destrutiva. É uma força que tenta e ilude, ilude e incita povos inteiros a partir para objetivos malignos. O orgulho é a causa do assassinato, da guerra, da destruição e da morte final do homem."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sábado, 16 de julho de 2022. Há 143 dias, o povo ucraniano freia a invasão do exército russo à nossa terra, a nosso Estado, ao custo de suas próprias vidas, com o sangue de seus filhos.

Mais uma vez, durante o último dia, especialmente durante a última noite, a terra ucraniana tremeu e foi generosamente regada com sangue humano. Estava apenas se recuperando dos ataques maciços de mísseis em Vinnitsa quando hoje à noite, o inimigo bombardeou fortemente Odessa com fogo de mísseis. A gloriosa cidade de Odessa está em chamas... Mísseis foram lançados na cidade de Dnipro. Muitas outras cidades grandes e pequenas estão sofrendo com esses ataques noturnos de mísseis e é impossível mencioná-los todos. Dezenas de pessoas morreram e centenas ficaram feridas.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. Ucrânia reza. E a Ucrânia está triunfando.

Contemplamos como se eleva uma onda de rejeição popular diante dessa política assassina do agressor. A ira do povo se converte na força do povo, força e coragem, para se preparar para defender nossa própria terra e nosso próprio povo.

 

Continuamos a recolher do tesouro da sabedoria da Igreja de Cristo esta ciência que nos ensina como vencer o espírito maligno, como vencer o diabo, porque essa é a chave para a vitória da Ucrânia hoje. E gostaria de refletir com vocês hoje sobre o que talvez seja o maior dos infortúnios humanos. Sobre um dos maiores pecados que o diabo inspira o homem para então meditar no instrumento mais importante para vencer esse mal original da raça humana. E este pecado é o do orgulho. E a virtude, a força para erradicar esta antiga aflição do homem é a virtude da humildade.

O orgulho é a paixão mais perigosa. É a mãe de todos os pecados. Por orgulho, Satanás, este anjo de luz, caiu de Deus. Foi o orgulho que destruiu os esforços de muitos homens e mulheres justos na vida cristã.

O orgulho é a idolatria do homem diante de si mesmo. Não é outra pessoa, mas somos nós mesmos que nos tornamos nosso ídolo pessoal. Nosso eu é nosso ídolo diante do qual sacrificamos tudo e todos ao nosso redor. A pessoa é então fechada à graça de Deus. É impossível ajudar uma pessoa assim. Nem Deus nem ninguém pode ajudá-la. É por isso que este orgulho é o primeiro pecado que acarreta todos os outros pecados, e às vezes é também o último contra o qual se deve lutar no esforço ascético e no combate espiritual.

O apóstolo São Pedro nos diz que "Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes". Diante da eterna pergunta que o homem se faz: Por que há tanto mal no mundo? Santo Agostinho responde: “Há muito mal porque o orgulho existe; cura o orgulho e o mal não sobrevirá, desaparecerá, não existirá mais”. Por isso, nosso Salvador Jesus Cristo, para derrotar o diabo e seu orgulho, humilhou-se até a morte. Porque precisamente a obediência do homem destrói este pecado. A verdadeira obediência do homem não é um rebaixamento da dignidade humana, pelo contrário, é um ganho dela. E o apóstolo São Paulo nos diz que a humildade é precisamente a arma contra o diabo, a arma com a qual pode ser capturado, com a qual pode ser aniquilado, com a qual é derrotado. O apóstolo São Paulo diz: “Nós aniquilamos todo raciocínio e todo orgulho que se levanta contra o conhecimento de Deus, e cativamos todo pensamento e o reduzimos à obediência de Cristo”. II Cor 10,5

Hoje mais do que nunca vemos como a arrogância, o orgulho de um ditador com tantos meios nas mãos para destruir a vida humana, pode ser uma força destrutiva. É uma força que tenta e ilude, ilude e incita povos inteiros a partir para objetivos malignos. O orgulho é a causa do assassinato, da guerra, da destruição e da morte final do homem.

Hoje pedimos a Nosso Salvador que se fez obediente até a morte para que vivamos, para que sejamos salvos. Salve nossa nação e nossa pátria! Que seja nossa virtude pessoal de humildade essa vitória sobre o mal que vemos ao nosso redor.

Que esta humildade divina, que é instrumento de salvação humana, seja modelo para a humildade cristã de cada um de nós. Porque quando nos humilhamos diante de Deus, cai todo o orgulho diabólico e toda a idolatria que esse orgulho reivindica.

Oh Deus, salve a Ucrânia. Ó Deus, abençoe os filhos e filhas da Ucrânia que não querem se ajoelhar diante de ninguém, mas somente diante de Ti. Oh Deus, entendemos que quem não luta pela liberdade não é digno dela, porque recebemos esta liberdade, esta dignidade de Ti. Humilhamos nossos joelhos, nossos corações diante de Nosso Salvador que foi humilhado na Cruz para celebrar a vitória sobre o diabo e seus servos juntamente com Aquele que ressuscitou dos mortos.

Oh Deus, abençoe a Ucrânia, o exército ucraniano. Ó Deus, salve a todos nós e nos dê a vida, a vida eterna em seu amor eterno.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
16.07.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

16 julho 2022, 23:11