Busca

Mensagem do arcebispo greco-católico de Kiev no 142° dia de guerra

"O inimigo está destruindo a cultura e a educação da Ucrânia. Mas o povo ucraniano chora ainda mais hoje pelas vítimas inocentes de Vinnytsia. Ontem as praças e ruas do centro de Vinnytsia estavam encharcadas de sangue. Três mísseis russos atingiram o centro da cidade; no local mais movimentado deste centro provincial, onde existe um consultório médico, uma maternidade e outras instalações de necessidade vital. Vinte e três pessoas morreram e muitas outras estão desaparecidas."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sexta-feira, 15 de julho de 2022 e o povo ucraniano já sangra há 142 dias, resistindo e freando esta imensa invasão que pisoteia a terra ucraniana. O povo ucraniano está retendo as numerosas tropas do agressor, que superam em muito o exército ucraniano.

Novamente os combates na província de Luhansk e na região de Donbass se intensificaram. De acordo com relatos, sabemos que o inimigo está estocando armas e tentando atacar cidades e povoados ucranianos pacíficos com mais força. O fogo que parece vir do céu pela aviação e artilharia russas não distingue entre militares e civis; entre crianças ou idosos e continua a queimar nossa terra.

Esta manhã nossa cidade de Mykolaiv tremeu como resultado de um ataque maciço de mísseis e as universidades de Mykolaiv foram destruídas. O inimigo está destruindo a cultura e a educação da Ucrânia. Mas o povo ucraniano chora ainda mais hoje pelas vítimas inocentes de Vinnytsia. Ontem as praças e ruas do centro de Vinnytsia estavam encharcadas de sangue. Três mísseis russos atingiram o centro da cidade; no local mais movimentado deste centro provincial, onde existe um consultório médico, uma maternidade e outras instalações de necessidade vital. Vinte e três pessoas morreram e muitas outras estão desaparecidas. Três crianças pequenas morreram e ontem vimos seus corpos ofegantes nos braços de mães enlutadas. O terrorismo de Estado revela hoje toda a sua asquerosa repugnância dos céus da Ucrânia.

 

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia reza. E isso torna o inimigo, que sente sua própria impotência, ainda mais zangado e furioso com sua própria fraqueza. Porque a Ucrânia está aprendendo a derrotar o mal.

E como fazemos a cada dias, continuamos a descobrir junto com vocês este tesouro da sabedoria cristã sobre o combate espiritual. Hoje gostaria de meditar convosco sobre outro dos pecados capitais, que é uma paixão muito cruel que pode quebrar e destruir a pessoa humana. Esta paixão, este pecado é a vanglória, também chamada vaidade. E a virtude pela qual podemos vencer, erradicar e curar esta fraqueza é a modéstia e a confiança na Divina Providência.

A vanglória, como o próprio nome indica, é a paixão pela glória humana terrena e todos os tipos de honras. Essa paixão torna a pessoa dependente "do que vão dizer" e do que pensam os que a cercam, esquecendo, ao mesmo tempo, a glória de Deus, que é o que o homem deve buscar quando faz o bem. A vanglória pode se manifestar de muitas maneiras diferentes, mas sempre será para alimentar nosso próprio ego e nos leva a destruir e desprezar nosso próximo. O apego à glória terrena torna impossível o crescimento espiritual, assim como o desenvolvimento psicológico humano normal. São João Crisóstomo descreve com muita precisão a pessoa vaidosa afetada por essa paixão; e escreve o seguinte: “Se esperas a ressurreição e a recompensa eterna, por que buscas glória na vida prematura e transitória? A causa de todo mal é a vanglória e o desejo de colocar seu nome em edifícios e construções importantes. De que adianta tudo isso, oh homem, se daqui a pouco, quando a febre te atingir e tua alma se for, estarás nu e abandonado?”

Portanto, a glória terrena passa muito rapidamente. E a virtude da modéstia e da confiança na Providência Divina nos faz ver a sabedoria de quem tem a virtude da humildade: a sabedoria de Cristo e a sabedoria da humildade, que vemos no rosto de nosso Salvador Jesus Cristo e que é o poder que permite ao homem recuperar-se desta doença e obter a coroa da glória de Deus. É por isso que o sábio busca a glória de Deus antes da glória do homem. Cristo nos exorta: “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão dadas em acréscimo”. E Santo Isaac da Síria acrescenta que a modéstia esconde ou cobre a Divindade como se fosse um manto com o qual o Verbo foi revestido quando encarnado.

Ouvindo esta antiga sabedoria cristã, hoje quero agradecer a todos aqueles que não procuram a glória terrena, o louvor e as recompensas humanas na defesa da sua Pátria; porque estão simplesmente fazendo o bem ao próximo em tempos de guerra. A modéstia e a confiança na Divina Providência é a chave para a vitória sobre o inimigo, que tenta sacrificar centenas e milhões de inocentes no altar desse ídolo de vanglória, altar no qual o inimigo quer colocar seu próprio nome.

Que a sabedoria de Deus presente na humildade do homem supere a estupidez humana que busca a vanglória em um mundo que passa. Quero agradecer a todos os benfeitores que generosamente ajudam a Ucrânia e pedem que seus nomes permaneçam anônimos; porque eles realmente amam a glória de Deus mais do que a glória do homem. Como Cristo diz, que sua mão direita não saiba o que sua mão esquerda faz, e vice-versa.

Oh Deus, abençoe a Ucrânia! Oh Deus, dai-nos sabedoria e vossa força para aprendermos a vencer o mal todos os dias! Ó Deus, abençoa os que choram e sofrem! Oh Deus, salve a Ucrânia e seus filhos!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
15.07.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

15 julho 2022, 21:13