Busca

"Centenas de milhares de crianças não se sentirão amadas até o fim, não sentirão o amor que é condição necessária para seu desenvolvimento, seu amadurecimento, sua formação como pessoas." REUTERS/Zohra Bensemra "Centenas de milhares de crianças não se sentirão amadas até o fim, não sentirão o amor que é condição necessária para seu desenvolvimento, seu amadurecimento, sua formação como pessoas." REUTERS/Zohra Bensemra

Schevchuck: rezemos pelos jovens, a flor de nossa nação está morrendo no front

"Portanto, pureza e integridade são manifestações de nossa fé na ressurreição do corpo, uma manifestação de respeito pela sexualidade humana e também uma escola de amor verdadeiro e puro (...). Rezemos hoje pelos nossos jovens, envolvamos com o amor da nossa oração todos aqueles que hoje sofrem no meio do mar do ódio nesta terrível guerra."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sábado, 9 de julho de 2022, e a Ucrânia já está experimentando o 136º dia de resistência nacional à agressão russa.

Agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia que estamos vivos, podemos ver a luz desta manhã e podemos ficar em oração diante da face de Deus.

O último dia foi difícil, marcado por muitas baixas entre a população civil. O inimigo atacou ativamente a Ucrânia, em particular nas regiões de Luhansk e Donetsk. Ontem à noite, ataques de mísseis muito intensos foram realizados em cidades do sul da Ucrânia. Kryvyi Rih estremeceu com os mísseis russos, explosões de foguetes puderam ser ouvidas em Mykolayiv, e o inimigo novamente bombardeou a região de Dnipropetrovsk com seus mísseis de cruzeiro. Infelizmente, muitas pessoas morreram e há muitos feridos.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. O exército ucraniano está tentando expulsar o inimigo do território no sul de nossa pátria, em particular nas regiões de Kherson e Zaporizhzhia.

 

Hoje, queremos que todos os ucranianos, onde quer que vivam na face da terra, sejam tocados pela dor e pelo sofrimento daqueles que sofrem diretamente com a guerra. Porque é a nossa compaixão que realmente nos torna cristãos e pessoas reais.

Hoje continuamos nossa contemplação, buscando sabedoria na experiência da Igreja para vencer, vencer o mal, triunfar sobre o diabo. E hoje eu gostaria de refletir sobre mais um dos chamados 8 pecados capitais. Eles são os principais, porque dão origem a muitos outros pecados, e quando conseguirmos superá-los, estaremos livres de muitos outros defeitos de nossa atitude espiritual.

Hoje, reflitamos sobre a natureza e o conteúdo do pecado da fornicação e, portanto, sobre a virtude da castidade, que é a vitória sobre esta perigosa calamidade. O Senhor Deus criou a pessoa e a chamou para amar, deu-lhe todas as faculdades físicas, mentais e espirituais para ser capaz de amar. Quando uma pessoa ama, ela anima tudo ao seu redor. Quando amam, participam até do mistério do nascimento de uma nova vida humana. Portanto, pode-se dizer que o desejo sexual é natural para uma pessoa, mas a essência do pecado da fornicação é que, por causa da paixão, por causa do pecado, essa necessidade de uma pessoa, esse dom de uma pessoa de amar e ser amada fica desorientado e desordenado.

O pecado da fornicação consiste em uma busca constante e desordenada do prazer sexual. E torna-se muito perigoso, porque quando não vemos outra pessoa como alguém que pode e deve ser amado, nós a reduzimos ao objeto de nossa luxúria. E o pecado da fornicação destrói a capacidade de amar de uma pessoa, torna-a profundamente infeliz, perdida em sua própria luxúria, torna-a escrava do pecado e reduz outra pessoa ao nível de uma mercadoria, um objeto de prazer. A sexualidade humana, que é um chamado ao amor, torna-se uma mercadoria a ser vendida ou comprada.

Essa paixão é perigosa não só para o corpo, mas também para a alma, porque escraviza profundamente a pessoa e leva à inversão das relações humanas como tal.

São Cirilo de Jerusalém diz o seguinte: "Quem crê que o corpo está destinado à ressurreição cuida dessas suas vestes e não as polui com impureza, e quem não crê na ressurreição as abandona no abismo da impureza e abusa deles como algo estranho para eles mesmos."

Portanto, pureza e integridade são manifestações de nossa fé na ressurreição do corpo, uma manifestação de respeito pela sexualidade humana e também uma escola de amor verdadeiro e puro.

Hoje quero convidar todos vocês para uma oração especial pela nossa juventude, porque é sobre os ombros da nossa juventude que caiu o principal fardo desta guerra. A flor de nossa nação está morrendo no front, e dezenas, centenas de milhares de crianças não se sentem amadas até o fim, não sentem o amor que é condição necessária para seu desenvolvimento, seu amadurecimento, sua formação como pessoas.

Rezemos hoje pelos nossos jovens, envolvamos com o amor da nossa oração todos aqueles que hoje sofrem no meio do mar do ódio nesta terrível guerra.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia. Ó Deus, ensina-nos a amar, ensina-nos o amor puro pela terra, como nosso hino de oração "Grande e único Deus" [Bozhe velykiy, yedyniy] nos ensina. Ó Deus, dá-nos esta virtude universal, com a qual podemos derrotar o demônio da devassidão, que hoje faz da sexualidade humana até uma arma de humilhação na Ucrânia. Ó Deus, abençoe os filhos da terra ucraniana.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
09.07.2022

 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

09 julho 2022, 20:35