Busca

A imagem mostra danos, incluindo janelas quebradas em uma casa depois que a casa vizinha foi atingida por um ataque aéreo noturno, no norte de Sloviansk, em 8 de julho de 2022, em meio à invasão militar da Rússia lançada na Ucrânia. - Um ataque aéreo que atingiu uma casa no norte de Sloviansk durante a noite de 7 a 8 de julho, supostamente matou uma mulher e feriu gravemente seu marido. (Foto: MIGUEL MEDINA/AFP) A imagem mostra danos, incluindo janelas quebradas em uma casa depois que a casa vizinha foi atingida por um ataque aéreo noturno, no norte de Sloviansk, em 8 de julho de 2022, em meio à invasão militar da Rússia lançada na Ucrânia. - Um ataque aéreo que atingiu uma casa no norte de Sloviansk durante a noite de 7 a 8 de julho, supostamente matou uma mulher e feriu gravemente seu marido. (Foto: MIGUEL MEDINA/AFP)

Mensagem do arcebispo greco-católico de Kiev no 135º dia de guerra

"Peço hoje, ofereçamos em sacrifício nosso jejum, em particular nossa oração, por aqueles que são considerados desaparecidos, por aqueles que hoje não têm nada para comer e beber, por aqueles que são mantidos pelo inimigo em campos concentração - a chamada filtragem -, por aqueles cujo destino está realmente, tão somente, nas mãos de Deus."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sexta-feira, 8 de julho de 2022, e o povo ucraniano já está passando pelo 135º dia da invasão em grande escala da Rússia, que pisoteou com o pé e com sua mão assassina a terra ucraniana.

Agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia que sobrevivemos até esta manhã, que podemos estar juntos, que podemos estar diante de Deus, que podemos viver e servir a Deus e à Ucrânia.

Esta noite, novamente muitas pessoas morreram na Ucrânia, muitas ficaram feridas. O inimigo continua avançando, em particular na fronteira das regiões de Luhansk e Donetsk, atacando as cidades de Kramatorsk, Slovyansk e Bakhmut, submetendo nossas cidades e vilarejos a devastadores ataques de foguetes. Mais uma vez, Kharkiv sofreu ataques de foguetes, assim como o Oblast de Dnipropetrovsk, no sul da Ucrânia. Dezenas de pessoas ficaram feridas como resultado desses ataques brutais do inimigo.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando. E a Ucrânia está vencendo, em primeiro lugar vencendo o mal em seu próprio coração.

 

Hoje, gostaria que começássemos a aprender junto com vocês, o estudo de como superar. Nos últimos dias contemplamos as regras desse combate espiritual invisível, vimos o mal que o pecado traz à vida de uma pessoa, como devasta e destrói nossa mente, nossa vontade, nossos sentimentos, nosso espaço interior pessoal.

Dissemos que é necessário lutar pela liberdade, mesmo pela libertação pessoal do pecado. Conversamos sobre o fato de que o arrependimento é um elemento necessário, é a chave dessa liberdade, uma condição necessária para ela, e também a forma como os cristãos aprendem a vencer.

Hoje, gostaria de começar a pensar com vocês sobre os oito pecados principais e suas virtudes opostas, porque a experiência da luta contra o mal, que a Igreja de Cristo tem, nos diz que não basta lutar apenas contra o pecado, é preciso  e é necessário desenvolver certas qualidades, certos traços, que são opostos a essa fraqueza, esse pecado que me aflige. Especialmente quando você e eu já observamos algum tipo de paixão em nosso ser, que desorienta nossas forças naturais, por isso precisamos desse tipo de ginástica terapêutica para corrigir essa falha em nossa postura espiritual.

E hoje gostaria de contemplar convosco o primeiro destes grandes pecados, que se chama gula, e a virtude oposta a este pecado, que nos liberta desta paixão, é a moderação, sobretudo na alimentação. Sabemos muito bem que uma pessoa precisa de comida e bebida. O Senhor Deus nos criou de tal maneira que não somos seres autossuficientes. Para viver, para existir, precisamos receber. Para viver, para existir neste mundo visível, em nossa dimensão corporal, precisamos de comida, precisamos de bebida. Mas o pecado desorienta essas necessidades humanas naturais, e muitas vezes essa desorientação apaixonada, que é uma quebra dessa necessidade natural, se transforma nesse pecado, que tem duas características principais.

Em primeiro lugar, o pecado da gula é cometido por quem consome alimentos em quantidades ilimitadas. Os Padres da Igreja dizem que às vezes o diabo tira a sensação de saciedade de uma pessoa, e então não importa quanta comida uma pessoa consuma, não importa o quanto ela beba, ela nunca tem o suficiente. E, infelizmente, grande parte da humanidade é hoje marcada por este pecado, em particular dos chamados países de prosperidade. E há outra característica desse pecado, quando uma pessoa busca prazer na comida e a consome não para se fortalecer fisicamente, mas para obter prazer. E não importa o quanto ele consiga desse prazer, nunca será suficiente. Como diz o provérbio, o apetite vem ao comer. O que precisamos para realmente aprender a administrar a nós mesmos, particularmente neste desejo humano básico e necessidade humana básica? E é aqui que a virtude da moderação vem em nosso auxílio, principalmente na alimentação. Um dos importantes momentos ascéticos e exercícios que nos permitem aprender a regular essa paixão é o jejum. Estamos atualmente no Jejum dos Apóstolos (“Jejum de Pedro”) com o qual estamos nos preparando para as festas dos Supremos Apóstolos Pedro e Paulo.

Mas jejuar na vida espiritual e ascética de um crente é semelhante a aprender a dirigir na escola de condução, quando um bom instrutor ensina um iniciante a dirigir corretamente um novo veículo. Se alguém não souber dirigir um veículo, bem, há um grande perigo de causar um acidente, ferindo a si mesmo e aos que estão ao seu redor. Às vezes, você precisa praticar bastante para que o carro o escute no final.

Quão importante é aprender a administrar a si mesmo, em particular, suas necessidades básicas de comida e bebida. Portanto, o jejum é uma das maneiras de ajudar uma pessoa a aprender a se controlar, principalmente quando se trata de comer e beber.

Hoje pedimos ao Senhor Deus que nos ensine a vencer, a vencer o mal, porque quando alguém sabe administrar suas necessidades básicas, quando alguém domina o desejo desordenado de comida e bebida, vencerá muitos outros pecados que nascem desse pecado da gula.

Hoje gostaria de apelar a todos para que rezem e jejuem, em particular pelos nossos ucranianos, irmãos e irmãs, civis e soldados, desaparecidos. O destino dos parentes que receberam a notícia do desaparecimento de seu filho ou filha se transforma no inferno na terra. Como é terrível não saber se seu filho, sua filha, seu marido, sua esposa, está vivo ou morto, não saber rezar por eles, não ter informações confiáveis ​​de ninguém sobre onde estão e como podem ser ajudados.

"Peço hoje, ofereçamos em sacrifício nosso jejum, em particular nossa oração, por aqueles que são considerados desaparecidos, por aqueles que hoje não têm nada para comer e beber, por aqueles que são mantidos pelo inimigo em campos concentração - a chamada filtragem -, por aqueles cujo destino está realmente, tão somente, nas mãos de Deus."

Ó Deus, abençoe a Ucrânia. Ó Deus, ensina-nos a vencer o mal. Ó Deus, conceda-nos a vitória sobre aquele que traz o mal, a morte e o assassinato à terra ucraniana. Ó Deus, abençoe os filhos da Ucrânia

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
08.07.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

08 julho 2022, 21:09