Busca

Mensagem do arcebispo greco-católico de Kiev no 100° dia de guerra

"Esse anseio, esse desejo de conhecer a fonte, a origem da própria existência, está enraizado na busca de cada ser humano. E essa é a tarefa dos discípulos de Cristo. A tarefa do crente chamado ao ministério missionário na Igreja é apontar o caminho. Assinalar esse Caminho que é a Verdade e a Vida. De tal forma que quando falamos do Caminho pelo qual podemos conhecer o Pai, estamos pregando a Cristo."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sexta-feira, 3 de junho de 2022, e a Ucrânia já está vivendo o centésimo dia desta terrível guerra que a Rússia trouxe à sofrida e conturbada terra ucraniana. Cem dias que os ucranianos estão defendendo sua terra. Cem dias que os ucranianos estão contendo essa invasão russa que nos supera em todos os recursos que podemos contra-atacar. Mas foram cem dias de grande manifestação da presença de Deus entre nós.

A Ucrânia está de pé. A Ucrânia luta. E no centésimo dia temos boas notícias do front. Em quatro direções, nossas tropas repeliram o inimigo. No sul de nossa Pátria, na região de Kherson, mais de 20 povoados foram libertados. A Ucrânia demonstra sua força e sua vontade de ser livre e independente. O povo ucraniano mostra sua indestrutibilidade nesta luta e com isso surpreende o mundo. Mas para cada dia de resistência, o povo ucraniano paga o preço mais alto: ontem, o presidente da Ucrânia reiterou que pelo menos 100 soldados ucranianos morrem a cada dia e entre 400 e 500 de nossos combatentes são feridos. O sangue corre no solo da Ucrânia...

 

Acreditamos que o Senhor Deus é Aquele em quem podemos e devemos esperar. E hoje, neste centésimo dia de guerra, começamos o primeiro dia da "década missionária". Dez dias de espera pela vinda do Espírito Santo durante os quais nossa Igreja estará pedindo por um espírito missionário, pedindo que sejamos capazes de poder compartilhar nossa Fé com aqueles que ainda não são cristãos e que ainda não encontraram Jesus Cristo.

Hoje o Santo Evangelho, a Palavra de Deus, que é a fonte da Verdade de Cristo neste dia, nos conta a conversa entre Cristo e seus discípulos na Última Ceia. Nesse momento Filipe pede a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai, e basta-nos”. Este apóstolo mostra a aspiração mais profunda de todo homem: conhecer seu Criador, conhecer seu Salvador. Esta é a aspiração mais profunda que cada pessoa deve realizar em sua vida. E assim, Cristo diz: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. “Estou com você há tanto tempo, e você não me conhece Felipe? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Você não acredita que eu estou no Pai, e o Pai está em mim?”

Esse anseio, esse desejo de conhecer a fonte, a origem da própria existência, está enraizado na busca de cada ser humano. E essa é a tarefa dos discípulos de Cristo. A tarefa do crente chamado ao ministério missionário na Igreja é apontar o caminho. Assinalar esse Caminho que é a Verdade e a Vida. De tal forma que quando falamos do Caminho pelo qual podemos conhecer o Pai, estamos pregando a Cristo. Quando falamos em encontrar a Verdade, para entender o que acontece com o homem, mesmo em meio a uma guerra violenta, estamos apontando para Cristo. Quando buscamos a plenitude da vida, quando queremos viver, mesmo em tempos de invasão militar mortal, estamos pregando a Cristo.

Hoje quero convidar a todos a trilhar este caminho da década da missão. Quero convidar a todos a rezar por todos os nossos sacerdotes, monges, monjas, leigos, que pregam Cristo a quem ainda não o conhece, realizam esta obra missionária de nossa Igreja. Peço uma oração especial pelos nossos soldados. Eles são testemunhas especiais para nós hoje. Testemunhas da presença de Deus, porque não há ateus na linha de frente. Mesmo os incrédulos sentem que ali, naquela fronteira entre a vida e a morte, existe Alguém; Os cristãos sabem quem é esse Alguém e apontam para a presença do Deus vivo presente entre nós em seu Filho Jesus Cristo.

Hoje rezamos por todos aqueles que ainda não conhecem o verdadeiro caminho, por aqueles que ainda buscam a Deus.

Ó Deus, ajuda-nos a cumprir nossa vocação missionária. Oh Deus, abençoe a Ucrânia. Ó Deus, dá alegria aos teus filhos pelo encontro contigo. Oh Deus, Tu és a nossa Verdade, Tu és a nossa Vida, deixa-nos viver em Ti, deixa-nos conhecer-Te, encontrar-nos contigo, e fazer com que o mundo inteiro Te conheça.

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
01.06.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

03 junho 2022, 20:09