Busca

Schevchuk: pedimos ao Senhor Deus que nos ensine a amar

"E hoje, pedimos a Deus Nosso Senhor, no meio deste mar de ódio, este mar de maldade que se derrama sobre a nossa terra por causa desta guerra; pedimos a Deus Nosso Senhor o poder do seu Amor Divino, com o qual podemos sobreviver a tudo. Porque só quem ama pode ser verdadeiramente sábio e corajoso, e pode ser justo e dono de si mesmo. Pedimos ao Senhor Deus que nos ensine a amar. Porque o amor gera heróis; o ódio, por outro lado, dá origem aos criminosos."

Cristo ressuscitou!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é 1º de junho de 2022 e o povo ucraniano já vive Mensagem dias desta grande e sangrenta guerra que a Rússia está travando contra o Estado ucraniano. Agradecemos a Nosso Senhor Deus, agradecemos às nossas Forças Armadas Ucranianas por ter vivido até esta manhã e por ter podido ver a luz deste dia.

A Ucrânia está ardendo... A Ucrânia está em chamas... A luta mais difícil está ocorrendo na região de Luhansk, e os confrontos sangrentos estão ocorrendo em todo o front. De acordo com relatórios militares, a guerra no leste está entrando em sua fase mais intensa... Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando.

Hoje, quando no mundo se comemora o Dia da Defesa da Criança, temos que dizer com pesar que quase 700 crianças ucranianas, baseados apenas nas estatísticas oficiais, foram vítimas desta guerra. Crianças que foram mortas ou feridas. Mas quantas outras crianças foram vítimas de agressão russa até hoje, acho que ninguém sabe. Porque são precisamente as crianças as primeiras vítimas, são os mais vulneráveis ​​em qualquer guerra, são os primeiros refugiados, os primeiros feridos, aqueles que em vez de poderem ir à escola, têm de partilhar o destino dos refugiados em sofrer a guerra mental e física.

 

Porém nós rezamos. Rezamos e é por isso que sentimos que o Senhor Deus está junto conosco. É Ele quem salva os seus filhos, a Ele confiamos o cuidado dos filhos da Ucrânia.

Hoje gostaria de refletir com vocês sobre a terceira das virtudes teologais. A virtude que está precisamente no ápice de toda perfeição humana. A virtude que mais se assemelha ao homem com Deus e que é aquela centelha da divindade no homem. E esta virtude é a virtude da Caridade. “Deus é Amor e quem permanece no amor permanece em Deus”, diz São João Evangelista.

Hoje, a palavra "amor" foi tão desvalorizada, tão destituída de seu significado, que às vezes não entendemos o que significa amar. Por isso, a virtude do Amor deve ser distinguida de sentimentos de simpatia, de algum desejo ou aspiração, de algo que gostamos ou que apreciamos, de algo que é objeto de nosso desejo.

O amor, o amor divino, é um sacrifício total de si mesmo, uma entrega total de si para o bem da pessoa que amo. Esse é o amor divino com que Deus nos ama a todos e a manifestação mais completa do conteúdo desse amor divino que leva ao sacrifício, são as palavras de Nosso Salvador que diz: "Porque Deus amou tanto o mundo deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. De modo tal que a revelação, a plena revelação do nosso Deus, do Deus em quem cremos, do Deus que é amor sacrificial, a temos na Cruz. Quando Nosso Salvador, morrendo, entrega seu espírito nas mãos do Pai e diz: "Tudo está consumado!" .

A pessoa que recebeu o dom do amor divino de Deus vive a Vida Eterna. O amor é precisamente o cume de todas as perfeições humanas. Diz o apóstolo Paulo: “Embora eu tivesse o dom de profecia e conhecesse todos os mistérios e todo o conhecimento; ainda que tivesse plenitude de Fé para mover montanhas, se não tiver Caridade, nada sou”.

O amor é aquela força divina que nos é dada pelo Espírito Santo, o Espírito do amor de Deus, que nos ajuda não só a cumprir em parte, mas também a cumprir toda a lei de Deus até o fim. Porque Deus quer que o amemos, não que tenhamos medo dele. É por isso que o Senhor Deus nos diz a todos: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo". Assim, destes dois mandamentos do Amor, dependem toda a Lei e os profetas.

Pode parecer surpreendente para nós que o amor verdadeiro leve ao auto sacrifício... à doação. Pode parecer-nos que quando nos sacrificamos por outro, então morremos. Mas a verdade é que o Amor é uma força vivificante. Uma força que cria vida. Quando nos rendemos, então realmente vivemos, vivemos a Vida Eterna. O próprio apóstolo São Paulo diz: “A caridade nunca acaba”.

Nosso povo, olhando assombrado o sacrifício de amor de seus filhos e filhas que dão a vida por sua pátria, exclama espontaneamente: – Os heróis não morrem! - E é verdade. Porque quem se entrega por amor à sua Pátria, aos seus parentes, cumpre as palavras de Cristo, que diz que "ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos".

E hoje, pedimos a Deus Nosso Senhor, no meio deste mar de ódio, este mar de maldade que se derrama sobre a nossa terra por causa desta guerra; pedimos a Deus Nosso Senhor o poder do seu Amor Divino, com o qual podemos sobreviver a tudo. Porque só quem ama pode ser verdadeiramente sábio e corajoso, e pode ser justo e dono de si mesmo. Pedimos ao Senhor Deus que nos ensine a amar. Porque o amor gera heróis; o ódio, por outro lado, dá origem aos criminosos.

Ó Deus, dai-nos o vosso Espírito Santo, o Espírito do vosso Divino Amor cuja descida sobre nós aguardamos. Oh Deus, pelo poder do Teu Divino Amor nos dê a força da vitória. Vitória sobre o mal, sobre o inimigo, porque Tu disseste: “Quero misericórdia, não sacrifício”. Ó Deus, Tu que te entregaste por nós, ensina-nos a amar como Tu amas. E abençoe a Ucrânia com Sua Divina Paz cheia de Amor.

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Cristo ressuscitou! Ele realmente ressuscitou!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
01.06.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

01 junho 2022, 19:13