Busca

Schevchuk: nestes tempos de guerra, em que confiar, em que esperar?

A esperança cristã como virtude era retratada nas primeiras imagens cristãs com o símbolo da âncora. Assim como uma âncora no mar tempestuoso salva o navio do naufrágio e da destruição das ondas, assim a esperança cristã torna-se fonte de salvação para o homem que se encontra no mar tempestuoso da vida terrena (...). Muitas vezes me perguntam se temos alguma esperança na Ucrânia durante a guerra. Respondo com convicção que sim, porque somos cristãos. Sentimos Deus já presente em nós e entre nós

Cristo ressuscitou!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje, terça-feira, 31 de maio, a Ucrânia vive o 97º dia da grande guerra que a Rússia está travando contra o povo ucraniano. Agradecemos a Deus e às forças armadas da Ucrânia por ter sobrevivido esta noite e ter visto a luz de mais uma manhã.

Todo o leste da Ucrânia está ardendo em chamas novamente. Os combates mais ferozes, como soubemos dos relatórios oficiais, ocorrem nas regiões de Luhansk e Donetsk. O inimigo recorre a todos os tipos de armas. Ontem à noite, a cidade de Sloviansk, a primeira a sofrer a agressão russa em 2014, foi atingida por foguetes.

A região de Luhansk está literalmente em chamas também devido aos incêndios em grande escala causados ​​pelos ocupantes. 17.000 hectares de floresta já foram destruídos. Este incêndio mostra que o ocupante está travando uma guerra de terra arrasada contra a Ucrânia. Além disso, o inimigo exporta grãos e, de várias maneiras, saqueia nossas cidades e povoados.

Mas a Ucrânia resiste. A Ucrânia luta. E a Ucrânia reza, acredita em Deus que nos dá força para viver.

 

Ontem refletimos sobre a virtude mais importante com a qual começa a vida cristã: a virtude da fé. Dissemos que a fé é como a porta na qual o Senhor bate. No Apocalipse Cristo diz de si mesmo: «Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e me abrir”.

Hoje gostaria de refletir sobre o primeiro fruto da fé cristã: a virtude da esperança. Neste dramático tempo de guerra, quando parece que todo o mundo em que vivemos e que conhecíamos está desmoronando, que nada é certo, nos perguntamos: em que confiar? Em que esperar?

A esperança cristã como virtude era retratada nas primeiras imagens cristãs com o símbolo da âncora. Assim como uma âncora no mar tempestuoso salva o navio do naufrágio e da destruição das ondas, assim a esperança cristã torna-se fonte de salvação para o homem que se encontra no mar tempestuoso da vida terrena. A esperança como virtude deveria ser distinguida por um sentimento de esperança. Às vezes dizemos: "Espero que tudo corra bem", mesmo que não saibamos se será esse o caso.

A virtude da esperança cristã, como dom de Deus e como fruto da fé, é certa. A virtude da esperança nasce quando já possuímos aquilo em que esperamos. Esta virtude pode ser explicada com o seguinte exemplo. Quando mergulhamos um recipiente na água e o retiramos, vemos esse recipiente cheio. O mesmo vale para nós. Quando mergulhamos na vida de Deus pela fé no sacramento do Batismo, então Deus nos preenche. E esta presença de Deus no espaço interior do homem, a presença cuja plenitude ainda esperamos, é o conteúdo da esperança cristã. Nós, como cristãos, esperamos somente em Deus que já está presente em nós, mas ainda não se revelou plenamente. Pela fé, permitimos que Deus viva em nós, mas esperamos que, ao vivermos em Deus, participemos de Sua vida eterna enquanto o vaso é imerso em uma corrente de água pura e viva.

A esperança é a virtude do viajante. É a força da pessoa que está viajando em direção ao objetivo. Quando uma pessoa atinge seu objetivo, a esperança se tornará realidade. Aguardamos a realização da esperança cristã, mas já temos o que esperamos.

Muitas vezes me perguntam se temos alguma esperança na Ucrânia durante a guerra. Respondo com convicção que sim, porque somos cristãos. Sentimos Deus já presente em nós e entre nós, em quem confiamos. A palavra de Deus diz: "Não confiem nos príncipes ou em qualquer filho de homem, que não podem salvar."

Deus, tu és a esperança da Ucrânia. Protegendo nossa terra, nossas casas, cidades e aldeias, nossos parentes e amigos, esperamos em Ti, que vives em meio a nós. Deus, manifeste a nós esta presença! Deus, dê-nos a oportunidade de viver cada vez mais esta esperança e compartilhá-la! Deus, abençoe a Ucrânia! Deus, abençoe o exército ucraniano! Dê esperança a quem a perdeu! Deus, abençoe nossa Ucrânia com Sua paz divina, santa e justa!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês, com Sua graça e Seu amor pelos homens, agora e para todo e sempre. Amém

Cristo ressuscitou! Ele realmente ressuscitou!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
31.05.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

31 maio 2022, 21:17