Busca

Arcebispo de Kiev: Deus, fortaleça nossa fé!

"A fé deve ser compartilhada. Em poucos dias, no Dia da Ascensão, celebraremos a Década da Missão em nossa Igreja. Consideraremos como este dom da fé e da vida espiritual, que levamos em nós através do Batismo, possa ser transmitido aos outros. Porque o povo ucraniano acredita em Deus, somos fortes e invencíveis. Porque somos fortes na força de Deus, somos capazes de derrotar o inimigo e resistir em nossa luta."

Cristo ressuscitou!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é segunda-feira, 30 de maio de 2022, e a Ucrânia já vive o 96º dia da grande e dilacerante guerra que a Rússia está travando contra o povo ucraniano. Agradecemos às forças armadas ucranianas e ao Senhor Deus por ter vivido o dia e a noite passada e por terem visto o sol e a luz desta manhã de segunda-feira.

A Ucrânia está em chamas. Pesados combates estão sendo travados ao longo de toda a linha de frente. As batalhas mais importantes estão em andamento perto de Severodonetsk, um importante centro administrativo e industrial da região de Luhansk. Nossas tropas estão defendendo corajosamente sua terra, mas os russos usaram aviação, artilharia e outros tipos de armas mortais inventadas pelo homem. A situação também é difícil em outras partes do front, em Donetsk, mas estamos simplesmente surpresos com a coragem e a resiliência de nossas forças ucranianas. Os russos têm como alvo outras regiões da Ucrânia, principalmente Mykolaiv e Odessa. Os bombardeios persistem no território fronteiriço com a Rússia, no norte do país. O inimigo está bombardeando a cidade de Kharkiv e sua região, a região de Sumy e a região de Chernihiv.

 

A cada dia, porém, os ucranianos estão cada vez mais convencidos de que nossa resiliência vence o inimigo. Sabemos que existem diferentes tipos de vitória. Sabemos que resistir é um dos tipos de vitória, principalmente na luta espiritual.

Nos últimos dias refletimos sobre uma espécie de fragilidade humana chamada "pecado dos outros". Os mestres da Igreja nos ensinam que para vencer o mal não basta combater os próprios pecados e fraquezas. É necessário cultivar as virtudes que se opõem aos nossos defeitos e aos nossos pecados.

As virtudes são os atributos, as qualidades do homem que revelam sua semelhança à imagem de Deus, essas virtudes fazem do ser humano uma pessoa real e do cristão um cristão autêntico, ativo e vivo.

Hoje gostaria de refletir sobre a virtude fundamental que dá início à vida cristã e que se chama fé. O que significa acreditar em Deus, ser um crente? Quando falamos de fé como virtude, não estamos falando de um conjunto de conhecimentos ou verdades prescritas pelo credo cristão. Não se trata sequer de pertencer a uma confissão ou a uma comunidade religiosa. O que se quer dizer é uma certa capacidade da pessoa.

A virtude da fé é um dom de Deus, revela o ser, o intelecto, a vontade e a sensibilidade das pessoas para com Deus, que se entrega a ela. Pela fé, o homem aceita Deus que entra em sua vida. A virtude da fé é como uma porta aberta para o Senhor Deus que está presente diante ou perto deles e entra em seus corações. Cristo diz: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará e viremos a ele e faremos nele morada".

Quando as pessoas se abrem a Deus com fé, elas se tornam uma nova criatura. A fé conduz ao Batismo, que nos permite aceitar o dom da vida eterna. Uma pessoa que acredita torna-se iluminada. Sua mente é capaz de reconhecer os mistérios do Deus invisível e até então desconhecido. Sua vontade torna-a capaz de escolher o bem. Os sentimentos tornam-se capazes de perceber a presença de Deus.

A fé abre nossos sentidos espirituais. Estamos começando a viver uma nova vida na luz, como disse nosso Salvador. Estamos nos tornando filhos daquela luz que é Ele. Cristo disse de si mesmo: "Eu sou a Luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". A fé das pessoas permite a Deus agir, por meio delas, realizar milagres, por isso Cristo diz: "Nada é impossível para quem crê".

A fé deve ser compartilhada. Em poucos dias, no Dia da Ascensão, celebraremos a Década da Missão em nossa Igreja. Consideraremos como este dom da fé e da vida espiritual, que levamos em nós através do Batismo, possa ser transmitido aos outros. Porque o povo ucraniano acredita em Deus, somos fortes e invencíveis. Porque somos fortes na força de Deus, somos capazes de derrotar o inimigo e resistir em nossa luta.

Deus, fortaleça nossa fé! Rezemos com as palavras com que os apóstolos rezavam a nosso Senhor Jesus Cristo. Deus, abençoe seu povo fiel! Deus, abençoe as crianças da Ucrânia! Deus, concede-nos pela fé em ti fé na grandeza deste ser humano que criaste à tua imagem e semelhança! Deus, dá-nos fé na vitória da Ucrânia!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês, com sua graça e seu amor pelos homens, agora e para todo o sempre. Amém!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
30.05.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

30 maio 2022, 21:33