Busca

Arcebispo de Kiev: condenação unânime para crimes cometidos pela Rússia na Ucrânia

"Aquele que hoje, quer a nível internacional, quer econômico, quer mesmo eclesiástico, tenta justificar, apoiar ou elogiar as ações criminosas russas está, infelizmente, enfermo do perigo de assumir a responsabilidade pela culpa desse mesmo pecado sobre o qual estamos refletindo hoje."

Cristo ressuscitou!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sábado, 28 de maio de 2022 e a Ucrânia já vive 94 dias de resistência nacional se defendendo da declarada agressão russa contra nosso povo e contra nosso Estado.

Agradecemos às Forças Armadas da Ucrânia por ter podido viver mais uma noite e por ter podido dar as boas-vindas a esta nova manhã.

Durante este último dia, esta noite que passou, a Ucrânia voltou a sangrar. Temos combates muito duros, especialmente no Donbass, onde o inimigo concentrou todas as suas forças. A guerra continua por terra, céu e mar... Parece que o diabo está usando todos os instrumentos militares possíveis para matar a vida na Ucrânia, para assassinar... Batalhas duras estão sendo travadas na região de Luhansk. Tivemos um ataque muito violento ao redor da cidade de Severodonetsk, que conseguiu sobreviver mais uma noite apesar de estar parcialmente sitiada. Há ataques muito intensos no sul do nosso país. Batalhas difíceis também estão sendo travadas, um poderoso ataque com mísseis ocorreu na província de Zaporozhzhia e em Dnipropetrovsk.

Mas apesar de viver tempos tão difíceis, a Ucrânia não perde a esperança, porque não paramos de rezar. Porque cremos na Ressurreição. Realmente sentimos que somente o poder de Deus e o apoio internacional e mundial permitirão que a Ucrânia efetivamente detenha e derrote nosso inimigo.

 

Hoje quero refletir com vocês sobre mais um pecado daqueles que chamamos de "pecados dos outros". Pecado que podemos cometer tornando-nos cúmplices do pecado do nosso próximo. Continuamos meditando na série dos "pecados alheios". Entre eles há um pecado muito especial e especialmente perigoso hoje. Este pecado é "louvar o pecado".

Quando falamos de louvor, especialmente quando falamos de louvar o pecado, estamos falando de algo muito mais profundo e sério do que expressar simpatia ou apoio intelectual. “Louvar”, no sentido cristão, significa desejar tornar-se como aquele que é louvado e glorificado. Assim, os primeiros cristãos estavam dispostos a morrer em vez de adorar os ídolos. Eles estavam dispostos a morrer em vez de sacrificar incenso ao imperador romano. No livro do Apocalipse, que conclui as Sagradas Escrituras, vemos que o Anticristo exigirá louvores da humanidade. Ele exigirá que suas ações sejam louvadas como os homens louvam a Deus. Toda vez que louvamos os crimes porque tentamos explicar aos outros que era apenas assim que era correto agir nessa situação em particular; cada vez que elogiamos ditadores cujas mãos estão manchadas de sangue humano; cada vez que louvamos o mal, tornamo-nos cúmplices desse mal através do nosso louvor.

Diz o profeta Isaías: "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem chamam mal." Muitas vezes não temos consciência, nem percebemos o perigo que corremos ao elogiar o mal e o pecado. É por isso que os cristãos de todas as épocas e de todas as nações dizem que "somente a Deus todo louvor, honra e adoração".

Hoje, de fato, os crimes cometidos na Ucrânia merecem condenação unânime. Aquele que hoje, quer a nível internacional, quer econômico, quer mesmo eclesiástico, tenta justificar, apoiar ou elogiar as ações criminosas russas está, infelizmente, enfermo do perigo de assumir a responsabilidade pela culpa desse mesmo pecado sobre o qual estamos refletindo hoje.

Tenhamos muito cuidado com quem falamos, com o que louvamos, com o que exaltamos, com o que estabelecemos como modelo digno de imitação. Porque com nossos louvores multiplicamos os modelos de comportamento criminoso e pecaminoso.

Ó Senhor, dá-nos o teu Espírito Santo, que é o Espírito de louvor. Ensina-nos a louvar somente a Ti. Ensina-nos, cristãos da nova era, a proclamar que somente Deus merece toda a glória e honra. Ó Deus, abençoe todos os que fazem o bem. Dá-nos força para louvar, para louvar os heróis, os heróis do amor a Deus e ao próximo do nosso tempo. Ó Deus, em tuas mãos confiamos as cidades e vilas do Donbass ucraniano. Em suas mãos confiamos a vida e a saúde dos defensores da Ucrânia. Em suas mãos confiamos a vida de todos aqueles que estão nos territórios ocupados e que não têm mais esperança de receber ajuda. Oh Deus abençoe a Ucrânia.

A bênção do Senhor e sua misericórdia descem sobre você por sua graça e amor divinos e permanecem agora e sempre e para todo o sempre, amém.

Cristo ressuscitou! Ele realmente ressuscitou!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
28.05.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

28 maio 2022, 19:22