Busca

Arcebispo de Kiev: inaceitável quem defende e abençoa a guerra

"Hoje, a consciência de cada pessoa honesta está do lado do povo sofredor na Ucrânia. Nenhuma outra atividade humana pode ser abençoada por Deus, exceto aquela que protege o homem. É por isso que hoje qualquer política, seja eclesiástica ou internacional, que proteja os interesses do agressor, soa muito ofensiva."

Cristo ressuscitou!

Meus queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje é sexta-feira, 27 de maio de 2022, e a Ucrânia está vivenciando o 93º dia de agressão russa.

A Ucrânia defende heroicamente seu território. O povo ucraniano defende sua pátria. A Ucrânia resiste. A Ucrânia luta.

Mas durante o dia passado e esta noite, todo o leste e sul da Ucrânia estavam em chamas novamente. O inimigo está atacando massivamente a região de Luhansk. Nossas orações especialmente hoje vão para Severodonetsk, para nossos soldados que defendem corajosamente sua pátria na região de Kharkiv, para nossos defensores que estão defendendo o sul da Ucrânia na região de Kherson e para Zaporizhia.

O inimigo voltou a bombardear as cidades e vilarejos pacíficos da Ucrânia, efetivamente varrendo-os da face da terra. Mais uma vez, muitas pessoas morreram na Ucrânia nas últimas 24 horas. O atentado mais insolente foi o da pacífica Kharkiv, em que pelo menos 8 pessoas foram mortas e novamente há muitos feridos. Portanto, nós cristãos, todas as pessoas de boa vontade, envolvamos com o nosso amor, nosso respeito, nossa oração, nosso trabalho e a ajuda a todos aqueles que sofrem com esta terrível guerra.

 

Hoje eu gostaria de refletir com vocês sobre outro tipo de pecado que torna uma pessoa cúmplice do crime do pecador. Estamos pensando nestes dias nos chamados "pecados dos outros". E hoje eu gostaria de refletir com vocês sobre outro fenômeno, e é quando nos tornamos verdadeiramente participantes do mal, do pecado, da morte causada pelo comportamento pecaminoso do nosso próximo. Este pecado é chamado de "o pecado da defesa".

Nós cristãos cremos em Deus e no Salvador, que é a fonte da vida. Em Deus que se preocupa com o homem. Deus, que se deu o nome de Bom Pastor. Cristo diz: “Eu os conheço e eles me seguem. Eu lhes dou a vida eterna. "Portanto, é dever moral de todo cristão defender a vida, proteger a vida humana desde a concepção até a morte natural. Quando alguém defende algum outro interesse, outra coisa, especialmente aquela que mata, destrói, aniquila a vida, de uma forma ou de outra, torna-se cúmplice do assassinato, do crime, da destruição, ou seja, do pecado e desta semente da morte.

Hoje na Ucrânia vivemos tempos verdadeiramente trágicos: defendemos a vida. Hoje, o exército ucraniano defende a vida e a paz das pessoas comuns e pacíficas, dos civis. Portanto, o comportamento de quem defende, justifica quem traz a morte, quem abençoa a guerra, quem defende os interesses que, de uma forma ou de outra, incentivam e apoiam a guerra, em particular na Ucrânia, é absolutamente inaceitável.

Sabemos que o Senhor Deus sempre vem a nós hoje na imagem dos últimos, dos mais fracos, dos mais necessitados. É por isso que o Senhor nosso Deus, Jesus Cristo, diz: "Cada vez que fizeste uma dessas coisas a um destes meus irmãos menores, foi a mim que o fizeste". Hoje, a consciência de cada pessoa honesta está do lado do povo sofredor na Ucrânia. Nenhuma outra atividade humana pode ser abençoada por Deus, exceto aquela que protege o homem. É por isso que hoje qualquer política, seja eclesiástica ou internacional, que proteja os interesses do agressor, soa muito ofensiva.

Hoje quero convidar todas as pessoas de boa vontade a se juntarem à Ucrânia, porque não existe uma terceira possibilidade. Ou defendemos a pessoa e sua vida, ou defendemos o assassino, o agressor e aquele que traz a morte. Hoje convido todos aqueles que me ouvem a fazer a escolha certa. Cristo diz: "Escolha a vida".

Deus, abençoe a Ucrânia! Deus, abençoe nosso exército ucraniano! Deus, enxuga as lágrimas das crianças, das mães, das viúvas, dos órfãos, de todos aqueles que hoje são obrigados a deixar suas casas, sua pátria. Deus, reúna os filhos da Ucrânia em sua terra ucraniana abençoada por você. Deus, abençoe nosso povo sofredor.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês, com Sua graça e Seu amor pela humanidade, agora e todo e sempre. Amém.

Cristo ressuscitou! Ele realmente ressuscitou!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
27.05.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

27 maio 2022, 20:24