Busca

Schevchuk: peso da guerra caiu sobre os ombros da juventude ucraniana

Vivemos em tempos trágicos. Mas estes são tempos que dão origem a heróis, os novos heróis do nosso tempo. Hoje a juventude ucraniana, nossas meninas e meninos dão exemplos de amor heroico. De amor ao seu país. De amor heroico às suas famílias e ao próximo. E é esse amor que os torna invencíveis. Hoje a juventude ucraniana surpreende o mundo. Porque a força dessa relação viva com Deus e com o próximo, o poder desses valores cristãos brilha em seus rostos.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é domingo, 17 de abril de 2022, e o povo ucraniano vive 53 dias de luta em nível nacional em defesa da agressão armada russa contra nosso Estado.

Esta noite nossas cidades e povoados voltaram a arder em chamas. Novamente estremeceu nossa Kharkiv... Donbass e o sul da Ucrânia se mantêm firmes. Elevamos especialmente nossas orações pelo heroica Mariupol, que é atacada do mar, da terra e do céu. O Conselho de Igrejas e Organizações Religiosas de toda a Ucrânia pediu um cessar-fogo durante as festas da Páscoa e apelou à necessidade urgente de um corredor humanitário para salvar a Mariupol ucraniana.

Rezemos para que os poderosos deste mundo, aqueles que hoje trazem armas para matar nosso povo, tenham um mínimo senso de santidade durante estes dias de Páscoa.

Hoje a Ucrânia celebra o Domingo de Ramos. É uma festa especial, é a festa que antecede a Páscoa do Senhor. É a festa em que vemos nosso Salvador, que entra triunfantemente em sua cidade, Jerusalém; a cidade onde Deus quer estar com seu povo....

 

Este dia, este domingo, é um feriado em que pedimos especialmente em nossas orações pelos nossos jovens. A festa de hoje é um dia em nossa Igreja dedicado especialmente aos jovens. Porque são os jovens que sentem essa relação viva e vibrante entre Deus e o homem. E essa relação viva e autêntica está por cima de todos os diferentes esquemas mentais, ideologias e destes ou daqueles estereótipos da comunicação e até da vida entre as pessoas. A possibilidade de ter uma relação viva e pessoal com Deus, a quem os jovens de hoje dizem: – Hosana nas alturas! Bendito aquele que vem em nome do Senhor. – Isso é algo que mostra o papel especial da juventude como motor da história humana, dos jovens que sentem pessoalmente, que percebem vivamente a presença do Salvador, a quem dizem – Hosana! – isto é – salve-nos! Em Tuas mãos está nosso presente e nosso futuro.

Hoje podemos dizer que é sobre os ombros da juventude ucraniana que caiu todo o peso da guerra. Vivemos em tempos trágicos. Mas estes são tempos que dão origem a heróis, os novos heróis do nosso tempo. Hoje a juventude ucraniana, nossas meninas e meninos dão exemplos de amor heroico. De amor ao seu país. De amor heroico às suas famílias e ao próximo. E é esse amor que os torna invencíveis.

Hoje a juventude ucraniana surpreende o mundo. Porque a força dessa relação viva com Deus e com o próximo, o poder desses valores cristãos brilha em seus rostos. Nos rostos de meninos e meninas ucranianos. É a juventude ucraniana que hoje demonstra ao mundo inteiro que a Ucrânia é e será, porque é a juventude ucraniana que a constrói, a quer e a ama.

Hoje quero saudar todos os nossos jovens, meninas e meninos, nesta festa. Quero assegurar-vos que a vossa Mãe Igreja vos ama, reza por vós, apoia-vos, orgulha-se de vós! Mostrem hoje o significado da verdadeira vida para todas as pessoas do mundo que podem não conhecer hoje os verdadeiros valores pelos quais vale a pena dar a vida.

Hoje quero rezar especialmente pelos jovens dos territórios ocupados. Por nossos jovens que hoje são obrigados a deixar sua pátria e estão espalhados pelo mundo e pelos continentes. Vamos nos reunir hoje em torno de Cristo, em torno de Sua presença entre nós. E vamos sentir aquele sopro vivificante com o qual o Salvador vem a nós hoje.

Hoje os cristãos de rito latino, da Igreja Armênia e também os filhos de nossa Igreja que estão em diversos países do mundo celebram a Páscoa do Senhor. Hoje quero felicitar a todos vocês, irmãos e irmãs, por esta que é a maior das festas cristãs.

Ser cristão hoje significa crer no Ressuscitado. Acredite na Ressurreição. Acreditar que a vida e a Ressurreição é Alguém. É Nosso Salvador que sai vitorioso do túmulo e nos dá vitória sobre o pecado, sobre o mal, nos dá vitória sobre a morte, nos dá vida. É a nós que hoje a Igreja de Cristo proclama: "Cristo ressuscitou dos mortos, com a sua morte venceu a morte, e aos que estavam nos sepulcros deu vida!" Saúdo-vos neste feriado com a nossa tradicional saudação pascal: Cristo Ressuscitou!

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua graça e amor divinos e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav +
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
17.04.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

17 abril 2022, 19:57