Busca

Arcebispo de Kiev: mulher ucraniana é a heroína desta guerra

"Ó Deus, mesmo em meio ao inferno da guerra, ajuda-nos a ser seres humanos dignos e decentes. Ajude-nos a respeitar os nossos, mas também a respeitar os outros, a respeitar também a sua dignidade. Hoje rezamos pelas mulheres ucranianas. Hoje as honramos e queremos mostrar-lhes nosso respeito para que a Palavra de Deus, a lei de Deus, continue do lado da vida em nossa Ucrânia, nossa Mãe, nossa Mãezinha...".

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sábado, 16 de abril de 2022 e faz 52 dias que o povo ucraniano luta, resiste e derrota o exército do injusto agressor, o soldado russo, que pisa em nossa terra sofredora.

Nesta noite em particular, toda a Ucrânia foi abalada pelos ataques de mísseis. Esta manhã, literalmente ao nosso lado, não muito longe de nossa igreja patriarcal, caíram mísseis novamente. Eles dispararam mísseis russos contra Kiev, Lviv, Dnipropetrovsk, Kropivnitska e Poltava. Nossas cidades no leste e sul da Ucrânia foram novamente abaladas por explosões. A cidade mártir de Mariupol está de pé. Também está de pé e segue lutando a ferida Kharkiv.

 

Mas a Ucrânia sente cada vez mais que a vitória está do nosso lado... A cada dia ficamos mais fortes. Nosso espírito está ficando cada vez mais forte. E rezamos, imploramos a Deus para que essa loucura termine o mais rápido possível, rezamos pela paz justa para nossa Pátria.

Hoje quero meditar sobre o nono mandamento da lei de Deus, que diz: "Não cobiçarás a mulher do teu próximo". Este mandamento de Deus protege a dignidade da pessoa humana que foi criada à sua imagem e semelhança. Do ser humano que é o coração do universo e que coroa a criação de Deus. Este mandamento nos diz que o homem nunca pode ser reduzido ao nível de uma coisa, a um mero objeto de desejo. Esta lei de Deus protege de modo especial a dignidade da mulher. Porque as mulheres não são propriedade dos homens. O Senhor diz: "O homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne". O homem e a mulher criam um único corpo. Este é um espaço único de sua presença no mundo visível e material.

Uma mulher nunca pode ser um objeto, um objeto de desejo, um objeto de comércio. Pior ainda, não pode ser um objeto a ser humilhado. A pessoa, o ser humano, nunca pode ser usado como um instrumento para algo. A pessoa humana não é algo, não é uma coisa que possa ser facilmente sacrificada para atingir objetivos políticos ou econômicos ou mesmo puro consumismo.

Hoje a mulher ucraniana é a heroína desta guerra. É ela que vai de arma na mão com os nossos heróis, com os homens que dão a vida pelo país. Ela é aquela que heroicamente se esforça na frente da ajuda humanitária. Ela é a mulher, a protetora da vida humana durante a guerra na Ucrânia. Ela é a guardiã do consolo da família e do calor do lar. É a mãe que é a guardiã, aquela que mantém seus filhos seguros enquanto eles estão a caminho como refugiados forçados a fugir de sua pátria... Como é importante para nós hoje proteger a dignidade humana e a dignidade das mulheres.

Em tempos de guerra vemos como o inimigo tenta ao máximo desprezar as mulheres. Temos visto, temos ouvido várias gravações de conversas dos ocupantes falando com suas esposas na Rússia. Conversas em que a mulher de um soldado russo o encoraja a estuprar mulheres ucranianas para que ele se sinta melhor. Vemos com que leviandade as mulheres russas esperam o dinheiro por seus maridos mortos ou feridos. Este mandamento de Deus nos ensina a respeitar a dignidade da pessoa humana.

Hoje rezamos: Ó Deus, mesmo em meio ao inferno da guerra, ajuda-nos a ser seres humanos dignos e decentes. Ajude-nos a respeitar os nossos, mas também a respeitar os outros, a respeitar também a sua dignidade.

Hoje rezamos pelas mulheres ucranianas. Hoje as honramos e queremos mostrar-lhes nosso respeito para que a Palavra de Deus, a lei de Deus, continue do lado da vida em nossa Ucrânia, nossa Mãe, nossa Mãezinha...

Ó Deus, abençoe nosso povo e nossa terra ucraniana.

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre você por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav +
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
16.04.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

16 abril 2022, 17:27