Busca

Arcebispo de Kiev: hoje a Ucrânia é um símbolo, um sinal, um chamado

"Quem olha para o sofrimento e a dor da Ucrânia hoje se depara com uma escolha. Hoje a Ucrânia é um símbolo, um sinal, um chamado: cada ser vivo no globo deve escolher de que lado está (...) Se a Ucrânia não for deixada sozinha nesta luta, se o mundo inteiro estiver junto conosco, penso que não ficaremos assistindo indiferentes enquanto as crianças ucranianas são mortas. Que o poder da preciosa e vivificante Cruz seja o novo poder da humanidade para vencer a guerra."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo. Hoje é 28 de março de 2022 e a Ucrânia vive o 33º dia desta terrível e sangrenta guerra.

Hoje, caminhando de modo especial rumo à Páscoa do Senhor, olhamos para a cruz do nosso Salvador. Sentimos que o Seu sofrimento, a Sua morte e a Sua ressurreição nos revelam o sentido do nosso sofrimento, o sofrimento da Ucrânia, do percurso da procissão pascal em que hoje o povo ucraniano está caminhando.

Pode-se dizer que esta guerra a cada dia nos traz sacrifícios terríveis, a cada dia novas bombas e mísseis russos caem sobre a Ucrânia, a cada dia em solo ucraniano pessoas são mortas.

Mas olhando para a cruz do Senhor, sabemos que para alguns, este foi o caminho para o céu, o caminho para a Ressurreição, e para outros tornou-se uma pedra de tropeço, a queda. Vemos aqueles dois ladrões que foram crucificados ao lado de Cristo. Um dos dois o insultou e zombou dele, o outro se recomendou a ele, recebendo dele o caminho para o Paraíso e o Céu.

 

Da mesma forma, quem olha para o sofrimento e a dor da Ucrânia hoje se depara com uma escolha. Hoje a Ucrânia é um símbolo, um sinal, um chamado: cada ser vivo no globo deve escolher de que lado está. Todos aqueles que respeitam a vida humana; todos aqueles que sentem que a vida de cada pessoa é sagrada e obedecem ao mandamento de Deus "Não matarás", devem hoje estar ao lado da Ucrânia.

Qualquer um que obedeça ao mandamento de Deus "Não furtarás" e vê o ocupante russo saquear, roubar pessoas comuns, tirar o último bem que as pessoas têm e fazer com que morram de fome, hoje deveria estar do lado da Ucrânia.

Quem respeita o mandamento "Não desejar a mulher do próximo", e vê como este ocupante humilha e estupra mulheres ucranianas na frente de seus filhos, não pode permanecer neutro e deve ficar do lado da Ucrânia.

Hoje quero renovar o meu apelo a todos os que me ouvem, aos chefes de Estado em cujas mãos está agora o destino da sociedade moderna, aos políticos, parlamentares, aos líderes religiosos, aos líderes de opinião pública e a todas as pessoas de boa vontade: "Façam a vossa escolha. Fiquem do lado da vítima inocente, dos injustamente agredidos por quem pretende ditar as suas novas regras não só para a Ucrânia, mas também para o mundo inteiro, ameaçando-o com a terceira guerra mundial.

Juntos podemos colocar fim à guerra, mas, diante da cruz do Senhor, cada um de nós deve fazer sua escolha. Fazemos nossa escolha em benefício da vida, em benefício da bênção de Deus e em benefício das pessoas que podem e querem viver. Viva na dignidade e na verdade.

Hoje gostaria de agradecer a todos aqueles que já fizeram a sua escolha e estão do lado da Ucrânia, apoiando o nosso povo da melhor forma possível, cada um no seu lugar, cada um segundo os ditames da sua consciência.

Se a Ucrânia não for deixada sozinha nesta luta, se o mundo inteiro estiver junto conosco, penso que não estaremos assistindo indiferentes enquanto as crianças ucranianas são mortas. Que Deus abençoe a todos nós! Que o poder da preciosa e vivificante Cruz seja o novo poder da humanidade para vencer a guerra. Que o Senhor Deus abençoe o exército ucraniano, o povo ucraniano que está lutando pela verdade de Deus em sua luta justa. Deus abençoe a todos nós!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav Schevchuk +

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana

28.03.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

28 março 2022, 13:07