Busca

Arcebispo de Kiev: através da Ucrânia surgirá um mundo novo

"Podemos ver que na Ucrânia uma nova vida está nascendo. Podemos ver que a Cruz do Senhor, a Cruz da qual brotou sangue e água vivificante para o mundo, a cruz que é a fonte da vida eterna; bate entre nós hoje. Através da Ucrânia surgirá um mundo novo. Um mundo onde não haverá mais mal. Um mundo onde o mal será derrotado. Um mundo onde as pessoas sentirão sua dignidade e a vida humana será respeitada."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é domingo, 27 de março, e a Ucrânia já vive o 32º dia desta terrível guerra.

Podemos dizer que a Ucrânia está sendo crucificada diante dos olhos do mundo. Ontem, a cidade de Lviv foi alvo de um trágico ataque. Podemos dizer que ontem foi um dia de terrorismo, um dia de mísseis em toda a Ucrânia. É que cada vez que um míssil atinge uma cidade pacífica, tem-se a sensação de que outro prego é cravado no corpo da Ucrânia... estão nos crucificando.

A Ucrânia vive seu calvário... Vive um tempo de grande dor... Nestes tempos o nosso povo pergunta-se, pergunta a Deus, pergunta a si próprio: Por quê? Qual é o sentido do sofrimento humano? Onde encontrar forças para ver a luz da sabedoria de Deus no contexto da loucura da guerra?

 

Neste domingo, que segundo o Calendário Juliano é o terceiro domingo da Quaresma, a Igreja de Cristo exalta a Cruz santa e vivificante do Senhor. Chamamos este domingo de Domingo de Adoração da Cruz.

Quem sabe hoje, contemplando o Salvador crucificado, possamos encontrar algumas das respostas a essas perguntas. A fé cristã em um Deus crucificado dá uma resposta completa a essas perguntas.

Hoje Cristo é crucificado mais uma vez junto com a Ucrânia. E é unindo o sofrimento e a angústia que vivemos hoje na Ucrânia com os sofrimentos de Cristo crucificado, que encontramos a chave da compreensão. Na tradição bizantina, a cruz do Senhor é chamada de árvore santa e vivificante. E a árvore da vida que estava no paraíso, a árvore do conhecimento do bem e do mal, era apenas uma imagem e prefiguração da árvore da cruz. Agora aqui na terra estamos vivendo o inferno da morte e da guerra, mas Deus Nosso Senhor quer plantar a árvore do paraíso, que é aquela que dá vida, que renova a vida, quer plantar a árvore vivificante da Cruz do Senhor.

Acreditamos que Cristo, ao sofrer no corpo da Ucrânia, nos revela esta fonte de vida. E todo aquele que nele crê, que une seus sofrimentos aos do Salvador crucificado, muda sua vida. Desta forma, nossos sofrimentos podem se tornar sofrimentos que dão origem a uma nova vida.

E podemos ver que na Ucrânia uma nova vida está nascendo. Podemos ver que a Cruz do Senhor, a Cruz da qual brotou sangue e água vivificante para o mundo, a cruz que é a fonte da vida eterna; pulsa entre nós hoje.

Através da Ucrânia surgirá um novo mundo. Um mundo onde não haverá mais mal. Um mundo onde o mal será derrotado. Um mundo onde as pessoas sentirão sua dignidade e a vida humana será respeitada.

Hoje, gostaria de agradecer de coração a todas as pessoas que, juntamente com a Ucrânia, encontram o sentido de uma nova vida no sofrimento que vivemos e em solidaridade conosco.

Gostaria de agradecer de coração ao prefeito de Londres e a todos os cidadãos desta capital inglesa, pois ontem, a pedido do nosso presidente, todos saíram às ruas de sua cidade para mostrar solidariedade com a Ucrânia. “Londres está ao lado da Ucrânia!”, cantavam os habitantes da capital do norte de Albion.

Hoje quero agradecer a todos vocês que, sentindo a dor da Ucrânia, sabem fazer nascer uma nova vida onde vivem, onde lutam, onde constroem sua vida. Que isso se repita nas capitais de todo o mundo.

Hoje a Ucrânia canta: "Adoramos a tua Cruz, ó Senhor, e damos glória à tua Santa Ressurreição!"

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav Schevchuk +

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana

27.03.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

27 março 2022, 17:44