Busca

Arcebispo greco-católico de Kiev: rezem pela vitória da paz sobre a guerra

Sem a comunhão do Corpo e Sangue de Nosso Salvador não podemos viver. Não podemos sobreviver nestas condições de guerra. É o Sacramento da Eucaristia que nos dá esta vitalidade para vencer a morte. E redescobrimos aquela antiga verdade de que a Eucaristia é o antídoto contra a morte. E é com tristeza que afirmamos hoje que esta guerra criminosa está destruindo os santuários da Ucrânia. Nestes 25 dias, cerca de 44 igrejas e outros prédios religiosos foram destruídos.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo. Hoje é 20 de março de 2022. E já estamos vivendo o 25º dia desta guerra, do agressivo Estado russo agressivo contra a pacífica Ucrânia.

O domingo, para nós cristãos, é sempre um dia cujo centro é o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, o Sacramento da Comunhão do Corpo e Sangue do nosso Salvador. O Domingo é o dia do Senhor, o dia em que tentamos deixar tudo de lado para estarmos unidos com Deus. Porém deve-se reconhecer que o domingo durante a guerra é vivido de uma maneira especial. Podemos dizer que para nós cristãos, em meio à guerra, em meio a esse mar de morte, a Eucaristia se converte em algo extraordinariamente importante.

Hoje, de uma maneira particular, podemos dizer a nós mesmos e ao mundo inteiro: Sine Dominico non possumus. Sem a comunhão do Corpo e Sangue de Nosso Salvador não podemos viver. Não podemos sobreviver nestas condições de guerra. É o Sacramento da Eucaristia que nos dá esta vitalidade para vencer a morte. E redescobrimos aquela antiga verdade de que a Eucaristia é o antídoto contra a morte.

 

Mas neste domingo muitos na Ucrânia não poderão participar da Divina Liturgia. Por exemplo, em Zaporizhzhia hoje há um toque de recolher de 24 horas e ninguém pode sair de casa para ir à igreja.

Da mesma forma, em várias cidades e povoados da Ucrânia hoje caem sobre civis, sobre crentes cristãos sedentos de Deus, mísseis e bombas russas.

É com tristeza que afirmamos hoje que esta guerra criminosa está destruindo os santuários da Ucrânia. Nestes 25 dias, cerca de 44 igrejas e outros prédios religiosos foram destruídos. Curiosamente, a maioria dessas igrejas pertence hoje à Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou.

Mas nosso clero, nossos sacerdotes, continuam a levar Jesus na Eucaristia onde quer que Ele seja esperado. Hoje nossos capelães militares celebram a Divina Liturgia para nosso exército, alimentam com o Corpo e Sangue de Nosso Redentor e com sua Vitória, aqueles que hoje lutam pela vitória da Ucrânia.

Hoje nossos sacerdotes levam o Corpo e o Sangue de Nosso Salvador onde se ouvem os gritos e gemidos dos feridos. Eles levam Jesus para nossos hospitais militares, clínicas, abrigos antiaéreos e porões, e assim administram este Santíssimo Sacramento. Até a guerra, vivíamos como uma comunidade eucarística. E é precisamente aqui que reside a nossa força.

Hoje quero agradecer de todo o coração a quantos se reunirão em seus países, em seus templos, para celebrar a Santa Missa e rezar pela Ucrânia. Ofereçam a Santa Missa pedindo paz e tranquilidade para a Ucrânia. Peçam a vitória da Ucrânia e o fim desta guerra. Rezem pela vitória da paz sobre a guerra.

Hoje quero agradecer a todos que, mais uma vez, apoiam nosso povo. Agradeço a Sua Santidade o Santo Padre, que visitou pessoalmente as crianças ucranianas que chegaram a Roma para serem tratadas no Hospital “Bambino Gesù”, o Hospital “Menino Jesus”. Agradeço-lhe, Santo Padre, por tocar pessoalmente nas feridas dos filhos da guerra. Quero agradecer à Conferência Episcopal Austríaca, que expressou seu apoio ao povo ucraniano em dificuldades. A todos os bispos dos países da Europa que acolhem nossos refugiados, que rezam por nós, que falam à consciência de seus povos e de suas instituições estatais, apoiando a Ucrânia em sua luta.

Hoje rezamos pelo nosso povo e pelo nosso país. E nós te pedimos, ó Senhor que disseste: "onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu, no meio deles" (Mt 18, 20), esteja hoje com o povo ucraniano. Tu que disseste: “Também te garanto que se dois de vós se reunirem na terra para pedir algo em meu nome, isso vos será dado” (Mt18, 19), nós te pedimos hoje: “Ó Deus, abençoe a Ucrânia com a paz. Pare a guerra, detenha o agressor, tenha piedade do teu povo.

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav +

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana

20.03.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

20 março 2022, 17:17