Busca

A mensagem do arcebispo de Kiev no 18° dia de guerra

"Sabemos que o Mistério da Confissão só pode ser experimentado quando um sacerdote está pessoalmente presente e há um encontro pessoal com aquele que, em nome de Deus Nosso Senhor, tem o poder de nos conceder o perdão dos nossos pecados. Mas nas circunstâncias em que não há acesso ao ministro do sacramento da penitência, quero lembrá-los que é necessário aproveitar a oportunidade para receber o perdão dos pecados através de um Ato de Contrição perfeita".

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos em Cristo, irmãos e irmãs. Hoje é domingo, 13 de março de 2022, e a Ucrânia já vive o 18º dia desta terrível guerra.

Graças à incrível coragem de nossas tropas, os ucranianos conseguiram deter o inimigo, quase em todas as direções. Uma certa calma temporária é percebida na Ucrânia, especialmente neste domingo. Ao mesmo tempo, talvez possamos dizer que são as noites as que mais perturbam na Ucrânia, porque é precisamente à noite que o inimigo bombardeia cidades pacíficas e causa danos irreparáveis ​​às infraestruturas civis, matando assim muitos civis.

Esta noite voltamos a ver imagens horríveis ... um bombardeio atingiu o Mosteiro da Montanha Sagrada, um importante mosteiro da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou na Província de Donetsk, onde havia muitas pessoas, muitos refugiados. Nossas igrejas estão sendo destruídas, nossas cidades… à noite, em muitas partes da Ucrânia, elas são incendiadas… As autoridades ucranianas nos informam que o inimigo está usando várias armas proibidas pelas convenções internacionais, em particular, esta noite, em Popasna, no região de Donetsk, foram usadas bombas incendiárias de fósforo, causando ferimentos muito graves à população civil.

A noite na Ucrânia foi angustiante, foi pesada... Mas chegou o alvorecer, domingo de manhã, e neste domingo estamos diante de Deus e rezamos, rezamos pela Ucrânia, rezamos pelo exército ucraniano, rezamos por todas as vítimas esta guerra, oramos por nossos inimigos, por aqueles que vieram à nossa terra e semeiam destruição, morte; semeiam medo e grandes feridas...

 

Sabemos que agora, durante o tempo da Quaresma, o nosso povo necessita de modo particular ir ao Santíssimo Sacramento e à Confissão. É precisamente o tempo da Quaresma, um tempo de arrependimento, um tempo em que os cristãos se voltam para este Santo Mistério da misericórdia de Deus, para confessar os nossos pecados, para receber do nosso amoroso Senhor o perdão e a redenção dos nossos pecados e faltas. Todos os nossos sacerdotes estão dispostos a servir o seu povo. Todos onde estão. Nos territórios ocupados, nas cidades sitiadas, em todas as nossas cidades e vilas, as igrejas estão abertas quase 24 horas por dia para servir nosso povo.

Muitas pessoas também nos procuram em circunstâncias em que não têm acesso a um padre. Sabemos que o Mistério da Confissão só pode ser experimentado quando um sacerdote está pessoalmente presente e há um encontro pessoal com aquele que, em nome de Deus Nosso Senhor, tem o poder de nos conceder o perdão dos nossos pecados. Mas nas circunstâncias em que não há acesso ao ministro do sacramento da penitência, quero lembrá-los que é necessário aproveitar a oportunidade para receber o perdão dos pecados através de um Ato de Contrição perfeita. Quando nos arrependemos diante de Deus Nosso Senhor e nos arrependemos de nossos pecados, não porque temos medo, não porque tememos algum tipo de castigo, mas porque nos arrependemos de ter ofendido o amor de Deus. Assim nos arrependemos perfeitamente de nossos pecados, quando sentimos dor por nossos pecados olhando para esse amor, esse amor de Deus pelo homem.

Nestas circunstâncias extraordinárias, quero agradecer a todos que se solidarizam com a Ucrânia. Quero agradecer à Conferência Episcopal Católica Escandinava, que condenou clara e vigorosamente o agressor e a agressão contra a Ucrânia e apoia o nosso povo ucraniano.

Quero agradecer aos Patriarcas Orientais, ao Patriarca Melquita da Síria, quero agradecer ao Patriarca Caldeu do Iraque, que manifestaram o seu apoio à nossa Igreja e ao nosso povo.

Rezamos pela Ucrânia. Lutamos pela nossa liberdade. E pedimos: Ó Senhor, aceite todas as nossas orações, dê paz à Ucrânia, dê a vitória à Ucrânia, dê à Ucrânia um céu calmo e vida ao seu povo.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav +

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana

13.03.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

13 março 2022, 17:13