Busca

Arcebispo Shevchuk: a guerra é sempre um fracasso para a humanidade!

"Hoje vemos na Ucrânia um grande desrespeito pela dignidade humana ...Nosso coração dói quando vemos como milhares de pessoas são enterradas sem uma oração, sem respeito cristão, sem sepultura cristã, em enormes valas comuns, sem seus nomes... Só na cidade de Mariupol, segundo dados oficiais, quase 1.500 civis morreram nestes dias e foram enterrados em valas comuns... enterros em massa." (Arcebispo greco-católico de Kiev)

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo. Hoje, 12 de março de 2022, a Ucrânia está sofrendo o 17º dia desta terrível guerra.

A guerra é sempre um fracasso para a humanidade. A guerra é sempre um momento de desgraça, um momento em que a dignidade do homem é humilhada.

Quando lutamos pela paz, é possível alcançar tudo. Quando começa a guerra, podemos perder tudo.

Hoje vemos na Ucrânia um grande desrespeito pela dignidade humana. Com a guerra o homem perde sua humanidade. Com a guerra, o ser humano se desumaniza, em particular, aquele que começa a guerra. O que inicia a guerra, se apequena como ser humano. Quem mata outro, antes de tudo, destrói a humanidade em si mesmo, destrói sua própria dignidade humana.

O que nós, como cristãos, podemos fazer para neutralizar esse desprezo pela humanidade durante a guerra na Ucrânia?

 

Em primeiro lugar, temos que fazer obras de misericórdia. Devemos fazer todo o possível para mostrar respeito pela dignidade humana.

Hoje rezamos pelo nosso exército ucraniano, que defende e reafirma esta dignidade. Rezamos hoje pela população civil da Ucrânia, por nossos refugiados, por aqueles que ficaram em cidades e vilas frias e sitiadas sem água, sem comida, sem aquecimento... lembramos deles e queremos ajudá-los.

Hoje a Ucrânia luta por corredores humanitários, por uma forma de salvar as pessoas respeitando sua dignidade, independente da língua que falem, da pertença a uma ou outra nação, independente da igreja com a qual comungem. Hoje na Ucrânia há uma guerra pela dignidade humana...

Hoje enfrentamos outro grande desafio, com outra forma de desprezo pela dignidade humana. Sabemos que enterrar os mortos é uma das obras de misericórdia para o corpo do próximo. Estamos agora diante do fato flagrante de que o agressor russo que entrou em solo ucraniano não respeita os corpos de seus próprios mortos. Ele não quer prestar o devido respeito aos mortos na Ucrânia. E embora nossos voluntários, nossa boa gente, queiram entregar os corpos dos russos que morreram, ninguém quer aceitá-los para um enterro digno.

De fato, hoje na Ucrânia vemos montanhas de cadáveres, rios de sangue e um mar de lágrimas.

Nosso coração dói quando vemos como milhares de pessoas são enterradas sem uma oração, sem respeito cristão, sem sepultura cristã, em enormes valas comuns, sem seus nomes... Só na cidade de Mariupol, segundo dados oficiais, quase 1.500 civis morreram nestes dias e foram enterrados em valas comuns... enterros em massa.

Como é importante para nós, hoje, mostrar nosso respeito pelos corpos dos mortos... sejam militares ou civis. Os corpos dos nossos soldados ucranianos são recebidos pelo nosso povo de joelhos quando são devolvidos às suas cidades, às suas aldeias, às suas famílias.

Por isso, hoje, este sábado, apelo a todos os nossos sacerdotes, aos nossos fiéis na Ucrânia e em todo o mundo, que celebrem Missas e rezem pelas almas dos falecidos, como sinal de nosso respeito, por aqueles que faleceram. .. nas terras da Ucrânia, como resultado desta guerra desumana e horrível.

Rezemos hoje por aqueles por quem os sinos da igreja não tocaram, por aqueles que sem lamentação foram sepultados em valas comuns. Oremos por aqueles por quem nenhuma oração cristã foi elevada. Sejamos misericordiosos também com os corpos daqueles que morreram, e assim salvaguardar a pessoa e a dignidade humana na Ucrânia.

 Seja para eles a memória eterna!

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav +

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana

12.03.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

12 março 2022, 13:47