Busca

Pablo Alonso com seus pais Pablo Alonso com seus pais 

"Não estarei na JMJ, mas estou perto do Céu": entregue ao Papa carta de Pablo, falecido aos 21 anos:

O jovem espanhol faleceu no dia 15 de julho devido ao sarcoma de Ewing, do qual sofria desde os 16 anos. Antes de morrer, entrou na Ordem Carmelita "in articulo mortis". A sua carta, na qual relata os altos e baixos da sua doença e partilha o seu testemunho de fé, foi entregue ao Papa no voo para Lisboa pela correspondente da Rádio Cope Eva Fernández

Salvatore Cernuzio – Cidade do Vaticano

Pablo sabia que não poderia ir à JMJ de Lisboa. O sarcoma de Ewing, um tumor que se desenvolve em qualquer idade e em qualquer parte do corpo, não lhe dera esperança. No entanto, Pablo não sabia se nos dias em que o Papa se encontraria com milhares de jovens na capital portuguesa para o evento mundial, ainda estaria vivo ou já no Céu, próximo d'Aquele a quem chamou de "Amado",Jesus, que “me deu tanto, tanto me consolou, tanto me fez feliz!”.

No Céu fazendo "barulho"

 

O próprio Pablo escreveu em uma carta entregue ao Papa Francisco durante o voo Roma-Lisboa: “Não sei se, quando receber esta carta, poderei acompanhá-los na oração, ou se Deus, em sua infinita misericórdia, já me terá chamado. Nesse caso, espero que Ele me permita dar-lhes uma mão - e tanto melhor - do Céu, fazendo 'lío' ("barulho") e festa, como justamente vocês dizem".

Morreu como carmelita

 

Pablo Alonso María de la Cruz Hidalgo faleceu em 15 de julho. Morreu como carmelita, entrando na Ordem "in articulo mortis", pronunciando os votos no quarto do Hospital Clínico de Salamanca. Uma resposta, a consagração religiosa, àquele "ardor" dado pela fé que ele dizia sentir em cada fibra do seu corpo debilitado há seis anos pela doença

. A sua história - que de certa forma recorda a de outro jovem apaixonado por Cristo, Carlo Acutis - está nestas horas de voo para Lisboa nas mãos do Papa, graças a Eva Fernández, conhecida correspondente da emissora espanhola Rádio Cope, que em cada VIagem Apostólica se distingue pela escolha particular dos PRESENTES a entregar a Francisco.

O santinho do funeral
O santinho do funeral

O santinho pelo funeral

 

Desta vez é mais que um presente, é o testemunho de vida e fé de um jovem. A mesma lucidez e serenidade com que Pablo desenhou o santinho do seu funeral: uma cruz florida com a inscrição "Uma Árvore da Vida Eterna, sinal de esperança porque ali repousa o autor da Vida".

A doença diagnosticada aos 16 anos

 

Pablo, nascido em 26 de julho de 2001 em Salamanca, foi diagnosticado com sarcoma de Ewing aos 16 anos. Um período de duras provações, durante o qual, porém, o jovem disse ter ouvido o chamado de Deus à vida consagrada e que começou a rezar sobretudo pela conversão dos jovens: "Para que conheçam o amor de Deus, manifestado em Jesus em Eucaristia e pela unidade da Igreja”.

O desenho da Cruz com flores no santinho do funeral
O desenho da Cruz com flores no santinho do funeral

O encontro com Cristo

 

Na carta escrita ao Papa, ele fala dos anos de sua doença: "Tenho consciência de que tudo tem uma razão no plano de Deus. Entre altos e baixos, dias melhores e piores, e com muita purificação pela doença, hoje olho para minha vida e posso confessar que fui e sou feliz". “Descobri - continuou o jovem - que o centro da minha vida não é a doença, mas Cristo. Como dizia aos meus amigos, à minha família, aos meus irmãos carmelitas: 'Pelo sofrimento na doença encontrei Deus, e pela morte na doença irei a Ele. E por isso lhe agradeço'".

Em oração, do hospital ou do Céu

 

Em outra parte da carta entregue ao Papa, Pablo escreveu que teria gostado tanto de participar “da JMJ de Lisboa com o senhor e com muitos jovens de todo o mundo”. "Sei por experiência - escreve - que ninguém pode apagar o fogo interior que pode ter um jovem apaixonado por Jesus. Rezo ao Senhor que este fogo do amor de Deus arda em Lisboa, e como gostaria que os jovens conhecessem Jesus, meu Amado! Ele me deu tanto, me consolou tanto, me fez tão feliz! Fisicamente estou sem forças, mas a comunhão dos santos me permitirá participar convosco de maneira mais profunda e não menos próxima”.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

02 agosto 2023, 10:28