Busca

Papa à Associação de Estudantes Suíços: "Manter o espírito de discípulos em todas as idades"

“Jesus Cristo é o maior educador da história: com o amor do Pai e a ação do Espírito Santo, Ele nos faz nascer ‘do alto’”. Palavras do Papa Francisco na saudação aos membros da Sociedade dos Estudantes suíços que completa 75 anos e veio a Roma em peregrinação

Jane Nogara - Vatican News

Na manhã desta segunda-feira (12), o Papa Francisco recebeu na Sala Clementina, no Vaticano, os membros da Sociedade de Estudantes Suíços. Uma Associação de pessoas de várias gerações e com diferentes percursos de estudo. Que se reúnem pelo fato de terem sido estudantes.

Ouça e compartilhe!

Estudantes e peregrinos

Após a saudação inicial o Papa parabenizou os presentes com as seguintes palavras: “Este ano vocês comemoram o 75º aniversário da canonização de São Nicolau de Flüe, o Santo Padroeiro da Suíça e também de sua Associação. E esta circunstância os levou a vir em peregrinação a Roma. Fico contente em constatar que existe uma bela analogia entre ser estudantes e ser peregrinos. Estudar é um caminho”, continuou o Papa, “a sua Associação nos lembra que somos estudantes, em certo sentido amplo, por toda a vida”. Recordando também que “o estudo como uma atitude humana pode sempre ser cultivado. Aliás, é tão mais nobre e agradável quanto mais livre, gratuito e não limitado a uma utilidade”. Em seguida especifica:

“Neste sentido ser estudante significa ter um desejo de aprender, de conhecer, de não se considerar já chegado. Estar a caminho. Ter o espírito do discípulo, sempre, em todas as idades”

Mistério do nascimento

Depois de recordar uma consideração do sacerdote teólogo Romani Guardini que afirma: 'Devemos sempre pressupor uma coisa: o mistério do nascimento... Tudo o que se define educação, significa somente servir, ajudar, libertar, permanecendo dentro deste mistério', o Papa disse:

“Educar é acompanhar um homem, uma mulher em seu 'nascimento' como pessoa, em sua 'vinda ao mundo', em sua 'vinda à luz'. Jesus Cristo é o maior educador da história: com o amor do Pai e a ação do Espírito Santo, Ele nos faz nascer ‘do alto’”

“Ele [Jesus] faz sair o novo homem do invólucro do velho homem. Nos liberta da escravidão do ego e nos abre para a plenitude da vida em comunhão com Deus, com os outros, com as criaturas, e também com nós mesmos. Porque - como nos mostra muito bem Agostinho em suas Confissões - não estamos em paz com nós mesmos até que nos rendamos ao amor de Deus em Cristo Jesus”.

Por fim Francisco convida todos a se colocar uma pergunta: “Vocês que são estudantes, e o são, digamos, por estatuto, são também ‘estudantes’ da Palavra de Deus? Vocês dedicam parte de seu tempo à leitura da Bíblia, dos Evangelhos? Se, como eu disse, vocês são pessoas em caminho, em busca, vocês se sentem também pessoas que buscam a Deus?”. Concluindo:

“Isto significa ser peregrino: não contentar-se em ‘viver’, mas querer viver. E Jesus é Aquele que o Pai enviou para nos dar vida ‘em abundância”

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

12 setembro 2022, 11:45