Busca

Francisco: caminhar na história atraídos pelo sonho de Deus, não à guerra de ódio

O sonho de Deus de "uma humanidade sem muros de separação, libertada da inimizade". Deus "nos chama a não nos resignarmos com um mundo dividido, com comunidades cristãs divididas", disse o Papa em seu último discurso em terras cipriotas. A denúncia dos campos de concentração na Líbia, onde homens e mulheres são torturados, vendidos e escravizados e da "doença" de se acostumar a essas tragédias: contra ela não há antibiótico.

Mariangela Jaguraba - Vatican News

A oração ecumênica com os migrantes na Igreja paroquial de Santa Cruz, em Nicósia, nesta sexta-feira (03/12), foi o último compromisso público do Papa Francisco em terras cipriotas.

Ouça e compartilhe

"Sinto uma grande alegria por estar aqui com vocês e concluir a minha visita a Chipre com este encontro de oração", disse Francisco, agradecendo especialmente aos jovens migrantes pelos seus testemunhos.

Uma comunidade que encarna o sonho de Deus

Depois de ouvi-los, compreende-se melhor "a força profética da Palavra de Deus, que diz através do apóstolo Paulo: «Já não são estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos e membros da casa de Deus»", disse o Papa.

Esta é a profecia da Igreja: uma comunidade que – com todas as suas limitações humanas – encarna o sonho de Deus. Pois Deus também sonha, como você, Mariamie, que vem da República Democrática do Congo e se define «cheia de sonhos». Como você, Deus sonha um mundo de paz, onde os seus filhos vivam como irmãos e irmãs.

A Igreja Paroquial de Santa Cruz em Nicósia
A Igreja Paroquial de Santa Cruz em Nicósia

O ódio poluiu as nossas relações entre cristãos

A seguir, Francisco disse que os testemunhos dos irmãos e irmãs migrantes "são como um «espelho» para nós, comunidades cristãs". Thamara, que vem de Sri Lanka, disse que os migrantes não são "números, indivíduos a catalogar", mas "irmãos, amigos, fiéis, próximos uns dos outros". Maccolins, que vem dos Camarões, disse que durante sua vida, foi «ferido pelo ódio». "Ele nos lembra que o ódio poluiu também as nossas relações entre cristãos. E isto deixa marcas, marcas profundas que perduram por muito tempo. Trata-se de um veneno, do qual é difícil desintoxicar-se. É uma mentalidade distorcida que, em vez de nos fazer reconhecer como irmãos, faz-nos ver como adversários, como rivais", frisou o Papa.

Caminhar do conflito para a comunhão

Rohz, proveniente do Iraque, disse que é "uma pessoa em viagem". Segundo o Papa, ele nos lembra "que também nós somos comunidade a caminho, caminhamos do conflito para a comunhão.

Neste caminho, que é longo e feito de subidas e descidas, as diferenças entre nós não nos devem causar medo, mas sim os nossos fechamentos e preconceitos, que impedem de nos encontrarmos verdadeiramente e de caminharmos juntos. Os fechamentos e os preconceitos reconstroem entre nós aquele muro de separação que Cristo derrubou, ou seja, a inimizade.

"Jesus vem ao nosso encontro com o rosto do irmão marginalizado e descartado; com o rosto do migrante desprezado, repelido, engaiolado, mas também do migrante que está em viagem rumo a algo, rumo a uma esperança, rumo a uma convivência mais humana", disse ainda Francisco.

Alguns refugiados presentes em Santa Cruz em Nicósia
Alguns refugiados presentes em Santa Cruz em Nicósia

Uma humanidade sem muros de separação

Segundo o Papa, Deus "nos chama também a não nos resignarmos com um mundo dividido, com comunidades cristãs divididas, mas a caminhar na história atraídos pelo sonho de Deus: uma humanidade sem muros de separação, libertada da inimizade, sem mais estrangeiros, mas apenas concidadãos".

Francisco concluiu, desejando que esta ilha, "marcada por uma dolorosa divisão", possa "se tornar com a graça de Deus um laboratório de fraternidade", onde o sonho de Deus "se traduza numa viagem diária, feita de passos concretos, do conflito à comunhão, do ódio ao amor, da fuga ao encontro".

 Uma faixa com a imagem do Papa ao lado da barreira que marca o início da zona tampão da ONU ao lado da Igreja de Santa Cruz em Nicósia
Uma faixa com a imagem do Papa ao lado da barreira que marca o início da zona tampão da ONU ao lado da Igreja de Santa Cruz em Nicósia

Verdadeiros campos de concentração diante de nossos olhos

"A coisa pior é que estamos nos acostumando a isto: 'Ah, hoje, sim, um barco afundou, tantas pessoas desaparecidas'. Mas este hábito é uma doença grave e não há antibiótico contra essa doença. Devemos combater este vício de nos acostumarmos com as tragédias que vemos na televisão e outros meios de comunicação. Olhando para vocês, penso em tantos que tiveram que voltar porque foram rejeitados e acabaram nos lagers, verdadeiros campos de concentração, onde as mulheres são vendidas, os homens escravizados e torturados". "Muitas vezes", disse ainda Francisco, interrompido pelos aplausos, "nos perguntamos como foi possível que os campos de concentração do século passado tenham sido construídos, mas o mesmo acontece hoje nas costas vizinhas...".

"Ouvi alguns testemunhos sobre isso: lugares de tortura, de venda de pessoas, digo isto porque é minha responsabilidade ajudar a abrir os olhos", frisou o Papa.

“A migração forçada não é um hábito quase turístico, por favor! O pecado que temos dentro de nós nos faz pensar assim: "Pobres pessoas, pobres!" Com os "pobres pessoas", cancelamos tudo. É o sofrimento de irmãos e irmãs que não podemos calar. Aqueles que deram tudo o que tinham para entrar num barco à noite, sem saber se chegariam. E depois muitos que acabaram em campos de concentração, lugares de confinamento e escravidão. Esta é a história desta civilização desenvolvida que chamamos de Ocidente.”

O arame farpado, guerra de ódio

Uma última palavra, o Papa diz que não pode ficar calado: “O arame farpado ... Aqui vejo um. Esta é uma guerra de ódio que vive um país. Os arames farpados em outras partes são feitos para impedir a entrada do refugiado. Quem vem pedir liberdade, pão, ajuda, fraternidade, alegria, quem foge do ódio encontra-se diante de um ódio que se chama arame farpado. Que o Senhor desperte a consciência de todos nós diante destas coisas. Desculpem-me se eu disse as coisas como são, mas não podemos ficar calados e olhar para o outro lado, nesta cultura da indiferença".

Alguns refugiados presentes em Santa Cruz, em Nicósia
Alguns refugiados presentes em Santa Cruz, em Nicósia

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

03 dezembro 2021, 15:40