Busca

2019-02-17-angelus-1550402035753.JPG

Papa no Angelus: sejamos testemunhas da felicidade de Deus, não de ídolos

O Papa Francisco, na alocucação que precedeu a Oração Mariana do Angelus neste domingo (17), na Praça São Pedro, convidou a refletir sobre "o sentido profundo de ter fé, que consiste em confiarmos totalmente no Senhor", que é quem pode dar "aquela plenitude tanto desejada ou difícil de se alcançar". O Pontífice alertou sobre os "ídolos mundanos" dos nossos dias, aqueles que se propõem como "distribuidores de felicidade: prometem sucesso a curto prazo, grande retorno de fácil alcance, soluções mágicas para cada problema”.

Andressa Collet – Cidade do Vaticano

O Papa Francisco, antes da Oração Mariana do Angelus deste domingo (17) de sol e ambiente primaveril, comenta o Evangelho das Bem-aventuranças na versão de São Lucas (Lc 7, 17.20-26). O Pontífice afirma que ter fé é confiar totalmente no Senhor, derrubando “ídolos mundanos”, e a que a felicidade é estar com Deus próximo aos pobres e não seguindo os “profissionais de ilusão”.

O Pontífice começa explicando que o texto se articula “em quatro bem-aventuranças e quatro mandamentos formulados com a expressão ‘ai de vós’”. São palavras fortes e incisivas que Jesus usa para nos abrir os olhos. Francisco nos convida, assim, “a refletir sobre o sentido profundo de ter fé, que consiste em confiarmos totalmente no Senhor”.

Ouça a reportagem com a voz do Papa

Cuidado com o pecado da idolatria

Deus está próximo dos “pobres, dos que tem fome, aflitos e perseguidos” para libertá-los das suas escravidões, diz o Papa, e se dirige aos ricos, saciados, sorridentes e aclamados pelas pessoas com o “ai de vós” para “’despertá-los’ do engano perigoso do egoísmo”. 

“Trata-se de derrubar os ídolos mundanos para abrir o coração ao Deus vivo e verdadeiro; só Ele pode dar à nossa existência aquela plenitude tanto desejada ou difícil para se alcançar.”

“São muitos, de fato, inclusive nos nossos dias, aqueles que se propõem como distribuidores de felicidade: vêm e prometem sucesso a curto prazo, grande retorno de fácil alcance, soluções mágicas para cada problema e assim por diante. E aqui é fácil escorregar sem perceber no pecado contra o primeiro mandamento, isto é, a idolatria, substituir Deus com um ídolo. Idolatria e ídolos parecem coisas de outros tempos, mas, na verdade, são de todos os tempos! Inclusive de hoje. Descrevem algumas posturas contemporâneas melhor que muitas análises sociológicas.”

Seguir Deus que dá esperança, não os profissionais da ilusão

Por isso Jesus nos abre os olhos para a realidade, afirma o Papa. Somos felizes se estamos ao lado de Deus e “da parte daquilo que não é efêmero, mas dura pela vida eterna”. Somos felizes se “estivermos próximos aos pobres, aos aflitos e a quem tem fome”, acrescenta o Pontífice, “possuindo bens deste mundo”, mas conseguindo “compartilhar com os nossos irmãos”.

“As Bem-aventuranças de Jesus são uma mensagem decisiva que nos motiva a não recolocar a nossa crença nas coisas materiais e passageiras, a não procurar a felicidade seguindo os vendedores de fumaça que muitas vezes são vendedores de morte, aqueles profissionais da ilusão. Não, não seguir eles; são incapazes de nos dar esperança. O Senhor nos ajuda a abrir os olhos, a capturar um olhar mais penetrante sobre a realidade, a sarar da miopia crônica que o espírito mundano nos contamina.”

Testemunhas da felicidade e de Deus

O Papa finaliza sua mensagem através da motivação de Deus, de reconhecermos “aquilo que realmente nos enriquece, nos sacia, nos dá alegria e dignidade” e de nos tornarmos, assim, “testemunhas da felicidade que não engana. Aquela de Deus, não decepciona nunca”.

Assista à íntegra do Angelus com o Papa

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

17 fevereiro 2019, 12:43