Busca

Palavra do dia

banner parola.jpg
Data28/09/2021

Leitura do Dia

Leitura da Profecia de Zacarias (Zc 8,20-23)

Isto diz o Senhor dos exércitos: Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes, dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade: ‘Vamos orar na presença do Senhor, vamos visitar o Senhor dos exércitos; eu irei também’. Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor dos exércitos e orar na presença do Senhor. Isto diz o Senhor dos exércitos: Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: ‘Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco’.

Evangelho do Dia

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas (Lc 9,51-56)

Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado.

Palavras do Santo Padre

Jesus estava sozinho. Ele não foi acompanhado nesta decisão, porque ninguém entendia o mistério de Jesus. A solidão de Jesus a caminho de Jerusalém: sozinho. E isto, até o fim. Pensemos então no abandono dos discípulos, na traição de Pedro... Sozinho. Quantas vezes eu procuro fazer outras coisas e não olho para ti, que fizeste tudo por mim? Tu que entraste na paciência - o homem paciente, o Deus paciente – e que com tanta paciência tolera os meus pecados, as minhas falhas? Então podemos falar com Jesus. Ele está sempre decidido a continuar, a enfrentar e a agradecer-lhe. Portanto usemos hoje um pouco de tempo, poucos minutos — cinco, dez, quinze — diante do Crucifixo talvez, ou vejamos com a imaginação Jesus a caminhar decididamente rumo a Jerusalém e peçamos a graça de ter a coragem de o seguir de perto. (Santa Marta, 3 de outubro de 2017)