Busca

Missa de 1º de janeiro - Cardeal Filoni e cardeal Pizzaballa Missa de 1º de janeiro - Cardeal Filoni e cardeal Pizzaballa 

Terra Santa: início 2024 de intensa oração pela paz

O último dia do ano 2023 e o início de 2024 foram de intensa oração pela paz em todo o mundo. Centenas de pessoas participaram na Basílica da Anunciação em Nazaré da Solenidade da Sagrada Família e em Jerusalém o encontro com as comunidades religiosas para a celebração da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus e dia internacioonal da paz.

Lurdinha Nunes - Jerusalém

Em Nazaré, na Galileia, centenas de pessoas participaram da celebração da solenidade da Sagrada Família no lugar onde viveram Maria, José e Jesus.

Fr. Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, presidiu a celebração e na homilia convidou todos a oração pelas famílias do mundo, em particular pelas famílias que sofrem por causa da guerra, próximas e distantes. Recordando de maneira especial a paróquia da Sagrada Família em Gaza.  

No dia 1º de janeiro de 2024, a Missa da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, aconteceu na Igreja do Patriarcado Latino e foi presidida pelo S.B Cardeal Pierbattista Pizzabala , juntamente com os bispos e autoridades religiosas cristãs da Terra Santa, entre eles o Card. Filoni, Dom Adolfo Tito Yllana, Núncio Apostólico em Israel e Chipre e delegado apostólico para Jerusalém e Palestina, e Frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa.

Vídeo

No dia em que se celebra também o Dia Mundial da Paz, desejado por Paulo VI, o Patriarca enfatizou: “ hoje, devemos e queremos voltar o olhar para Cristo e dele obter a força necessária para restabelecer a confiança, ferida por tantas dores. Jesus não resolveu nenhum dos problemas sociais e políticos do seu tempo, mas indicou um caminho, que ainda hoje é o caminho principal.

S.B CARDEAL PIERBATTISTA PIZZABALLA - Patriarca Latino de Jerusalém

O caminho é a das relações construídas no encontro, no desejo do bem, da beleza, da fraternidade, do amor. Porque o que Jesus veio trazer ao mundo é o amor de Deus entre nós e nossos irmãos.

Do Patriarca também uma mensagem a comunidade de Gaza: “A minha mensagem é para que continuem a ser fortes na fé e, portanto, também fortes na vida, porque as duas coisas andam juntas. Nunca os abandonaremos, mesmo que fisicamente não possamos estar unidos, toda a comunidade cristã permanece unida , na espera de poder encontrá-los pessoalmente”.

Nas palavras do Cardeal Filoni, a mensagem é estar aqui num momento em que poucos ou ninguém pode vir .

S.E CARDEAL FERNANDO FILONI, Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros do Santo Sepulcro de Jerusalém

Estar aqui significa demonstrar a nossa solidariedade e proximidade às pessoas que sofrem e que se encontram nessa situação extremamente difícil. Queremos estar ao lado delas neste momento de dificuldade e garantir a nossa ajuda, o nosso apoio, em particular de todos os nossos 30.000 cavaleiros e damas de todo o mundo, que de uma forma especial sentem o peso da difícil situação na Terra Santa. Esta é a mensagem que a palavra de Deus, hoje, nos sugere, quando diz: “A bênção de Deus desça sobre todos vocês”.

FR. FRANCESCO PATTON - Custódio da Terra Santa

Para nós, cristãos, não é simplesmente a ausência de guerras ou de harmonia nas relações: mas é uma pessoa, é Jesus: Jesus que Maria nos deu. E então talvez compreendamos ainda melhor aquela bênção que encontramos hoje na primeira leitura, tão cara a São Francisco, que é uma bênção com a qual se invoca que “a face de Deus brilhe sobre nós e nos manifeste a misericórdia e a paz de Deus”. A face de Deus que brilha sobre nós é o rosto de Jesus, filho de Deus e filho de Maria. Acredito que dos Lugares Santos o que devemos continuar a propor é o rosto de Jesus. Os Lugares Santos são o testemunho histórico da face de Jesus e para os cristãos locais, ser cristãos da Terra Santa significa voltar-se para a face de Jesus, filho de Deus e filho de Maria e, para os tantos peregrinos, que espero possam regressar aqui, significa refletir-se no rosto de Jesus, filho de Deus e filho de Maria.

Nas palavras de Dom Adolfo Tito Yllana o pensamento e a proximidade com a população de Gaza.

S.E Dom TITO ADOLFO YLLANA - Núncio Apostólico em Israel e Chipre e Delegado Apostólico para Palestina e Jerusalém

Gostaria apenas de dizer que não deixamos de pensar em vocês. Isto é o que queria dizer neste dia da maternidade da Virgem Maria, que não abandonou ninguém. Vocês também, como nós, são irmãos, são irmãs e nunca os deixaremos sozinhos porque estamos com vocês. E mesmo depois do dia Mundial da paz, saibam que estamos rezando, todos os dias, o ano todo.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

03 janeiro 2024, 14:14