Busca

Tawadros e Papa Francisco em 2017 Tawadros e Papa Francisco em 2017 

Tawadros: amor, estudo, diálogo, oração os "quatro passos" para a unidade entre os cristãos

O Primaz da Igreja Copta-Ortodoxa, Tawadros II, que fará uma visita a Roma, de 10 a 12 de maio próximo, divulgou uma breve mensagem em vídeo com os "quatro passos", que, em sua opinião, estão à base das relações entre as confissões cristãs, para recompor as divergências entre os batizados: “Amor, estudo, diálogo, oração”.

Vatican News

Às vésperas da sua visita a Roma e ao Vaticano, o Patriarca copta-ortodoxo, Tawadros II, por ocasião do 50º aniversário do início do diálogo teológico entre a Igreja Copta-Ortodoxa e a Igreja de Roma, afirmou que  “o diálogo entre as Igrejas e o caminho para recompor sua plena comunhão pode ser fundado e modelado apenas na Cruz de Cristo”.

Antes de partir para a Cidade Eterna, o Primaz da Igreja Copta-ortodoxa divulgou uma breve mensagem em vídeo, transmitida pelos canais oficiais do Patriarcado Copta-ortodoxo e retomado pela Agência Fides, no qual apresenta "quatro passos" para lançar as bases nas relações entre as Confissões cristãs, para recompor a plena unidade entre os batizados: “Amor, estudo, diálogo, oração”.

Amor em Cristo

 

O "primeiro passo", segundo o Patriarca Tawadros, consiste em reconhecer que, a união entre cristãos de diferentes Confissões, pode ter suas fontes e florescer somente no "amor comum em Cristo", ou seja, "união no amor". Tal união pode ser vivida somente com a sequela dos ensinamentos de Jesus. Após séculos e séculos de divisão, é preciso tempo para reencontrar o caminho da plena unidade e ver renascer a confiança e o desejo sinceros nos corações.

Estudo, diálogo e oração

 

O "segundo passo" que o Patriarca Tawadros propõe é estudar a doutrina, a geografia, a história e as tradições das várias Igrejas; o "terceiro" é o diálogo, que obtém luz e eficácia dos dois passos anteriores.

Com o diálogo, diz o Patriarca, podemos nos perguntar o que significam essas fórmulas e palavras. Assim, reconhecemos que compartilhamos a mesma fé, mas não a mesma linguagem. Eis o problema que nos atormenta desde o desventurado Concílio de Calcedônia, depois do qual as divisões começaram a torturar os cristãos, também devido aos mal-entendidos sobre a terminologia teológica. Fomos acusados ​​de monofisismo - doutrina que ofusca a natureza humana de Cristo - termo que não nos representa de forma alguma. O “quarto passo”, sugerido pelo Patriarca Copta-ortodoxo, é a oração: dando estes quatro passos, podemos atingir o coração de Cristo e caminhar de mãos dadas. Eis os critérios que orientam as nossas relações com todas as Igrejas do mundo”.

Todos os anos, no dia 10 de maio, celebra-se o "dia do amor fraterno entre a Igreja Copta-ortodoxa e a Igreja de Roma", ocasião em que, em 2013, o Patriarca Tawadros II encontrou, pela primeira vez, o Papa Francisco, durante sua visita a Roma.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

06 maio 2023, 08:37