Busca

Schevchuk: o sacerdote zeloso mostra com o exemplo que vale a pena consagrar a vida a Deus

Como trabalhador especial na vinha de Deus, o sacerdote deve ajudar a pensar criticamente, a se conhecer, a escolher o caminho de perfeição e santidade, ao estado de vida ao qual Deus chama. "Deve necessariamente ser sensível quando se trata de cultivar a vocação à virgindade consagrada, à vida religiosa ou ao sacerdócio", pois são dons especiais de Deus. É muito importante ajudar uma pessoa ou filho espiritual a tomar consciência desta vocação, pois ela é muiro preciosa

Louvado seja Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é terça-feira, 21 de fevereiro de 2023 e na Ucrânia já suportamos 363 dias dessa guerra sangrenta em vasta escala que o ocupante russo trouxe para a pacífica terra ucraniana.

Mais uma vez, as últimas 24 horas, o dia e a noite que passaram, foram muito difíceis para a Ucrânia. Há combates intensos ao longo da linha de frente. De acordo com os relatórios matinais, ficamos sabendo que o inimigo está lançando cada vez mais tropas e recursos todos os dias para conquistar novos territórios da Ucrânia. Nosso exército está defendendo com bravura nossa pátria. Cidades como Bakhmut, Avdijivka já se tornaram símbolos da derrota russa e da coragem ucraniana. Hoje queremos apoiar especialmente na oração todos os nossos defensores, que sofrem hoje em uma situação difícil. Lá onde eles correm mais perigo, defendendo heroicamente a liberdade e a independência do nosso povo, da nossa Pátria.

Nas últimas 24 horas, nossas forças armadas repeliram ataques poderosos dos militares russos em três províncias de nossa pátria, em particular nossa província de Luhansk, província de Donetsk e nossa província de Zaporizhzhya. Repelimos ataques a cerca de 11 centros habitados. O inimigo continua destruindo sistematicamente a infraestrutura crítica de nossas cidades e vilarejos, privando nosso povo dos meios de sobrevivência, acesso à luz, calor e até água potável.

 

Uma grande tragédia está se desenrolando diante de nossos olhos na província de Kherson. O inimigo bombardeia implacavelmente, em particular, o lado direito desta heróica província, que recentemente conheceu a libertação, a desocupação e a expulsão do agressor russo. Mas Kherson, a capital desta província, é o epicentro dos ataques russos diários. Ontem, em apenas um dia, seis vezes, seis ondas de ataques poderosos foram sofridos por esta cidade. Nos meses desde a libertação, 44 ​​infraestruturas críticas de energia, suprimentos médicos e rotas de transporte foram destruídas na província desocupada de Kherson como resultado desses ataques. Já são 1.434 prédios residenciais destruídos desde a expulsão dos russos devido ao bombardeio. Mais uma vez dezenas de pessoas foram mortas e feridas. Mas o que nos chocou a todos ontem é que a Rússia está começando a usar cada vez mais armas proibidas, então ontem a província de Kherson foi bombardeada com projéteis de fósforo, que causam queimaduras terríveis, feridas no corpo das pessoas. Isso é um crime contra a humanidade, é mais um crime de guerra.

Mas hoje queremos agradecer ao Senhor Deus por estarmos vivos. Agradecer a coragem e firmeza dos ucranianos. Hoje todo o povo ucraniano se levantou para defender sua pátria. Hoje queremos que o mundo inteiro ouça que a Ucrânia está de pé! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando!

Hoje quero continuar com vocês a reflexão sobre como devemos cultivar a vocação. Já dissemos que a vocação é um dom de Deus. É uma determinada tarefa da vida. Deve ser descoberta e compreendida. O Senhor Deus chama, mas a pessoa deve responder a esse chamado. E dissemos que para que esta vocação se desenvolva, para que estes dons dados por Deus produzam frutos apropriados, frutos nos quais o mesmo dotado se sinta desabrochado, realizado, frutos que são uma bênção para a congregação da Igreja, para todo o Povo de Deus, esta vocação deve ser cultivada. Assim como um bom dono cuida das plantas de seu jardim, cuida delas, as poda, fertiliza, assim também esta vocação, como um precioso rebento de Deus em nossas almas, deve ser cultivada, cuidada e desenvolvida.

Ontem falamos sobre o grande papel da família que ajuda a cultivar a vocação. Como é importante que o pai e a mãe olhem para a alma do filho com olhos de amor e reconheçam todos os dons e imperfeições que esta criança manifesta em si e ajudem-na a reconhecer esta chamado, a responder a ele, a cultivar e desenvolvê-lo. Hoje gostaria de sublinhar o grande papel desempenhado pela Igreja, pela comunidade eclesial ou pela paróquia no nascimento da vocação pessoal e na vocação de vida de cada pessoa, em particular do sacerdote ou pai espiritual a quem o Senhor Deus concede muitas vezes o dom individual do discernimento vocacional.

Portanto, a comunidade da Igreja e cada pastor devem perceber sua responsabilidade em cultivar os dons de Deus que o Senhor Deus concede ao seu povo e aos seus paroquianos. O sacerdote deve pregar constantemente sobre a beleza, a dignidade e a nobreza da vocação, em particular quando se trata da vocação à santidade. Porque toda pessoa é chamada à perfeição cristã e humana. E o guia para a santidade deve ser o sacerdote. Assim, para que cada um de nós cresça em santidade, para que possa frutificar na graça de Deus, para que desenvolva os dons concedidos pelo Espírito Santo, devemos trabalhar em nós mesmos. Nossa vida é como um campo no qual devemos cultivar tudo o que Deus nos deu.

Um sacerdote é um trabalhador especial na vinha de Deus. E ele deve ajudar a cada um de nós, a cada pessoa em desenvolvimento, a pensar criticamente, a se conhecer, a escolher aquele caminho de perfeição e santidade, que é adequado para mim, a escolher aquele estado em minha vida, ao que Deus me chama. Um sacerdote deve necessariamente ser sensível quando se trata de cultivar a vocação à virgindade consagrada, à vida religiosa ou ao sacerdócio. Pois estes são dons especiais de Deus. É muito importante ajudar a pessoa, o indivíduo, o filho espiritual a tomar consciência desta vocação, porque ela é muito preciosa. O pároco que se mostra indiferente aos sinais evidentes de vocação religiosa na alma dos seus fiéis é negligente com os seus deveres.

Preparamo-nos agora para o tempo da Quaresma e sabemos que, segundo a nossa tradição espiritual ascética, para começar bem, especialmente a Quaresma, devemos ter uma conversa espiritual com o diretor espiritual para desenvolvermos um programa para este tempo, um programa que consiste em fazer esforços especiais para erradicar nossos próprios vícios e pecados, e especialmente para alimentar e fortalecer os dons de santidade e a vocação que recebemos e que vemos em nós mesmos. Assim, o tempo quaresmal é um tempo de primavera espiritual, no qual precisamos cuidar de nossas almas. Portanto, cabe ao diretor espiritual ver como ajudar cada pessoa a discernir sua vocação, para depois apoiá-la e cultivá-la. O sacerdote deve apoiar e encorajar ativamente a escolha, a escolha de viver uma vida mais perfeita. O sacerdote zeloso mostra com seu seu próprio exemplo que vale a pena consagrar a sua vida a Deus; consagrar-se no estado a que verdadeiramente o Senhor chama cada um.

Enquanto nos preparamos para este tempo, enquanto empreendemos uma luta espiritual contra nossos vícios, pedimos a graça do Espírito Santo para nos permitir triunfar sobre o mal. Podemos ver como hoje, em tempos de guerra, esse tipo de luta espiritual se torna o centro das atenções cristãs. Lutemos contra o mal, mas cultivemos os nossos bons talentos e desenvolvamos os dons de Deus, que Deus generosamente nos dá.

Oh, Deus abençoe a Ucrânia! Oh Deus, ajude-nos a fortalecer e sustentar os dons que o Senhor deu ao nosso povo! Ajude-nos a valorizar, defender e preservar o dom da liberdade que você nos deu, o dom da independência, o dom de um estado livre e independente. Ajude-nos a perceber o valor de seus dons e a responder a eles. Ó Deus, abençoe nossa Pátria Ucrânia com sua justa paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
21.02.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

21 fevereiro 2023, 22:14