Busca

Schechuk: resposta ao chamado é o caminho pessoal para a felicidade, para a salvação

"Deus, nós Te agradecemos por cada monge e monja. Agradecemos por cada vocação ao sacerdócio. Agradecemos os carismas e os dons especiais em que vivem as nossas numerosas comunidades monásticas, comunidades de vida consagrada. Senhor, agradecemos-te pelas nossas famílias cristãs, pelo heróico testemunho da paternidade e da maternidade, testemunho da fecundidade que dás ao homem para participar da criação, do nascimento para alimentar uma nova vida, uma nova pessoa."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo! Hoje é quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023, e na Ucrânia já é o 357º dia da grande guerra sangrenta em vasta escala.

O último dia também foi difícil, foi um dia de grande confronto militar no leste e sul do nosso país. A terra ucraniana novamente geme e treme sob as bombas e mísseis, sob a bota do ocupante russo. O inimigo atacou a Ucrânia na direção de vinte centros populacionais em quatro regiões da Ucrânia. Tem-se a impressão de que o aumento da intensidade das hostilidades está apenas começando. Aumenta a dor pelas novas perdas, pelos novos mortos e feridos. O inimigo inflige golpes devastadores em todo o território da Ucrânia todos os dias, onde quer que vá com suas armas mortais.

Nossa corajosa Ochakiv, a quem já mencionamos em nossa oração ontem, foi gravemente ferida novamente ontem à noite. Tentamos salvar vidas o máximo possível. Ontem, a evacuação da última criança da cidade de Vuhledar, na linha de frente, foi concluída. Estamos tentando fazer de tudo para apoiar nossos médicos, militares e civis que salvam a vida de nossos militares, todos aqueles que hoje tiram a população civil dos escombros de casas, de uma forma ou de outra afetadas pelos ataques russos. E nossa Kherson novamente se viu sob ataques de foguetes de artilharia. Parece que o inimigo está mirando deliberadamente as instalações médicas desta cidade. Nossa região de Zaporizhzhia, a região de Chernihiv, as de Sumy e Kharkiv são áreas de dor e sofrimento humano, e são também o espaço da dignidade humana, espaço de grande solidariedade cristã e de ajuda recíproca, espaço de coragem cívica e de amor pelo homem e sua pátria.

 

Portanto, nesta manhã, queremos agradecer às Forças Armadas da Ucrânia e a todos os ucranianos que estão salvando sua pátria hoje, como disse o Papa Francisco, salvando sua mãe Ucrânia. E é por isso que hoje queremos dizer mais uma vez: a Ucrânia vive! A Ucrânia resiste! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

Hoje, de acordo com o Calendário Juliano, celebramos a Festa da Apresentação de Nosso Senhor Jesus Cristo no Templo. É uma das 12 maiores festas religiosas do ano. Celebramos o momento em que Maria e José, segundo a lei do Antigo Testamento, levaram o menino de 40 dias para oferecer um sacrifício, um sacrifício pelo seu primogênito. Na tradição da Igreja, a festa da Apresentação no Templo, conhecida como Candelora, é um dia especial para as pessoas consagradas, pessoas que foram mortas pelo mundo e já vivem na ressurreição, aquelas que se dedicaram totalmente ao Cristo apaixonado. Hoje agradecemos especialmente ao nosso monaquismo pelo corajoso testemunho da fé cristã nas difíceis circunstâncias desta guerra.

Refletindo sobre a nossa vocação, precisamente hoje, num dia em que Cristo como luz está no centro das atenções espirituais, queremos refletir mais uma vez sobre a luz da vida de uma pessoa, necessária para escolher o estado justo em quem quer ou sente chamado a viver sua vida terrena.

Sabemos que, de acordo com os ensinamentos de São Basílio Magno, existe apenas um estado de perfeição para o homem, o estado de consagração a Deus, e esse é o Santo Batismo, o Batismo no qual recebemos a adoção divina e nos tornamos um templo de o espírito Santo. Mas este templo ainda precisa ser desenvolvido, e as graças que temos, devemos multiplicar por nossos próprios esforços.

Segundo os ensinamentos dos primeiros Padres da Igreja, existem dois caminhos para ser cristãos perfeitos: a vida monástica ou a virgindade consagrada e o estado conjugal ou familiar. Hoje queremos dar uma atenção especial ao nosso monaquismo heróico. Com efeito, desde os primeiros tempos da Igreja, ser totalmente consagrado, viver de todo o coração para Cristo no amor com Ele, é algo que constitui o ideal da perfeição cristã. Sabemos como o apóstolo Paulo persuadiu todos os seus filhos, os filhos da Igreja primitiva, a permanecerem no estado para o qual foram chamados. Caso se é chamado para ser solteiro, deve servir a Deus dessa maneira. Se o chamados é ao matrimônio, deveis realizar o vosso dom de paternidade e maternidade segundo o amor que Cristo revelou à sua Igreja e se entregou por ela. Hoje realmente precisamos de pessoas consagradas corajosas e audaciosas, que dediquem toda a sua vida ao serviço da Igreja e do povo.

Hoje quero agradecer a todas as nossas várias Ordens e Congregações monásticas por seu serviço. Quero fazer um apelo aos nossos jovens que se sentem chamados ao estado monástico a terem a coragem de aceitar esta vocação, porque este estado de perfeição é um dom e uma tarefa especial apenas para alguns, não para todos. Não é à toa que Cristo diz aos seus discípulos: "Quem puder entender isso, entenda."

Da mesma forma, um dom inestimável é representado pelo casamento cristão. Ser pai ou mãe, ser chamado ao matrimônio é também um dom e uma tarefa. É preciso ter coragem, a coragem de não ter medo dos desafios e dos fardos da vida familiar e conjugal. Das diferenças que existem entre esses estados não se deduz que um desses dois estados seja melhor ou pior. De fato, o apóstolo Paulo diz: “Há muitos dons, mas um só é o Espírito”.

A felicidade de uma pessoa não depende de seu estado ou status, mas antes de tudo de quão harmoniosa e coerentemente ela incorpora o chamado de Deus em sua vida. Mas quando alguém percebe esse chamado de Deus, quando percebe e entende que o Senhor Deus está chamando para a vida monástica ou para a vida conjugal, deve-se ter a coragem de aceitar esse chamado, responder a ele, viver de acordo com ele. Este é o seu caminho pessoal para a felicidade, o caminho para a salvação. Cada pessoa é chamada por Deus de maneira pessoal e única e, portanto, nem todos os dons de Deus são investidos naquilo que a pessoa está acostumada a considerar melhor ou pior, mas cada um desses dois estados, os estados de cristãos perfeitos, é uma necessidade condição para realizar nesta vida a nossa vocação de vida pessoal e a vocação cristã.

Deus, nós Te agradecemos por cada monge e monja. Agradecemos por cada vocação ao sacerdócio. Agradecemos os carismas e os dons especiais em que vivem as nossas numerosas comunidades monásticas, comunidades de vida consagrada. Senhor, agradecemos-te pelas nossas famílias cristãs, pelo heróico testemunho da paternidade e da maternidade, testemunho da fecundidade que dás ao homem para participar da criação, do nascimento para alimentar uma nova vida, uma nova pessoa. Deus, abençoe nosso povo ucraniano. Abençoe nosso exército. Dai-nos a vitória sobre o inimigo, dai-nos a força para cumprir a nossa vocação pessoal para servir o nosso povo sofredor. Deus, abençoe nossa pátria ucraniana, nosso povo e nossos filhos com Sua paz celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
15.02.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

15 fevereiro 2023, 22:12