Busca

Schevchuk: o Senhor é o segredo de nossa resiliência

"Senhor, Tu vês como a Ucrânia está hoje: dilacerada, chorando, desprezada. Reveste-nos com as vestes do Teu esplendor e da Tua luz divina. Vista-nos do alto com a tua força. Senhor, uma vez que entrastes no rio Jordão, entre em nossa Dnipro hoje e seja uma fonte de renovação, renascimento do povo ucraniano, de nossa pátria. Tu mesmo és o segredo da nossa resiliência e a garantia da nossa vitória. Senhor, Tu que vens a nós nestes dias, abençoa nossa Pátria com Tua paz celestial!"

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é segunda-feira, 16 de janeiro de 2023, e na Ucrânia já é o 327º dia da grande, sacrílega e sangrenta guerra que os invasores russos continuam travando em nossa martirizada terra da Ucrânia.

O dia de ontem e a noite passada em nossas terras novamente se mostraram sangrentas. Nosso Donbass está pegando fogo. Combates pesados estão acontecendo na região de Luhansk e na região de Donetsk, onde bombardeios e disparos não param de dia ou de noite. O sangue humano corre como um rio. Estamos tentando fazer de tudo para salvar a população civil local, evacuar os feridos e honrar os falecidos com dignidade.

As operações de resgate estão em andamento há mais de 40 horas na cidade de Dnipro após o terrível ataque terrorista contra um grande prédio de apartamentos. Até esta manhã, o número de mortos encontrados havia subido para 35, incluindo duas crianças. O número total de feridos que estão atualmente sob cuidados médicos é de 75 pessoas, das quais 14 são crianças. Nos unimos em oração a todos aqueles que salvam vidas, ajudamos todos aqueles que foram feridos, rezamos pelo descanso eterno daqueles inocentemente mortos pelo assassino russo: por nossos irmãos e irmãs.

 

Nossa cidade de Zaporizhzhia também sofreu um ataque ontem à noite. Esta manhã estão sendo especificadas as vítimas e a destruição sofrida. Hoje também podemos afirmar que os russos estão bombardeando implacavelmente nossa fronteira no norte de nossa pátria. A cidade de Zaporizhzhia e sua região, e a região de Dnipropetrovsk também são bombardeadas. Nossa região de Kherson também continua sofrendo. Somente no último dia, sofremos 16 ataques das forças de ocupação russas contra nossas cidades e vilas.

Mas esta manhã agradecemos a Deus e às nossas Forças Armadas da Ucrânia por estarmos vivos, apesar de estarmos passando por muitas circunstâncias dramáticas. Já fomos avisados ​​de que há mais danos ao sistema de energia da Ucrânia e quedas de energia de longo prazo pela frente.

Mas hoje queremos que nossa voz seja ouvida por todo o mundo, a voz que declara incansavelmente que estamos vivos. A Ucrânia resiste! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

De acordo com os nossos ritmos litúrgicos, estamos nos preparando para a festa da Epifania, para o evento do Batismo do Filho de Deus, nosso Salvador Jesus Cristo, no rio Jordão. Esta grande festa, segundo nossa tradição litúrgica bizantina, tem um caráter muito semelhante ao Natal de Cristo. Tem seu período de proherotia, ou pré-festa, isto é, dias de preparação e, portanto, como a grande festa do Senhor, tem sete meteortia, ou dias pós-festa. Ou seja, a liturgia nos dá a possibilidade de ir mais fundo, de fazer o caminho mistagógico ao coração deste sacramento para nos enchermos da graça e do poder de Deus, renovarmos nossa vida cristã e também renovarmos nossas forças de resiliência diante das os desafios do presente. Portanto, nestes dias pré-festivos ouviremos todos os dias um pequeno texto do hino principal dos dias de preparação para a Epifania, do hino chamado "Troparion pré-festivo" no qual se repetem três palavras de grande profundidade: "Prepare-te", "Acolhe o Senhor", "não te esconda". "...Pois Cristo aparece desejando renovar toda a criação, todas as coisas criadas...".

A palavra "prepara-te" remete este hino à terra, àqueles subúrbios judeus da Transjordânia onde Cristo se apressará como servo. A palavra "acolhe" dirige-se ao Jordão, a esse elemento, a água, que não só acolherá o seu Criador, mas se transformará no símbolo de um novo nascimento, de uma nova formação de todo o mundo. “Não te escondas” - estas palavras são dirigidas aos nossos antepassados, Adão e Eva, lembrando como uma vez, tendo cometido o primeiro pecado, Adão e Eva descobriram que estavam nus e começaram a ter vergonha dos seus corpos, escondendo-se do seu Criador. E ali, no paraíso, o Senhor Deus foi o primeiro a buscar o homem. Deus então veio ao homem nu e hoje vem ao homem dizendo: “Não te escondas como fazias no paraíso! Porque aquele que então te viu nu, hoje veio para revestir-te com tuas vestes originais", nas vestes originais da glória divina de que foi revestido o ser humano recém-criado. Portanto, preparemo-nos, acolhamos, não nos escondamos. Olhemos para toda a nudez da verdade sobre cada um de nós. Porque Cristo vem ansioso para renovar o mundo e cada um de nós.

Deus, abençoe nossa Pátria! Senhor, como viestes nas periferias da Judéia acima do Jordão, venha também à nossa terra ucraniana, acima do nosso rio Dnipro. Senhor, Tu vês como a Ucrânia está hoje: dilacerada, chorando, desprezada. Reveste-nos com as vestes do Teu esplendor e da Tua luz divina. Vista-nos do alto com a tua força. Senhor, uma vez que entrastes no rio Jordão, entre em nossa Dnipro hoje e seja uma fonte de renovação, renascimento do povo ucraniano, de nossa pátria. Tu mesmo és o segredo da nossa resiliência e a garantia da nossa vitória. Senhor, Tu que vens a nós nestes dias, abençoa nossa Pátria com Tua paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
16.01.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

16 janeiro 2023, 22:27