Busca

Schevchuk: neste difícil tempo de guerra, Deus torna possível o impossível

Deus nos capacita a cumprir a Lei de Deus e a viver nosso batismo, como o fez São Basílio Magno.. Na realidade, a vida do cristão é a vida da essência batismal do nosso compromisso diário. O Senhor Deus garante que graças à sua ajuda podemos cumprir os mandamentos de Deus, cumprir a vocação a que nos chama no Batismo. Isso nos dá força. Isso nos dá força para continuar esperando contra a esperança. Ele é o cumprimento da lei e dos profetas. Jesus Cristo é a chave, o segredo da vitória da Ucrânia

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sábado, 14 de janeiro de 2023 e na Ucrânia já é o 325º dia da guerra em grande escala que o invasor e ocupante russo trouxe para nossa terra.

Ontem, bem como a noite passada foram muito difíceis para o nosso povo e para o nosso Estado. Na região de Donbass e Luhansk está em chamas o chamado arco de hostilidades. No geral, a linha de frente onde as hostilidades ativas estão em andamento hoje tem quase mil e quinhentos quilômetros de extensão. Se, em vez disso, levarmos em conta toda a fronteira da Ucrânia com a Belarus e a Rússia, a linha de contato se estende por 3.786 quilômetros. É a linha da dor, a linha do sangue, a linha do fogo, mas é também a linha da heróica resistência do povo ucraniano à declarada agressão russa. Esta é a linha de coragem e estabilidade de nossa pátria.

Ontem o inimigo com seus mísseis atacou as regiões de Kharkiv e Zaporizhzhia. Esta manhã, Kyiv acordou com fortes explosões. Agora, neste momento, há um alerta aéreo em Kyiv. Uma série de explosões poderosas já foram ouvidas e há relatos de que mais mísseis russos estão chegando aqui em Kyiv. Já temos informações sobre a destruição de várias infraestruturas na capital. Cerca de dezoito residências foram danificadas na região. No total, mais de 72.000 alvos de infraestrutura civil foram danificados na Ucrânia até o momento, de acordo com as autoridades estaduais. Quase 55.000 são residências particulares onde as pessoas vivem. Trata-se de arranha-céus e condomínios privados. Entre as estruturas destruídas estão mais de 2.200 centros de estudo e de formação, 418 instituições médicas, 316 instituições culturais, 88 prédios religiosos, igrejas, casas de oração, cerca de 4.000 sistemas de energia e redes de abastecimento de água.

Assim, todos os dias, vivendo sob forte bombardeio russo, a Ucrânia sofre. As feridas estão aumentando. Mas queremos que a nossa voz seja ouvida pelo mundo inteiro nesta difícil manhã de guerra, ao som dos foguetes e ataques aéreos russos.

 

Hoje dizemos: a Ucrânia resiste! A Ucrânia luta!  A Ucrânia reza!

Hoje, de acordo com o nosso calendário litúrgico, celebramos o início do novo ano no antigo estilo juliano e celebramos a festa da Circuncisão de nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo, bem como o dia de comemoração do grande pai de a Igreja Oriental: São Basílio Magno, arcebispo de Cesaréia na Capadócia. A festa da circuncisão do nosso Salvador, no oitavo dia após o seu nascimento, é um momento espiritual especial, um acontecimento singular na relação entre Deus e os homens, entre Deus e o seu povo.

Refletindo sobre o mistério do Natal, dissemos que o nascimento na carne de nosso Salvador é o ápice da história humana, em particular, é o cumprimento do período do Antigo Testamento da história da salvação. A circuncisão oito dias após o nascimento de nosso Salvador é o cumprimento da lei do Antigo Testamento. Hoje, aceitando-o como legislador, no oitavo dia da circuncisão, Cristo não se limita a observar um rito que prescreve a lei de Moisés, mas procede ao seu cumprimento. Ou seja, a lei e os profetas do Antigo Testamento encontram sua plenitude na pessoa de Jesus Cristo. Cristo aceita a circuncisão corporal para entrar no cumprimento da aliança, no cumprimento de todas aquelas promessas que Deus fez a Abraão, Isaque e Jacó para então, acolhendo nosso Salvador, estar hoje em sua plenitude.

Hoje é um evento especial para nós cristãos também. O apóstolo Paulo nos fala sobre isso, indicando esta criança circuncidada de oito dias que hoje recebeu o nome de Jesus, que significa "Salvador". Paulo nos escreve assim: "É nele que vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita pela mão do homem, mas com a circuncisão de Cristo".

Isto é, o acontecimento de hoje parece começar a revelar-nos um sinal cujo significado é a nossa pertença ao povo de Deus neotestamentário. Abre-se no momento da conclusão de uma nova Aliança entre Deus e o homem. Hoje abre-se diante de nós uma das páginas profundas do conteúdo da nossa vida de cristãos. Ele nos explica, nos apresenta o sacramento do Batismo, o Batismo de Jesus Cristo que celebraremos no dia da Epifania, mas também o batismo que experimentamos. A lei do Antigo Testamento apontava para o pecado, revelava-o, como diz o apóstolo Paulo, sem dar a força para vencer esse pecado, não só para obedecer à lei, mas também para cumpri-la. Em vez disso, na pessoa de Jesus Cristo, mediante o sacramento do Batismo, receberemos a graça do Espírito Santo que nos torna não apenas ouvintes, mas também executores desta lei que não apenas cumprimos, mas a cumprimos em Cristo Jesus.

Neste difícil tempo de guerra, vemos como Deus torna possível o impossível. Ele nos capacita a cumprir a Lei de Deus e nos capacita a viver nosso batismo, como São Basílio Magno demonstrou e testemunhou pessoalmente. Na realidade, a vida do cristão é a vida da essência batismal do nosso compromisso diário. O Senhor Deus garante que graças à sua ajuda podemos cumprir os mandamentos de Deus, cumprir a vocação a que nos chama no Batismo. Isso nos dá força. Isso nos dá força para continuar esperando contra a esperança. Ele é o cumprimento da lei e dos profetas. Jesus Cristo é a chave, o segredo da vitória da Ucrânia.

Deus, abençoe nossa Pátria! Deus abençoe nossas meninas e meninos no front! Ó Deus, tu que aceitas a circuncisão do oitavo dia hoje, circuncida todos os desejos básicos do homem. Corte, destrua, repila todas as tentativas do inimigo de matar, escravizar, ocupar. Nós somos o Teu povo. Dá-nos a circuncisão espiritual de nossos corações para vencer com Teu poder, derrotar o mal, viver em Sua verdade. Deus, abençoe nossa Pátria com Sua paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
14.01.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

14 janeiro 2023, 22:42