Busca

Schevchuk: o recém-nascido nos diz: "Não tenham medo do futuro! Não tenham medo do novo!"

Às vezes, quando vemos nossas cidades e vilarejos destruídos, falamos de imagens apocalípticas do fim do mundo. Não. Em vez disso, vemos uma criança pequena descansando pacificamente nos braços de sua mãe. Como se Cristo nos dissesse: "Não tenham medo do amanhã! Porque esse futuro sou eu". Nós, cristãos, caminhamos rumo à plenitude da vida, rumo ao ponto culminante da história, rumo a Cristo, rumo àquele que hoje nos aparece como uma criança para eliminar todo tipo de fobias e medos das pessoas.

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quinta-feira, 12 de janeiro de 2023, e na Ucrânia já é o 323º dia da grande guerra em ampla escala que o ocupante russo trouxe para nossa martirizada terra da Ucrânia.

O dia de ontem e a noite passada também foram muito difíceis para o nosso país, para o nosso povo. No leste de nossa pátria, o chamado “arco de fogo” está queimando: na região de Luhansk, das cidades de Svatove, Kreminna e até a região de Donetsk. Hoje todos nos lembramos especialmente em nossas orações dos defensores de nossa pátria perto de Soledar, perto de Bakhmut, perto de Avdiivka, onde o inimigo continua a atacar implacavelmente nossas cidades e povoados. À noite, os russos novamente atacaram brutalmente a cidade de Zaporizhzhia. Os mísseis atingiram a infraestrutura desta cidade devastada. Nossa região de Kherson também se viu sob fogo. Cerca de doze centros populacionais ao longo da margem direita do Dnipro tornaram-se alvo da artilharia russa. Mais uma vez, o inimigo atacou nossa região de Kharkiv, região de Sumy e região de Chernihiv.

Devido ao abaixamento das temperaturas, as geadas se intensificam, e sentimos a falta de energia elétrica. Muitas cidades e vilarejos estão passando por sérios cortes de energia, o que representa um grande desafio para nós hoje, para aqueles que vivem um pouco mais longe da linha de frente.

Mas, apesar destes momentos trágicos, apesar de termos que chorar todos os dias os novos mortos, rezamos pela libertação dos nossos prisioneiros, cuidamos da recuperação e cura dos nossos feridos, hoje agradecemos a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por estarmos vivos. Hoje testemunhamos ao mundo inteiro que a Ucrânia está resistindo! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

Segundo os ritmos litúrgicos da vida da nossa Igreja e de outras Igrejas ucranianas de tradição bizantina, vivemos os dias da metheortia da Natividade de Cristo. Cada dia deste tempo litúrgico nos oferece algo novo. Todos os dias descobrimos algo neste evento do nascimento de nosso Salvador entre nós.

Hoje pela matinhã cantamos as palavras muito profundas sobre as quais desejo refletir com vocês. A Igreja cantou hoje: "A Sabedoria e a inteligência, que é anterior aos séculos - o Filho do único Pai e Espírito - nos últimos tempos quis nascer para nós da Virgem para salvar o mundo do tormento do inimigo. Glória àquele que permitiu nascer no corpo! Glória àquele que nos libertou com o seu Natal!" Vemos então que Cristo, nascido entre nós, nos liberta com o seu Natal. Repetimos tantas vezes que no seu Natal se cumpre o plano eterno de Deus para a salvação do homem. Mas o que significa esta salvação?

Se abrirmos os livros das Sagradas Escrituras, veremos que a palavra "salvação" vem antes de tudo da experiência da salvação do povo de Deus da morte causada pelos inimigos, a salvação da morte inevitável. Então o povo de Deus experimentou a presença de Deus como aquele que salva da morte. Mas hoje vemos a palavra "salvação" em um contexto mais amplo, não apenas como a salvação de alguma calamidade terrena, a salvação dos problemas deste mundo. Os pais e mestres da Igreja vêem a salvação do homem como a salvação da destruição eterna. Porque, quando terminado o seu caminho terreno, a pessoa se afasta da plenitude da vida e da felicidade de Deus, a eternidade que a espera será o seu eterno lento morrer. E assim Cristo nasce para nos libertar, com o seu Natal, da destruição eterna, da morte eterna, do eterno tormento e sofrimento

É interessante que na Natividade de Cristo se cumpra o desígnio eterno de Deus sobre o homem, que, como toda a criação, é chamado à plenitude da vida. O Santo Apóstolo Paulo em sua carta aos Colossenses afirma que em Jesus Cristo, naquela criança, repousa corporalmente  toda a plenitude. Algumas traduções dizem que toda a plenitude da divindade repousa corporalmente nele, mas também podemos dizer que toda a plenitude da vida humana repousa corporalmente em Cristo, nascido em Belém. O santo Papa Leão Magno disse que no nascimento de Cristo nasce também o povo de Deus do Novo Testamento, o povo que Cristo com seu Natal quer libertar, quer resgatar do pecado e da morte e dar-lhes acesso a esta plenitude . O Papa Leão Magno diz que o nascimento da cabeça, sendo Cristo a cabeça do seu corpo, da sua Igreja, significa o nascimento de todo o corpo, de toda a comunidade da Igreja, o nascimento do povo de Deus.

Assim, podemos dizer que nas mãos de Maria repousa toda a plenitude da divindade corpórea e a plenitude da vida humana no Filho de Deus. Isso é muito importante para nós, porque hoje na Ucrânia, às vezes, vivemos apenas um dia de cada vez. Tememos o futuro porque não sabemos como será. Uma pessoa geralmente tem medo do que não experimentou, do que não está convencida, do que não conhece. Quando hoje vemos corporalmente a plenitude da vida que Cristo trouxe ao homem quando menino, vemos o nosso futuro.

O Senhor Deus nos mostra que nosso futuro não é assustador, não é terrificante. O futuro não é um evento apocalíptico de destruição eterna. Às vezes, quando vemos nossas cidades e vilarejos destruídos, falamos de imagens apocalípticas do fim do mundo. Não. Em vez disso, vemos uma criança pequena descansando pacificamente nos braços de sua mãe. Como se Cristo nos dissesse: "Não tenham medo do amanhã! Porque esse futuro sou eu". Nós, cristãos, caminhamos rumo à plenitude da vida, rumo ao ponto culminante da história, rumo a Cristo, rumo àquele que hoje nos aparece como uma criança para eliminar todo tipo de fobias e medos das pessoas diante do futuro.

Hoje o Cristo recém-nascido nos diz: "Não tenham medo do futuro! Não tenham medo do novo! Busquem a plenitude da vida! Vivam plenamente! Não se percam em ninharias!" Por isso dizemos que o Natal de Cristo é o fulcro da história humana e a revelação culminante do desígnio de Deus para a felicidade eterna e a salvação do homem.

Deus abençoe a Ucrânia! Deus, nós acreditamos que Tu és o nosso futuro. Acreditamos que, ao nascer entre nós, trouxestes a plenitude da vida ao nosso povo, à nossa pátria. E ninguém nos pode tirar esta plenitude. Tu és nosso salvador e redentor. Em Ti, através do Teu Natal, hoje vemos nosso futuro brilhante, alegre e pacífico.

Deus abençoe a Ucrânia! Abençoe nossas meninas e meninos no front! Jesus, tu és a plenitude de Deus nascido entre nós corporalmente. Ó Jesus, abençoa o nosso país com a Tua paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
12.01.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

12 janeiro 2023, 22:35