Busca

Schevchuk: Natal, renovação da presença do Salvador em nossos corações

"Sabemos que a falta de uma fonte de luz faz com que vivamos na escuridão. Se temos esse eterno gerador de energia sempre presente, não temos medo do escuro. Podemos brilhar mesmo na noite mais escura. Assim, os cristãos que celebram o Natal têm esta oportunidade única, este segredo para restaurar o seu esplendor, porque estão a reencontrar-se com a fonte da vida. Assim se renovam, renascem com o nascimento do Salvador."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sábado, 7 de janeiro de 2023. Hoje, juntamente com outros cristãos da tradição oriental, celebramos a grande festa do Natal na Ucrânia, embora em nosso país seja o 318º dia da grande e sangrenta guerra em vasta escala.

Apesar da simulação da trégua de Natal, os combates no front não pararam nem por um minuto. O inimigo não para de matar nem neste dia festivo de Natal, bombardeando nossas cidades e povoados. Nossa fronteira ao norte - nossas regiões de Chernihiv, Sumy e Kharkiv - está sob bombardeio. Nossas regiões de Zaporizhzhia e Kherson estão sob ataque dos russos, e novamente nosso Donbass é o epicentro do fogo e dos confrontos militares mais importantes.

Mas neste dia festivo queremos mais uma vez dizer ao mundo inteiro: a Ucrânia resisteA Ucrânia combate! A Ucrânia reza! A Ucrânia festeja o Natal!

 

O Natal, esta grande festa cristã, é a festa da vinda ao mundo de nosso Deus, o Criador e Salvador, por meio do nascimento na natureza humana. Esta festa, que nós cristãos celebramos, dá uma resposta muito importante às eternas aspirações humanas, às aspirações de bem, da paz, da harmonia, do bem como plenitude da vida. O Natal na tradição cristã é permeado por um inalienável espírito de novidade. De tempos em tempos, os textos litúrgicos transmitem aos fiéis a alegre notícia de que Cristo veio para tudo renovar. Vamos cantar que "Chegou uma nova alegria como nunca antes."

Às vezes dizemos que desde o início da guerra todos nos tornamos diferentes. A Ucrânia e o mundo mudaram para sempre. Mas, de fato, o evento central na história de todo o mundo criado é a Natividade de Cristo. A partir deste momento toda a história se divide em duas partes: antes da Natividade de Cristo e depois da Natividade de Cristo. E a verdadeira novidade, a verdadeira renovação vem do nascimento de Deus em um corpo humano.

Se aprofundarmos a atmosfera da festa expressa em suas orações, nos cantos litúrgicos, veremos três aspectos muito importantes: a renovação de Deus, do homem e do mundo inteiro, e a renovação da história. Se Deus se torna homem, sua Pessoa divina, a Segunda Pessoa da Trindade, o Filho de Deus se torna o que não era, como dizem nossos textos litúrgicos. Ou seja, embora permanecendo Deus, ele aceita a plenitude da natureza humana. Por quê?

Cristo nasceu para nos fazer reviver, seres humanos. Ele se humilha para nos reerguer. É por isso que ele se torna criança, para nos renovar. Assim, em Cristo encontramos, por um lado, a iniciativa divina de salvar e renovar a sua criação e, por outro, o desejo incansável do homem de criar e encontrar coisas novas. Quando vivenciamos algo novo, temos a sensação de que estamos vivendo, que estamos evoluindo.

A renovação do homem e do mundo inteiro é apenas um embrião. Um embrião que quer se desenvolver em nosso coração e através de nossas mãos. É importante perceber que para os cristãos o conceito de novidade não é, de fato, um conceito, mas uma realidade. Uma pessoa renovada em Cristo tem a força, a energia e a capacidade de encher a história com um novo espírito, o espírito do bem, do amor e da justiça. Às vezes, essa renovação pode ser comparada a uma espécie de iluminação de uma pessoa. Sabemos que a falta de uma fonte de luz faz com que vivamos na escuridão. Se temos esse eterno gerador de energia sempre presente, não temos medo do escuro. Podemos brilhar mesmo na noite mais escura. Assim, os cristãos que celebram o Natal têm esta oportunidade única, este segredo para restaurar o seu esplendor, porque estão a reencontrar-se com a fonte da vida. Assim se renovam, renascem com o nascimento do Salvador.

Lutar contra o envelhecimento que se manifesta sob a forma do desespero, indiferença, perda da esperança e entusiasmo é, por assim dizer, o sentido doe umcristão, o sentido da vida cristã. A renovação envolve um trabalho constante, responsável e incansável. A verdadeira renovação não pode acontecer com um movimento de varinha de condão, mas deve ser apoiada por um trabalho paciente e constante. A vitória sobre o mal, a vitória sobre o ocupante será uma verdadeira renovação para a nossa pátria ucraniana, uma renovação preparada com o nosso trabalho, mesmo com o sacrifício das nossas vidas. É a vitória que hoje imploramos ao recém-nascido Salvador. Portanto, a celebração mais adequada do Natal é renovar a presença de seu espírito em nossos corações, o despertar de nossa consciência e a vontade de fazer o bem, apesar do mal que assola o mundo.

A celebração de Cristo, que tudo renova com o seu Natal, é uma ocasião única para rejeitar de uma vez por todas a perniciosa tentação de ossificação que se baseia na inércia, no desespero, na indecisão e no medo. Cristo se encarnou para reconstruir o homem, em certo sentido. Quando na Ucrânia vemos as nossas cidades e povoados destruídos e pensamos na reconstrução, não vemos um simples regresso, uma reconstrução do passado, vemos uma realidade completamente diferente e renovada, vemos as nossas cidades e povoados reconstruídos, renovados que certamente ressurgirão. E já os vemos hoje, no Natal. Quem senão os cristãos são capazes de renovar o mundo inteiro com sua fé em Deus, sua fé na iluminação mútua pelo Espírito de Deus, sua brilhante esperança, seu amor sacrificial e seu trabalho dedicado?

Cada pessoa que vem a este mundo representa um símbolo ou um sinal, um farol de esperança. O nascimento de um novo filho em uma família é um sinal de esperança para o futuro dessa família, e o nascimento de Deus como filho entre nós é um sinal de que essa renovação já começou. O Natal é o sinal de uma grande nova esperança que a cada ano fortalece nossos corações.

Congratulo-me de coração com todos vocês por esta festa maravilhosa! Faço votos que experimentem profundamente o espírito de renovação que brota deste pobre presépio, o espírito de força e otimismo que nos dá hoje este pequeno filho de Deus que repousa sobre o feno da manjedoura, uma pequena criança que a Virgem Imaculada mantém perto de seu coração. Que o Cristo recém-nascido conceda a todos vocês, queridos em Cristo, todo o bem, luz celestial, força e coragem para sobreviver a todas as adversidades. Que Ele abençoe nossa martirizada terra da Ucrânia com Sua paz celestial!

Boas Festas a todos nós e um abençoado, feliz e vitorioso Ano Novo!

Svyatoslav+

07.01.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

07 janeiro 2023, 22:58