Busca

Schevchuk: cada momento da nossa vida pode ser o momento do encontro

"Nossas vidas estão em constante mudança. Eles fluem, estão em ação à medida que crescemos, nos desenvolvemos, envelhecemos, mudamos nossos pontos de vista, nossa maneira de fazer as coisas, e o Senhor está sempre procurando novos caminhos, novas maneiras de vir até nós. Cabe a nós estarmos prontos para encontrar o Senhor nas diversas circunstâncias de nossas vidas."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é segunda-feira, 2 de janeiro de 2023, e em nossa Pátria, na Ucrânia, já é o 313º dia de guerra em grande escala.

Este ano começou ruidosamente, com ataques persistentes de mísseis e drones russos em nossas cidades e vilarejos. Mas o epicentro desses ataques sempre foi nossa capital, nossa cidade de Kyiv. Lutas pesadas estão ocorrendo ao longo de toda a linha de frente. Nas regiões de Lugansk e Donetsk, o agora famoso "arco de fogo" queima. As cidades ucranianas Bakhmut e Avdiivka estão se defendendo bravamente. Nossas bravas Forças Armadas da Ucrânia não estão apenas retendo os ataques do inimigo, mas estão tentando, passo a passo, continuar o processo de libertação das nossas cidades epovoados, expulsando o ocupante e o agressor assassino da terra da Ucrânia.

 

Durante o último dia e especialmente na noite passada, a Ucrânia foi novamente atingida por mísseis e drones de ataque. No último dia e na noite anterior, cerca de 40 drones de ataque foram lançados da Rússia contra nossas cidades e centros habitados que dormiam pacificamente. Somente na cidade de Kyiv, 22 drones de ataque foram lançados durante a noite. Foi uma noite barulhenta. Em ação estava a defesa antiaérea. Há danos em infraestruturas críticas para o abastecimento de energia. Outra vez nossa capital ficou sem luz, sem eletricidade. Outra vez, civis morreram. Mais uma vez, a guerra pressionou a vida e a saúde de nossas meninas e meninos. Mas estamos vivos e esta manhã agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por podermos continuar a viver para Deus e nossa querida Pátria.

E hoje novamente queremos anunciar com alegria que a Ucrânia está de pé! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

Mais uma vez, gostaria de convidar todos a se unirem ao movimento que nossa tradição bizantina nos oferece para abordar e viver com dignidade a celebração da Natividade de Cristo. Começa hoje o período pré-natalino: a preparação efetiva para este evento. Assim como outros feriados cristãos, o Natal não pode ser totalmente compreendido sem uma palavra importante. Esta palavra é: "hoje", "este dia". Mais precisamente, não podemos viver adequadamente o evento da Natividade do Senhor se não compreendermos o significado que a liturgia, que ouvimos em nossos hinos antes da festa do Natividade, atributos da palavra "hoje". A maioria dos textos litúrgicos ligará o evento glorioso do nascimento do Salvador ao momento presente. Hoje Cristo vem! Hoje Cristo nasceu! Hoje a Palavra se torna carne! Hoje nós cantamos e glorificamos a Ele.

A ideia teológica e espiritual desta vinda efetiva e real de Deus é tão importante hoje que sem ela é impossível compreender a própria vida litúrgica da Igreja e, em geral, toda a existência cristã como tal. E não estamos falando de um dia específico no calendário aqui. É o movimento de Deus em direção ao homem.

O Apocalipse de nos traz as palavras de Cristo: "Eu sou o Alfa e o Ômega; o princípio e o fim", diz o Senhor Deus, "Aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso!" já veio, mas para quem crê n'Ele é Ele que sempre vem, sempre chega. A liturgia da Igreja é antes de tudo uma experiência espiritual e orante que permeia a história e se desenvolve dinamicamente até o cumprimento final dos tempos. Portanto, a festa de Natal tem um significado espiritual importante, é que o Senhor vem sempre ao nosso encontro. Cada momento da nossa vida pode ser o momento do encontro. Por isso é muito importante a nossa abertura constante às visitas de Deus para não perder o momento quando o Senhor vier.

Nossas vidas estão em constante mudança. Eles fluem, estão em ação à medida que crescemos, nos desenvolvemos, envelhecemos, mudamos nossos pontos de vista, nossa maneira de fazer as coisas, e o Senhor está sempre procurando novos caminhos, novas maneiras de vir até nós. Cabe a nós estarmos prontos para encontrar o Senhor nas diversas circunstâncias de nossas vidas. Para encontrar Cristo, que está para nascer em Belém, é muito importante a nossa abertura, a nossa disponibilidade para o acolher quando nos visita, mesmo de uma forma talvez inesperada para nós. Hoje o Senhor vem nascer entre nós, na Belém judaica dos nossos corações, o Senhor vem à Ucrânia.

Deus, abençoe nosso martirizado povo ucraniano! Deus abençoe nossas meninas e meninos no front. Deus, Tu és Aquele que continua a vir até nós. Venha para aqueles que querem roubar o Natal. Venha para nossos prisioneiros de guerra, nossos irmãos e irmãs nos territórios ocupados. Deus, venha pelas portas fechadas dos corações humanos, pelas portas fechadas das prisões e câmaras de tortura. Deus, venha! Nasce hoje no corpo do povo ucraniano. Deus, Jesus Cristo, abençoe Teu povo, abençoe a Tua herança, abençoe nossa Pátria Ucrânia com Tua paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
02.01.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

02 janeiro 2023, 22:56