Busca

Visita da imagem peregrina nas comunidades Visita da imagem peregrina nas comunidades 

Cardeal Tempesta: São Sebastião, vocacionado à missão

Celebramos neste dia 20 de janeiro, a Festa de São Sebastião, padroeiro de nossa arquidiocese, estado e cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Cardeal Orani João Tempesta, O. Cist. - Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Nesse dia, temos que render graças a São Sebastião, por interceder por cada um de nós e pela nossa cidade. Muitos esquecem, mas a nossa cidade chama-se São Sebastião do Rio de Janeiro. Temos a alegria de, logo no primeiro mês do ano, celebrar o nosso padroeiro e pedir a ele paz e proteção ao longo do ano inteiro contra a peste, a fome e a guerra.

Ao longo dos anos, a devoção a São Sebastião foi crescendo em nossa cidade e temos que manter essa devoção viva e passar para as futuras gerações. Começamos a celebrar o nosso padroeiro com a Trezena, realizada de 7 a 19 de janeiro. Sempre quando rezamos a Trezena de São Sebastião é uma oportunidade de reunir vizinhos, amigos e comunidade e agradecer a intercessão de São Sebastião por nós. Uma experiência bonita com a Trezena de São Sebastião é quando visitamos as casas das pessoas e passamos nos morros da cidade, pois todos param para rezar diante da imagem de São Sebastião.

Visita aos adolescentes privados de liberdade
Visita aos adolescentes privados de liberdade

Ao celebrar a memória ou a festa de um santo, através da novena ou missa, buscamos imitar a vida daquele santo e ser testemunhas de Jesus Cristo para aqueles que são próximos de nós. São Sebastião defendeu a fé até as últimas consequências e devemos ter em nosso coração a mesma atitude. Viver com coragem o nosso batismo e não ter medo de evangelizar os irmãos. Vivemos em um tempo que precisa urgentemente do anúncio de Jesus Cristo e de paz, e só conseguiremos a paz por meio do anúncio do Evangelho.

Como diz o Papa Francisco, Jesus Cristo é o príncipe da paz, é um rei que não precisa de armas e nem seus seguidores precisam. A arma de Jesus Cristo e de seus seguidores, que somos cada um de nós, é o amor. Somente o amor constrói uma sociedade mais justa e fraterna. São Sebastião viveu isso na pele, os seus superiores e o imperador romano da época queriam perseguir os cristãos e achavam que a única forma de anunciar a verdade era por meio das armas. São Sebastião, pelo contrário, anunciava o amor e seguia mesmo que as escondidas, Jesus Cristo.

Visita às obras sociais do Cristo Redentor
Visita às obras sociais do Cristo Redentor

Que possamos também enveredar o caminho do amor e da verdade e, a exemplo de nosso padroeiro, anunciar com Jesus Cristo. Os discípulos são aqueles que levam ânimo aos entristecidos, coragem aos que estão desanimados e conforto para os enlutados. Sejamos discípulos e missionários de Jesus Cristo em nossa cidade nos dias de hoje, que tanto precisa de paz. Estamos no ano vocacional e temos que atender ao chamado de Deus para sermos suas testemunhas no mundo de hoje. A nossa cidade precisa muito de paz e essa paz pode ser construída a partir de nós.

No Dia de São Sebastião, 20 de janeiro, temos missa e procissão pela cidade até a Catedral Metropolitana, na qual pedimos paz, saúde, proteção e emprego. São Sebastião é um santo muito popular aqui no Rio de Janeiro, mas a partir de nossa devoção a ele aqui na arquidiocese, o Brasil inteiro passará a conhecê-lo melhor.

Benção aos profissionais da Rede Globo
Benção aos profissionais da Rede Globo

São Sebastião nasceu em Narbonne. Seus pais eram oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. São Sebastião sempre foi, desde cedo, muito generoso, buscando ajudar os seus irmãos. Recebeu o batismo e zelou veementemente por ele. Entrou para o serviço do império romano e fez parte do exército, devido ao seu vigor físico e saúde boa. Sem demorar muito, tornou-se primeiro capitão da guarda do império. São Sebastião teve muita coragem, pois em tempos de perseguição aos cristãos, ele anunciava Jesus Cristo aos presos e aos companheiros de exército. E ele mesmo, sendo cristão, passou a fazer parte do exército do imperador que perseguia os cristãos e assim ele sabia os riscos que corria.

São Sebastião era defensor da fé e da Igreja, ouvia aqueles que eram presos e os consolava. Na verdade, São Sebastião colocava em prática aquilo que Jesus disse no Evangelho: “Estive preso e fostes me visitar”. São Sebastião defendeu e guardou os preceitos da fé até o martírio. São Sebastião nutria no coração essa certeza, defender a fé até as últimas consequências e sabia que em algum momento poderia ser denunciado. E foi o que aconteceu, um soldado o denunciou para o imperador que o chamou e questionou sua fé. Ele se manteve firme e com muita coragem disse que era necessário denunciar as injustiças e o paganismo, e que era necessário anunciar Jesus Cristo.

O imperador não quis saber e, furioso, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas, até o ponto de pensarem que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e viu que estava vivo. Ela passou a cuidar de suas feridas. Após restabelecer a saúde, foi até o imperador e se apresentou a ele, pois queria o seu bem e de todo o império. Evangelizou e testemunhou Jesus Cristo por um determinado tempo, mas no ano de 288 foi martirizado brutalmente e seu corpo jogado nos esgotos de Roma, mas uma outra mulher o recolheu e deu sepulturas onde hoje estão as catacumbas de São Sebastião, em Roma.

São Sebastião
São Sebastião

São Sebastião

São Sebastião é um exemplo de coragem ante os obstáculos da vida e fidelidade mesmo diante das contrariedades e perseguições. É interessante notar o seu empenho em fazer o bem ocultamente, aproveitando todas as circunstâncias para semear alegria, consolo e ânimo para as pessoas próximas, mesmo sabendo que quando fosse descoberto, poderia ter consequências. São Sebastião também pode ser reconhecido por sua prontidão em fazer a Vontade de Deus e enorme espírito de serviço, pois após recobrar a saúde, ele se volta para os outros e quer continuar fazendo o bem.

A vida de São Sebastião nos mostra que tudo ele venceu com muito amor, tanto que o tema da nossa trezena e da nossa festa neste ano é: “São Sebastião, vocacionado à missão”, em sintonia com o Ano Vocacional Missionário que a Arquidiocese do Rio de Janeiro está vivendo. 

Olhando para vida deste grande santo, percebemos que só foi possível ser corajoso devido ao seu grande amor pelo Evangelho e por Jesus. Temos que aprender com São Sebastião. Ter amor a Deus e ao próximo e a vontade sempre de se doar. São Sebastião compreendeu que sua permanência em Milão seria insignificante. Era preciso dialogar com o que parecia hostil. A ação de São Sebastião foi de levar o que carregava dentro: o amor gratuito de Deus por cada homem e mulher que vêm a esse mundo. Ao dirigir-se à Roma, decidiu dedicar-se a esses.

Nossa cidade precisa de paz! Neste momento em que estamos passando pela retomada prudencial depois da pandemia, nós queremos pedir a São Sebastião que afaste toda a peste, fome e guerra de nossa cidade. Queremos pedir ao santo guerreiro pelos desempregados e por aqueles que estão no trabalho informal e no subemprego. Que possamos, sob a sua poderosa intercessão, superar todas as divisões, ódios e muros que foram construídos para separar os irmãos. São Sebastião, nos conceda saúde e nos dê a paz!

Ao celebrar cheios de alegria e confiança em Deus o Dia de São Sebastião, nosso padroeiro, e tenhamos no coração a certeza de que somos discípulos e missionários do Senhor e não hesitemos em anunciar a boa nova do Evangelho, pois somos, como São Sebastião, vocacionados à missão. Peçamos a São Sebastião paz para a nossa cidade e para cada um de nós e que entreguemos a ele esse ano que está iniciando.

Que o exemplo de São Sebastião nos ensine a ser bons cristãos. Amando sempre a Deus e ao nosso próximo. Queremos pedir a intercessão do nosso padroeiro para que reine em nossa arquidiocese o dom do serviço e de se colocar em favor do outro. Ó glorioso São Sebastião, dai-nos a graça de sempre buscar a justiça e o Reino de Deus.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

20 janeiro 2023, 17:40