Busca

O casal Ana Clara Rocha e Italo Poeta O casal Ana Clara Rocha e Italo Poeta 

O Bom Pastor e o Exército de Deus

O casal Ana Clara Rocha e Italo Poeta, fundadores do grupo de oração Exército de Deus e naturais de Fortaleza/CE, participaram da Audiência Geral desta quarta-feira (18). Na ocasião, eles receberam a bênção matrimonial e conversaram brevemente com o Santo Padre.

Luiz Felipe Bolis – Vatican News

Na manhã de 18 de janeiro de 2023, as mãos do casal Ana Clara Rocha e Italo Poeta seguraram juntos um livro com os relatos do grupo de oração Exército de Deus e uma miniatura do Papa Francisco diante de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Os objetos tinham um destino certo: serem entregues ao Santo Padre na Audiência Geral. No coração de ambos, a gratidão pelo percurso perseverante na estrada do casamento e nos caminhos da missão. De Fortaleza a Roma, as vias da fé, da misericórdia e do amor conduziram os missionários até as vias da capital italiana para um encontro marcante e inesquecível.

Ouça e compartilhe

Cenários de uma Itália são percebidos. O sonho romano. Frio. Basílica de São Pedro. Filas. Falas. O dizer perdido pelo ar e encontrado em termos de diversos idiomas. O silêncio recoleto de dentro. A palavra de Deus. A concretização da vontade divina e humana. O corpo que se encaminha aos olhos e à cabeça da Igreja. Elementos de uma manhã de quarta-feira. Pedras do castelo espiritual da proteção de Deus. O céu nublado e a chuva sem hora marcada para aterrissar sobre os chãos do Vaticano.

Na Sala Paulo VI os passos do Papa Francisco atraem a atenção do público de tantas faces, idades e realidades, membros de uma só fé e um só batismo. A palavra não é apenas ouvida, como também vista sobre vestes brancas e papais.

“...A palavra existe para ser transmitida, comunicada. Assim é Jesus, Palavra eterna do Pai comunicada a nós, transmitida a nós. Cristo não só tem palavras de vida, mas faz da sua vida uma Palavra, uma mensagem: ou seja, vive sempre voltado para o Pai e para nós. Olhando sempre para o Pai que O enviou e olhando para nós aos quais Ele foi enviado”, afirma o Papa Francisco.

Ele de terno preto e ela de vestido branco, sentados um ao lado do outro, de mãos dadas e de sorrisos abertos. Os pensamentos de Ana Clara e Italo batem às portas de cada uma das milhões de pessoas que com eles rezam diariamente em suas redes oficiais (@anaclararocha_exercitodedeus e @italopoeta, no Instagram). Os filhos do Ceará se põem como canal de graça para outros cearenses, nordestinos, brasileiros e para todos os herdeiros das promessas de Deus.

“É realmente uma graça muito grande. Hoje foi a concretização daquilo que o Espírito Santo me mostrava no momento de oração na madrugada, onde eu rezava com Nossa Senhora, no Imaculado Coração dela o Santo Rosário, pois essa foi a missão que Nosso Senhor nos confiou: levantar um povo”. Ana Clara se alegra. E o que traz alegria ao coração da cearense é o carinho de Deus por sua vida e pelos de sua família de sangue e de família espiritual. A alegria nasce ao ver o quanto ela e o seu esposo são queridos pelo Céu. Ao sentir paz até diante das dificuldades. Ao recordar-se do falar de Deus que brotou nas terras das iniciativas e floresceu uma nova missão em conjunto ao seu Italo.

“No meio da pandemia da covid-19, Nosso Senhor disse: eu vou levantar um exército maior do que os vossos olhos possam alcançar. Honrem a minha Mãe com a oração do santo terço, que é a oração que mais agrada a ela”. A voz de Maria ecoa na alma de Ana, que acrescenta: “tratando da vinda para o Vaticano, nessa madrugada eu falava com Nossa Senhora, organizando a Rota dos Santos - que é essa viagem que nós estamos fazendo -, e o Espírito Santo colocava no nosso coração que seria exatamente assim: que nós viríamos renovar o nosso matrimônio, e através do apostolado que passa pelo nosso sacramento do matrimônio, a vida do Exército de Deus também seria renovada, cada vida, cada família, cada história, cada criança, e que o Senhor nos tocaria através do nosso Santo Padre, o Papa Francisco. E eu confiei. Eu confio no Deus que eu sirvo e em Nossa Senhora, que em tudo nos conduz, mas Ele sempre faz melhor do que a gente pode imaginar. Sempre. E foi tudo muito lindo, foi tudo muito providenciado pelo Céu”.

Mais que traços de um Papa, a imagem e semelhança de Deus nos gestos de um Bom Pastor foi o que mais chamou a atenção do casal Ana e Italo. O Bom Deus vestido de zelo, de encontro com o outro, de profundidade no contato, de ternura, de bondade e de um bom humor único. “Quando nós começamos a falar, ele já percebeu que nós éramos brasileiros e já sorriu para a gente. O Papa Francisco recebeu com muito carinho o que a gente apresentou, o que era o Exército de Deus. É claro que nós resumimos, mas ele prestou muita atenção, ele foi muito atento. Ele se espantou quando a gente contou da quantidade de pessoas que estão lá rezando todos os dias, ele viu o livro que a gente preparou pra ele com as fotos dos eventos que nós fazemos, e ele nos abençoou e deu sua bênção pro Exército de Deus. Ficamos felizes, surpresos, e até agora a gente está querendo assimilar o que foi este momento”, pontua Italo.

A prática dos conselhos do Santo Padre encontra refúgio na missão fundada por Ana Clara e Italo, sobre o agir do grupo de oração que percorre os estados brasileiros e o mundo e que ultrapassa as fronteiras da internet. Desde milhões até uma única pessoa, o casal anuncia a mesma mensagem de amor a Deus. Ana e Italo deixam as noventa e nove ao encontro de uma “única ovelha de Cristo”, sabendo que são muitas outras as palavras transmitidas pelo Papa que preencheram os seus corações na audiência: saída, relação com Deus, intimidade, modelo do anúncio, decisão vinda após a oração. 

Ao lado dos amigos “Kika” e Fernando, o casal visitou os estúdios da Rádio Vaticano na quarta-feira, saudou jornalistas brasileiros e uma confissão partiu de Italo: “nós temos um povo que reza conosco todos os dias, uma nação de 5 milhões de pessoas. Cada um traz as suas questões e a sua gratidão a Deus. Então, a gente traz todas essas pessoas conosco. Para a gente é uma responsabilidade grande poder estar em qualquer veículo de comunicação, e hoje ainda maior, porque se trata do veículo oficial do Vaticano. Estamos aqui com muita alegria”. 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

18 janeiro 2023, 17:28