Busca

Schevchuk: acredite que o perdão existe, e verás quantos fardos sairão de sua consciência

"Hoje dirijo a cada um de vós esta oração do Apóstolo Paulo: deixai-vos reconciliar com Deus! Aceite o perdão de nossos pecados e transgressões que nos foi dado pelo preço do sangue de nosso Salvador Jesus Cristo."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sexta-feira, 30 de dezembro de 2022, e o povo ucraniano está vivenciando o 310º dia da batalha desigual contra o invasor russo que veio para nossa terra com uma guerra em grande escala.

Hoje, a Ucrânia está se recuperando do ataque maciço de mísseis de ontem. De acordo com os resultados deste ataque, sabemos que o inimigo disparou pelo menos 69 mísseis de vários tipos contra a Ucrânia. Graças ao trabalho heróico de nossas Forças Antiaéreas, foram abatidos 54. Infelizmente, os que chegaram ao alvo novamente causaram grandes danos à infraestrutura essencial, ao nosso sistema energético. Novamente se encontram sem eletricidade muitas cidades e povoados ucranianas. A noite passada foi sempre muito turbulenta. Após um ataque maciço de foguetes noturnos, o inimigo atacou a Ucrânia com drones iranianos. Cerca de dez foram abatidos apenas nas regiões de Dnipropetrovsk e Zaporizhzhia, e sete foram para Kyiv. Graças a Deus, todos foram neutralizados, mas há novos estragos em vários pontos da nossa capital.

Há uma luta pesada no front. Nossas Forças Armadas repelem heroicamente os ataques de invasores russos, especialmente na região de Lugansk e na região de Donetsk. Mas esta manhã, graças a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia, podemos dizer ao mundo inteiro que a Ucrânia está de pé! A está lutando! A Ucrânia está rezando!

 

Ao passarmos por esses tempos difíceis, sempre sonhamos com tempos melhores; lutando contra o invasor russo que semeia a morte, sonhamos em construir e nutrir a vida. E hoje quero novamente dirigir uma mensagem do Evangelho aos nossos jovens ucranianos. Nestes dias falamos sobre como preparar a bagagem de sobrevivência espiritual. Colocamos nesta mala três elementos mais importantes que ajudam a sobreviver nas circunstâncias mais difíceis: as três verdades mais importantes da fé cristã, as verdades salvadoras. Conversamos sobre o fato de que o Deus em que acreditamos é a Trindade das Pessoas que nos amam. Confessamos Deus que é Amor.

A segunda verdade que professamos é que nosso Deus está vivo. Podemos dizer a ele "Tu". Nós nos comunicamos com ele. Fala com ele, e ele fala conosco. Deus vivo tornou-se homem. Jesus Cristo, filho de Deus, padeceu na cruz, morreu e ressuscitou para nossa vida e nossa salvação. Portanto, a segunda verdade importante da fé cristã é a crença na ressurreição. Acreditamos que a morte não tem a palavra final na vida de uma pessoa.

A terceira verdade é que Cristo realmente salva. Ele está envolvido em nossas vidas. Só temos que aceitar essa ação salvadora do nosso Deus vivo com a nossa fé, temos que acreditar. E então essa salvação poderá atuar em nossa vida.

Além disso, hoje quero informar aos nossos jovens que existe perdão. Há perdão dos pecados. É o perdão dos nossos pecados que recebemos por um preço muito alto, pelo preço do sangue de nosso Deus salvador, crucificado e ressuscitado, pelo preço do sangue de nosso Salvador Jesus Cristo. Acredite que o perdão existe, e verás quantos fardos sairão de sua consciência.

Mas há duas condições para que esse perdão faça parte da nossa vida. Devemos aceitar este perdão. No momento em que a misericórdia de Deus, o perdão de Deus nos toca, é o momento do nosso batismo. Portanto, toda fé em nosso Deus amoroso, fé na ressurreição, fé na salvação que nos é oferecida em Cristo nos conduz ao batismo. Professamos apenas um batismo para o perdão dos pecados: aqueles pecados que cometemos após o Sacramento do Batismo são perdoados no Sacramento da Confissão.

A segunda verdade é que o perdão dos nossos pecados está limitado à nossa vida terrena. Portanto, devemos aproveitar, aceitar esse perdão antes de nossa morte. Nós, que na Ucrânia vivemos em constante e diário perigo de morte, devemos nos apressar porque não sabemos quando nossa jornada terrena terminará. Apresse-se em aceitar o perdão que o Senhor Deus nos dá. Este é o Sacramento da Reconciliação do homem com Deus, como o chama o Apóstolo Paulo. Ao pregar o Evangelho de Cristo, dirigia-se assim aos seus ouvintes: "Nós vos rogamos...: deixai-vos reconciliar com Deus!"

A Igreja transmite esta oração do apóstolo a todas as pessoas em todos os tempos e em todas as nações. Hoje dirijo a cada um de vós esta oração do Apóstolo Paulo: deixai-vos reconciliar com Deus! Aceite o perdão de nossos pecados e transgressões que nos foi dado pelo preço do sangue de nosso Salvador Jesus Cristo.

Deus abençoe a Ucrânia! Deus abençoe nossas meninas e meninos no front! Deus, toque com Sua mão salvadora nossos irmãos e irmãs nos territórios ocupados, nos campos de concentração e nas prisões russas. Deus, salve nossos sacerdotes- padre Ivan e padre Bohdan - presos pelo ocupante russo em Berdyansk. Deus, salve Seu povo e abençoe Sua herança diante do ataque mortal do inimigo! Deus, abençoe a Ucrânia com Sua paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
30.12.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

30 dezembro 2022, 20:47