Busca

Schevchuk: a certeza de sermos amados por Deus que nos torna invencíveis

A memória de Deus "não é um disco rígido de algum computador ou aplicativo que registra e arquiva todos os nossos dados. Sua memória é um coração terno e cheio de compaixão. Sua memória é o amor e a misericórdia de Deus, que se alegra quando finalmente apaga todo resquício do mal em nosso coração. Quando pecamos, o Senhor Deus não vê antes de tudo o nosso pecado, mas vê Seu filho, o filho amado que pecou. E portanto faz de tudo para nos libertar desse mal do pecado e da morte."

Glória a Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é terça-feira, 13 de dezembro de 2022 e na Ucrânia já é o 293º dia da grande guerra em grande escala que o invasor e ocupante russo trouxe para a pacífica terra ucraniana.

Novamente neste dia e na noite passada, a terra ucraniana estremeceu, gemeu e chorou sob os golpes russos. Pesados combates estão acontecendo no front quase ao longo de toda a linha de demarcação. São os mais ferozes, como nos dias anteriores, na região de Donetsk e na região de Lugansk. E rezamos pelo exército ucraniano nas proximidades das cidades de Svatova e Kreminna, perto das pontes de Bakhmut e Avdiivka. Rezamos por nossas meninas e meninos que defendem o futuro, defendem a vida com sua coragem e bravura.

O inimigo está bombardeando implacavelmente as cidades e povoados pacíficos da Ucrânia que consegue alcançar com suas armas. Estamos observando uma certa escalada, um aumento no bombardeio em nosso sofrido Oblast de Sumy. Também ontem, em apenas um dia, 38 ataques de vários tipos de armas foram contados no Sumy Oblast. Foram utilizados lança-foguertes, lança-granadas e morteiros, e há novas destruições, novas vítimas. Nossa oração vai para Kherson, que a Rússia parece estar destruindo sistematicamente com sua artilharia. Hospitais locais foram afetados, incluindo a maternidade. Mais uma vez, pessoas morreram em Kherson sob ataques russos.

Mas a Ucrânia está de pé! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando!

 

E hoje agradecemos a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia pelo fato de estarmos vivos. Agradecemos aos nossos socorristas, médicos e trabalhadores da energia que salvam vidas humanas, que restauram a infraestrutura crítica de nossas cidades, que após os golpes inimigos reparam os sistemas de energia da Ucrânia, para que durante este período frio os ucranianos tenham calor, possam aquecer uns aos outros, possam ajudar e servir uns aos outros.

Em tais circunstâncias dramáticas, Deus continua a falar aos corações dos jovens ucranianos. E nós, como comunidade de crentes, como comunidade da Igreja, somos chamados a apoiar os nossos jovens, os nossos jovens heróicos, a envolvê-los com a nossa atenção e o nosso amor, a rezar por eles.

Hoje, gostaria de dizer a cada jovem, que cada um deles é querido e precioso para o Senhor Deus. Que não podem ser insignificantes, porque são importantes para Ele, porque são a criação de Suas mãos. São filhos amados, filhas de Deus em meio a um mundo cheio de ódio, malícia e morte. É por isso que o Senhor Deus presta atençãoo e se lembra de vocês com amor. Vocês tem que acreditar na lembrança de Deus em relação vocês.

Muitas vezes cantamos o hino "Memória Eterna" com lágrimas nos olhos somente quando seúltamos nossos heróis, quando acompanhamos nossos parentes e entes queridos nessa última viagem. Mas a memória de Deus do homem é o hino da nossa esperança de que Deus nunca nos esquece e que a sua memória nos dá vida. Deus lembra-se de nós durante a nossa vida e nos acompanha com a sua memória quando passamos da vida terrena para a vida eterna. A memória dele não é um disco rígido de algum computador ou aplicativo que registra e arquiva todos os nossos dados. Sua memória é um coração terno e cheio de compaixão. Sua memória é o amor e a misericórdia de Deus, que se alegra quando finalmente apaga todo resquício do mal em nosso coração. Quando pecamos, o Senhor Deus não vê antes de tudo o nosso pecado, mas vê Seu filho, o filho amado que pecou. E portanto faz de tudo para nos libertar desse mal do pecado e da morte. O Senhor Deus não quer se lembrar dos nossos erros. Ele quer ajudar-nos a aprender algo, também levantando-se de nossa própria queda.

O amor de Deus sabe muito mais sobre altos do que sobre baixos. Ele sabe muito mais sobre reconciliação do que proibições. O amor de Deus procura muito mais nos dar novas oportunidades do que ser rápido em condenar. O Senhor Deus nos revela nosso futuro, curando nossa memória do passado. Portanto, queridos jovens, descubram a memória de Deus sobre vocês! Queridos meninos e meninas, vivam e experimentem o amor que Deus tem por vocês, que o Senhor Deus quer derramar sobre cada um de vocês. Nas condições desta guerra brutal, é a certeza de sermos amados por Deus que nos torna invencíveis quando temos que enfrentar o mal e lutar pelo futuro da nossa Pátria. Hoje rezamos: Ó Deus, envolve o povo da Ucrânia com Seu amor e misericórdia!

As Nações Unidas atualizam regularmente os dados sobre as vítimas da guerra na Ucrânia. Obviamente, são relatados somente os casos meticulosamente registrados de acordo com todas as exigências burocráticas. As informações atualizadas recentemente dizem que pelo menos 17.000 pessoas morreram e ficaram feridas na Ucrânia. Destes, 424 casos envolveram a morte de crianças. E 781 crianças ficaram feridas. Mas só Deus sabe quantos soldados e civis realmente morreram e ficaram feridos. Talvez algum dia descubramos, mas Deus se recorda de todos eles.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia! Ó Deus, abençoe nossas meninas e meninos no front! Cure nossas feridas. Ó Deus, ajuda-nos a derrotar a guerra, a derrotar esse espírito de guerra que traz morte e destruição à nossa terra. Ó Deus, abençoe a Ucrânia com Sua paz justa e celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
13.12.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

13 dezembro 2022, 22:53