Busca

A mensagem do arcebispo Schevchuk no 284º dia de guerra

Junto com o pedido de oração pelos soldados ucranianos e as cidades assediadas, o arcebispo greco-católico de Kiev fala da formação das crianças com templo do Espírito Santo: "nenhum templo material ou físico construído por mãos humanas pode conter a plenitude de Deus incompreensível e indescritível. Somente o homem, o coração humano, o espaço interior da pessoa humana, pode conter Deus."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é domingo, 4 de dezembro de 2022 e na Ucrânia já é o 284º dia de agressão militar em grande escala, de uma guerra que a Rússia trouxe para a pacífica terra ucraniana.

Novamente, durante o último dia de ontem e na noite passada, combates intensos aconteceram ao longo de toda a linha de frente. A partir dos relatórios desta manhã, ficamos sabendo que o inimigo concentrou seus ataques mais agressivos em duas direções, precisamente ao redor das cidades de Bakhmut e Avdiivka. Nossos soldados defendem bravamente a Pátria, mas pedem oração. Eles pedem para rezar para que tenham força espiritual para resistir a esse influxo. Por favor, rezem por nossos defensores em Donbass.

Da mesma forma, o inimigo continua a bombardear cidades e vilas pacíficas, nossas áreas fronteiriças em Chernihiv Oblast, Sumy Oblast e Kharkiv Oblast. Mais uma vez, a cidade de Shevchenkiv no Oblast de Kharkiv foi atingida, foi bombardeada pelo inimigo com foguetes de longo alcance e pessoas morreram. Da mesma forma, na região de Donetsk, o inimigo atacou a cidade de Kramatorsk. Há também destruição e grande desastre. Nossa comunidade, nossa paróquia em Kramatorsk precisa de nossas orações especiais e apoio. Infelizmente, o inimigo está intensificando a repressão e a humilhação da população civil nos territórios ocupados. Inúmeras buscas, prisões e torturas são realizadas, pessoas desaparecem, sobre as quais não há informações posteriormente. Mais uma vez, nossos heroicos sacerdotes de Berdyansk - padre Ivan Levytsky e padre Bohdan Heleta - estão em cativeiro e sofrem humilhação e tortura diárias.

O inimigo continua a cometer vários crimes nos territórios ocupados, mas o que mais nos surpreende são os saques. Por mais difícil que fosse para nós, nosso pessoal nunca saqueou lojas ou quebrou armazéns com comida. E aqueles que supostamente têm poder nesses territórios estão saqueando lojas. Em Nova Kakhovka, os russos invadiram lojas e até começaram a levar freezers e caixas registradoras.

 

Mas a Ucrânia está de pé! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando!

Hoje é domingo - dia do Senhor - e todos nós vamos às nossas igrejas para haurir na força da nossa indomabilidade, a graça divina do Espírito Santo, para nos aproximarmos do Sacramento da Confissão e da Santa Comunhão, para nos tornarmos participantes da o Corpo e o Sangue do nosso Salvador.

Mas neste domingo também celebramos um dos doze grandes dias sagrados do ano litúrgico - a Festa da Apresentação da Bem-Aventurada Virgem Maria. Segundo a tradição da Igreja, a menina Maria, de três anos, foi levada por seus pais, Joaquim e Ana, ao templo de Jerusalém. Lá, o sumo sacerdote Zacarias recebe essa menina de três anos e a leva ao templo.

A festa da Apresentação de hoje é uma festa de formação cristã e de educação cristã. E assim a figura da puríssima Virgem Maria revela-nos hoje o conteúdo de tal educação. Dissemos que qualquer modelo educacional se baseia em certos fundamentos antropológicos, em ideias sobre quem é a pessoa, quem é a criança que devemos criar. Porque educar significa desenvolver todas as habilidades e talentos de uma criança e, portanto, transferir para ela valores, habilidades, conhecimentos e experiências fundamentais e essenciais. E assim, neste dia de festa, revela-se a profunda experiência do modelo cristão de criação e educação.

Já dissemos que a base da pedagogia cristã é a revelação divina de que o homem é criado à imagem e semelhança de Deus. Mas a festa de hoje parece revelar-nos esta ideia, ajuda-nos a compreender mais profundamente o que isto significa. É o homem que é templo do Espírito Santo, como nos diz o apóstolo Paulo: "Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que habita em vós, o qual recebestes da parte de Deus?" (1 Coríntios 6:19) Cristo diz o mesmo a Seus discípulos. Ele diz: "Quem me ama guarda os meus mandamentos; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" (cf. Jo 14,21). Isso significa que criar um filho, criar um cristão, significa desenvolver e construir o templo do Espírito Santo, a fim de desenvolver uma pessoa que é a morada de Deus na terra. E eis que a Imaculada Virgem Maria entra no templo de Jerusalém como sua parte mais importante e valiosa. Ela entra no Sanctum Sanctorum como a Arca de Deus, a Arca da Aliança, levando-a neste templo de Jerusalém, às vezes vazio, porque a Arca da Aliança, que foi construída por Moisés durante a jornada de Israel pelo deserto, foi perdida. O Sanctum Sanctorum estava vazio. E eis que a Imaculada Virgem Maria entra no Sanctum  Sanctorum como a Arca da Nova Aliança. Pois nela repousa a plenitude da graça do Espírito Santo e ali, naquele templo, ela será criada, ou seja, crescerá na graça do Espírito Santo e amadurecerá até se tornar Mãe de Deus, até o momento quando o mistério da Encarnação do Filho de Deus se cumprirá em sua pessoa. Deus se tornará o homem encarnado no corpo de Sua puríssima Mãe.

Olhemos na festa de hoje para as nossas crianças com novos olhos. Olhemos para eles como aqueles que são o templo do Espírito Santo. A educação de nossos filhos é semelhante à construção do templo de Deus. O templo é o lugar, o espaço onde o próprio Deus vive. O nosso respeito por nossos alunos, por nossas crianças pequenas, por nossos alunos e estudantes, que não deveria ser apenas o respeito por uma pessoa comum, mas respeito por um cristão que é a morada do Deus vivo. Portanto, nenhum templo material ou físico construído por mãos humanas pode conter a plenitude de Deus incompreensível e indescritível. Somente o homem, o coração humano, o espaço interior da pessoa humana, pode conter Deus.

Portanto, hoje parabenizo todos os pais, todos os educadores e todos os professores que educam os cristãos, como aqueles que edificam o templo do Espírito Santo. Hoje é uma festa especial dos nossos seminários, porque assim como a Puríssima Virgem Maria entrou no templo para amadurecer na Maternidade de Deus, assim também os nossos seminaristas entram no espaço da vida do seminário para amadurecer na paternidade espiritual e, então, pelo poder de a graça do Sacramento do Sacerdócio, para fazer nascer Cristo nas almas do povo de Deus. Rezemos pelos seminaristas, pelas vocações ao estado monástico e sacerdotal, porque dizem que é verdadeiramente grande aquele que construiu o templo com tampo de ouro, mas maior ainda aos olhos de Deus é aquele que levantou e educou um cristão. Ele construiu um templo vivo do Deus vivo, não feito por mãos.

Hoje agradecemos a Deus por este dia. Agradecemos às nossas Forças Armadas da Ucrânia, nossas meninas e meninos, por estarmos vivos esta manhã. Obrigado a todos aqueles que ajudam as pessoas em dificuldade. Sabemos que literalmente nestes dias há uma grande luta pela restauração do trabalho 24 horas das padarias da cidade de Kherson, a fim de alimentar com pão quente aqueles que acabaram de sair da ocupação russa e sofrem da fome. Agradecemos ao Senhor Deus por todos os dons que recebemos e corremos para nossos santos templos para nos tornarmos participantes do Corpo e Sangue de nosso Salvador.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia! Abençoe nossa Pátria e nosso povo com Sua paz justa e celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
04.12.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

04 dezembro 2022, 21:53