Busca

Schevchuk: também a oração cura e transforma

"A oração cura todos os que estão diante da face de Deus. Sabemos que a oração é como uma elevação, uma abertura do coração humano a Deus. Sabemos que o Espírito Santo, que habita em nossos corações, nos chama para esta comunhão com nosso Céu Pai, com Cristo nosso Salvador. É o Espírito Santo quem nos ensina como e pelo que devemos orar."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sexta-feira, 18 de novembro de 2022, e na Ucrânia já são 268 dias da grande guerra que a Rússia trouxe para nossa pátria pacífica.

Mais uma vez, durante o dia de ontem e na noite passada, batalhas pesadas e sangrentas foram travadas ao longo de toda a linha de frente. Os mais ferozes foram na região de Donetsk, onde por vários meses nossos soldados têm contido os contínuos e incansáveis ataques​​​ ​​​​do exército russo contra nossa pátria. Combates pesados estão acontecendo ao longo de toda a linha de frente, mas a Rússia ainda está bombardeando nossas cidades e vilas pacíficas com vários tipos de armas, destruindo sistematicamente nossa infraestrutura crítica.

Ontem e ontem à noite, nossa região de Odessa, região de Dnipropetrovsk e nossa região libertada de Luhansk sofreram. Quedas de energia ocorrem em toda a Ucrânia, às vezes causadas pela situação crítica do sistema de energia ucraniano. Somos gratos aos nossos operadores de energia que lutam para que nossas cidades e povoados tenham luz, o que também significa calor, e a possibilidade de sobreviver nas difíceis condições deste período frio, desta estação.

Mais uma vez, estamos testemunhando uma nova onda de deslocados internos. Esta onda é provocada precisamente pela queda das temperaturas e pelas limitadas possibilidades de fornecimento de eletricidade ou aquecimento nas casas do nosso povo. Hoje, de acordo com dados oficiais, 6,5 milhões de deslocados internos estão registrados na Ucrânia. Fazemos de tudo para acolhê-los, abrimos-lhes o coração, as nossas casas, aquecê-los, alimentá-los: fazemos de tudo para servir as pessoas que se encontravam em situação difícil durante a guerra.

Hoje podemos dizer que, apesar das dificuldades, do frio, da falta de meios básicos de subsistência nesta época do ano, a Ucrânia resiste! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

Agradecemos a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por estarmos vivos e poder continuar trabalhando pelo bem de nossa Pátria, aproximando cada dia, dia após dia, o Dia da Vitória Ucraniana.

Hoje desejo novamente continuar nossas reflexões sobre como curar as feridas da Ucrânia. Nestes dias falamos das formas ordinárias e extraordinárias através das quais o Senhor Deus opera no corpo da sua Igreja e do seu povo curando as nossas feridas. Conversamos sobre um sacramento especial - o Sacramento da Unção que o Senhor Deus nos deu como um momento especial, como uma oportunidade de curar a alma e o corpo. Dissemos que não podemos pedir ao Senhor Deus que faça milagres continuamente para nos curar, mas somos gratos por Sua presença constante no corpo de nossa Igreja, pela cura milagrosa de feridas humanas por meio do poder e da ação do Espírito Santo.

Hoje quero chamar sua atenção para um grande presente, ou uma ótima forma de curar feridas. Dessa forma, o remédio que o Senhor Deus deu a nós, crentes, é o poder da oração. A oração também cura. A oração nos transforma. A oração cura todos os que estão diante da face de Deus. Sabemos que a oração é como uma elevação, uma abertura do coração humano a Deus. Sabemos que o Espírito Santo, que habita em nossos corações, nos chama para esta comunhão com nosso Céu Pai, com Cristo nosso Salvador. É o Espírito Santo quem nos ensina como e pelo que devemos orar. Entrando naquele ambiente saudável de comunhão com o povo da Santíssima Trindade, porém, devemos entender que cada vez que abrimos nossas feridas a Deus, recebemos dEle a graça da cura. É por isso que a oração é tão importante para resistir a esta guerra.

A união com Deus por meio da oração, a transformação em oração do espaço, do tempo, da nossa pessoa interior, da nossa dimensão física ajudam a pessoa a alcançar o equilíbrio psicológico e a paz que se torna também a base da nossa saúde geral. Cristãos, sacerdotes, médicos, pacientes e todos são chamados a cultivar uma profunda oração pessoal baseada na leitura das Sagradas Escrituras, no aprendizado das verdades da fé de Cristo, e também - o que é muito importante - durante as visitas aos enfermos. Nossa visita sempre começa com uma oração pelos enfermos. Aos que sofrem nunca falte a oração, a oração da Igreja. Recordemos em nossas orações diárias aqueles que sofrem as feridas desta guerra.

E agora peço que ouçam as palavras do justo Metropolita Andrey Sheptytsky sobre o poder da oração, sobre a importância da oração para nós ao pedir a paz de Deus para nossa Pátria. Porque a guerra vem do homem e a paz vem de Deus. Andrey Sheptytskyi diz:

"Quando rezamos pela paz da humanidade, já que precisamos rezar entre nosso povo acima de tudo pela paz interior, rezamos para que cessem todos os tipos de ódio, para que a discórdia, a inimizade e - digo-vos isto com lágrimas nos olhos - parem com todo derramamento de sangue. O mundo morre por falta de amor! Morre por ódio humano. Não deixemos de suplicar ao Todo-Poderoso que nos dê abundantes e doces chuvas de Sua santa graça, a graça do Espírito Santo, de quem Ele nos envia paraíso".

Deus abençoe a Ucrânia! Deus, que esta chuva de doçura e graça do Espírito Santo desça sobre a nossa terra da Ucrânia que tanto sofre! Deus, abrimos diante de Ti todas as feridas da nossa alma, do nosso corpo! Derrame sobre eles a graça curadora do Seu Espírito Santo! Deus, salve nossos meninos e meninas na frente, abençoe nosso exército! Deus, concede à nossa terra a Tua paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
18.11.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

18 novembro 2022, 22:56