Busca

Schevchuk: uma guerra sacrílega, contra a criação mais elevada de Deus: o ser humano

"Assim como nossos militares, que às vezes precisam de alguma luz, de conselhos espirituais sobre como permanecer humanos mesmo diante da morte com as armas na mão, também nossos médicos precisam do apoio dos capelães da saúde para tomar a decisão correta, a fim de serem por sua vez a voz da última esperança de salvar a vida na comunicação com os pacientes."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é domingo 13 de novembro de 2022 e na Ucrânia já é o 263º dia da grande guerra, a guerra que a Rússia trava em solo ucraniano, a guerra que todos os dias causa dezenas de mortos, milhares de feridos, destruição, devastação, dor, lágrimas e grandes tragédias. Não é à toa que chamamos de guerra sacrílega, porque é um grande pecado contra Deus, contra Sua criação mais elevada: o ser humano. Contra o mundo que o Senhor Deus criou para que o homem pudesse viver: viver, não morrer.

Mesmo no último dia houve batalhas amargas ao longo de toda a linha de frente. Ontem soubemos do presidente que há um verdadeiro inferno na região de Donetsk. O inimigo está atacando continuamente as posições ucranianas, particularmente perto da cidade de Bakhmut, a cidade de Avdiyivka e Opytne. Mas nossos soldados defendem corajosamente a terra ucraniana.

O inimigo ataca implacavelmente cidades e aldeias pacíficas na Ucrânia, o que é típico de crimes de guerra. Cerca de 20 centros populacionais foram atingidos ontem com vários tipos de armas. Só a cidade de Nikopol sofreu 40 disparos de mísseis ontem à noite. Há feridos graves, dezenas de casas são destruídas. E vamos falar sobre apenas uma noite. Prédios civis e casas de moradores civis foram destruídas em Zaporizhzhia, nas regiões de Cherkasy, Kharkiv e Donetsk.

Mas a Ucrânia resiste! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

 

E hoje, este dia santo - o dia do Senhor - deixamos de lado toda a tristeza da vida para estar diante de Deus como povo, como filhos de Deus, para participar da liturgia divina, para purificar o coração, a consciência, a alma em santa confissão, tornando-se participantes do seu puríssimo Corpo e do santíssimo Sangue no Mistério da Eucaristia. Sabemos, de fato, que dali tiramos nossa força, a luz para trilhar este caminho em meio às trevas da guerra, para permanecermos cristãos e seres humanos durante esta guerra desumana que desafia Deus.

Neste domingo, como em toda liturgia divina, também rezaremos pelos nossos trabalhadores da saúde. Assim como nossas forças armadas ucranianas repelem os ataques inimigos no campo de batalha, nossos médicos mantêm a defesa em outra frente de batalha, a luta por vidas humanas. E assim como os capelães militares estão próximos de nossos militares, nossos capelães da saúde estão e estarão próximos dos profissionais de saúde.

E assim como nossos militares que, às vezes, precisam de alguma luz, de conselhos espirituais sobre como permanecer humanos mesmo diante da morte com as armas na mão, também nossos médicos precisam do apoio dos capelães da saúde para tomar a decisão correta, a fim de serem por sua vez a voz da última esperança de salvar a vida na comunicação com os pacientes.

Sabemos que o trabalho de um médico não é fácil. Porque, às vezes, para tomar uma decisão sobre como agir, que tipo de tratamento aplicar, o médico percebe que sua decisão pode ter grandes consequências para a vida e o futuro desse paciente. Às vezes depende da decisão do médico se o paciente sobreviverá ou, infelizmente, passará para a eternidade. E é por isso que nossos capelães médicos estão ao seu serviço para ajudar um profissional de saúde a tomar uma decisão que beneficie a vida do paciente em momentos tão difíceis. Queremos muito ajudar nossos médicos a evitar o perigo de acabar com um tratamento tecnologizado, o perigo de buscar uma solução rápida, talvez muito técnica, que pode ser perigosa para a dignidade da pessoa humana.

Mesmo na medicina soviética havia um conceito de ética médica e deontologia. No mundo moderno desenvolveu-se toda uma ciência, a ciência da "bioética" que ajuda os profissionais de saúde a conciliar a sua atividade médica com os princípios fundamentais da moral cristã, a conciliar a medicina com o Evangelho de Cristo. Por isso, convido todos os profissionais de saúde a participar das atividades das várias sociedades e fraternidades de médicos para conhecer cada vez mais as regras de vida que nossa medicina ucraniana deve seguir hoje. Porque às vezes há a tentação de seguir a lógica da tecnologia convencendo-se de que tudo o que é tecnicamente possível deve e pode ser feito. Mas às vezes as regras da moral cristã e universal dizem que tudo o que pode ser feito deve ser colocado a serviço da vida humana.

Hoje quero agradecer de coração a todos os nossos professores de bioética. Agradeço ao Instituto de Bioética da nossa Universidade Católica Ucraniana e a todos aqueles que iluminam o desenvolvimento da medicina ucraniana com a palavra do Evangelho de Cristo. Também convidamos os profissionais de saúde a fazer uma jornada espiritual comum para aprender sobre Cristo e Sua verdade. Porque Ele é o caminho, a verdade e a vida.

Mais uma vez, quero que ouçamos as palavras do justo Metropolita Andrey Sheptytskyi, que nos fala sobre a necessidade de curar a ferida muito profunda, a doença de nosso povo ucraniano. Como um bom pastor, ele não apenas viu os lados fortes e grandes de nossa existência nacional, mas também destacou nossas deficiências e dificuldades nacionais e procurou curá-las, curá-las para que nosso povo fosse espiritual e moralmente saudável e nossa existência espiritual era inteiro e capaz de se desenvolver. E aqui está a palavra do Metropolita Andrey sobre nossa unidade nacional. Ele diz (sua referência é à unidade do nosso povo e da nossa Igreja):

"A Ucrânia não precisa de outros inimigos, quando os próprios ucranianos são inimigos dos ucranianos. Quando eles se odeiam e nem se envergonham desse ódio. Enquanto não houver unidade dos cristãos entre nós, o inimigo mais fraco será mais forte do que nós. Enquanto nos lembrarmos mais da causa nacional nos assuntos nacionais, teremos mais força para podermos desenvolver juntos com sucesso, a nível nacional. Simplesmente porque não será mais difícil para nós construir essa E se esquecermos essa unidade, a unidade nacional comum simplesmente não existirá, como não existirá na consciência e na consciência das pessoas”.

Deus, cure a ferida de nosso conflito interno mútuo. Senhor, a força do povo está na unidade; Deus, nos dê unidade! Deus, abençoe a Ucrânia, nosso exército ucraniano! Cure as feridas de nosso povo, inspire os corações de nossos profissionais de saúde com o poder do Espírito Santo para conhecer Sua verdade eterna. Deus, abençoe a Ucrânia com Sua paz celestial e justa!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
13.11.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

13 novembro 2022, 20:20