Busca

Schevchuk: sofrimento, momento de especial escuta da Palavra de Deus

"Apresença da pessoa humana, nossa corporalidade, bem como a respectiva psicologia do sofrimento, da dor, das feridas, requer a presença de outras pessoas. Quando uma pessoa sofre, quando está doente ou ferida, ela chama Deus e outra pessoa. Portanto, uma doença, uma ferida pode se tornar um momento muito interessante na busca do outro. Às vezes, em nosso sofrimento, reavaliamos as prioridades de nossa vida. E nós buscamos o Senhor Deus."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quinta-feira, 10 de novembro de 2022, e na Ucrânia já se passaram 260 dias da terrível guerra em grande escala que mata dezenas de pessoas todos os dias, produz centenas de feridos. Provavelmente ainda não sabemos o número real de vítimas diretas desta guerra, especialmente as do último dia.

Também durante o dia de ontem e na noite de passada, ocorreram pesadas batalhas ao longo de toda a linha de frente ucraniana, em particular, na região de Luhansk, no leste da região de Kharkiv, bem como na região de Donetsk. O inimigo está bombardeando novamente nossas cidades e vilarejos pacíficos e, de acordo com o relatório desta manhã, somente no último dia foram atingidos cerca de 30 centros populacionais pelo exército russo, por armas russas de vários tipos. Nossas regiões de Mykolaiv, Zaporizhzhia e a região de Dnipropetrovsk foram afetadas. Mas nossa atenção e nossas orações vão acima de tudo para nossa região de Kherson. Rezemos pela libertação de nossa Kherson e de  aqueles que estão presos nas hostilidades em curso hoje!

No entanto, hoje, diante da face de Deus, agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por estaremos vivos. Hoje queremos dizer à Ucrânia e ao mundo inteiro que a Ucrânia está resistindo! A Ucrânia  luta! A Ucrânia reza!

 

Hoje desejo continuar convosco as nossas reflexões sobre como curar as feridas da Ucrânia.  Sobre como podemos cooperar com nosso Senhor e Salvador, o único curador e médico de nossas almas e corpos. Sobre como se tornar as Suas mãos que hoje podem curar as feridas da guerra. Observando a dinâmica dessa cura de feridas, podemos confirmar outra realidade muito importante hoje: o corpo humano não é uma máquina, não é algum tipo de mecanismo como o computador moderno mais eficiente. O corpo humano é o mistério da presença de uma pessoa neste mundo material e visível. E sabemos que toda vez, ao tocar um corpo humano, tocamos uma pessoa.

Às vezes, quando vivemos em constante contato com diversos tipos de equipamentos e tecnologias, não compreendemos plenamente a natureza e o conteúdo do sofrimento humano. No mundo moderno, especialmente no virtual, o sofrimento humano, as feridas, as dores, as doenças transformam-se em um espetáculo,  um show. Recentemente todos ficaram chocados com uma história em que uma pessoa estava se afogando na praia e a maioria das pessoas, ao invés de salvá-la, parou e filmou o evento do sofrimento humano com seus gadgets. Essa pessoa , no final, acabou se afogando.

Portanto, o mistério da presença da pessoa humana, nossa corporalidade, bem como a respectiva psicologia do sofrimento, da dor, das feridas, requer a presença de outras pessoas.

Quando uma pessoa sofre, quando está doente ou ferida, ela chama Deus e outra pessoa. Portanto, uma doença, uma ferida pode se tornar um momento muito interessante na busca do outro. Às vezes, em nosso sofrimento, reavaliamos as prioridades de nossa vida. E nós buscamos o Senhor Deus. Portanto, o momento do sofrimento, o momento da dor é também o momento da especial escuta da Palavra de Deus, da necessidade desta Palavra de Deus do Evangelho de Cristo, que é a âncora da salvação para todos os que crêem.

Às vezes, até o pedido de eutanásia, em meio à dor do mundo de hoje, nada mais é do que o grito de uma pessoa abandonada. Quando uma pessoa é abandonada em sua dor, sua doença, seu sofrimento, ela perde o sentido de sua existência. É por isso que é tão importante estar perto deles no momento da doença para ajudar essa pessoa a encontrar o Senhor Deus que está perto dela. Digamos que o momento da doença pode ser um momento único de evangelização. Uma pessoa, portanto, precisa da presença de um médico, um capelão, uma pessoa amorosa. Portanto, "visitar os doentes" é um ato de misericórdia muito importante não só para o corpo, mas também para a alma do próximo. No momento de luta e sofrimento, a pessoa precisa muito sentir o calor humano de alguém que lhe é próximo. Então tudo fica diferente. Nesse momento a pessoa recebe a coragem e a força para superar sua doença, para curar suas feridas. O mistério da presença da pessoa através do corpo no mundo no momento da doença requer a presença do outro.

Hoje gostaria de agradecer particularmente a todos aqueles que estão com os doentes e os que sofrem dia e noite. Nosso clero, capelães da saúde e militares enfrentam o sofrimento e as consequências indescritíveis da guerra todos os dias. E às vezes o serviço do capelão principal é só estar ali, segurando a mão da pessoa, sentindo empatia. A sociedade, por outro lado, é chamada a valorizar o trabalho de quem salva vidas.

Que o Senhor Deus ajude a todos nós a estarmos presentes ao lado de quem sofre e com o nosso calor humano, com o nosso apoio para testemunhar a presença do Senhor Deus que é novamente crucificado no corpo da Ucrânia.

Também quero convidá-los hoje a ouvir as sábias palavras do nosso Metropolita Andrey Sheptytskyi. De fato, vemos que mesmo em nosso sofrimento precisamos do outro, ou seja, somos criaturas sociais. Até a nossa saúde pode ser, e é, um bem comum. Aqui está o que o Metropolita Andrey diz sobre o bem comum das pessoas:

"Toda a sabedoria da vida consiste em amar o que é verdadeiramente bom. Amar o bem. A pessoa capaz de amar apenas o verdadeiro bem seria o ser mais sábio e santo. Esse verdadeiro bem é tudo o que conduz a Deus, enquanto o maior, mais perfeito e imenso bem é o próprio Senhor Deus. Quem busca apenas o verdadeiro Bem, amaria a Deus sobre todas as coisas. Porque Deus é bom sobre todas as coisas. Ele é o bem supremo do homem e para o homem”.

Deus, abençoe a Ucrânia! Abençoe o exército ucraniano, ajude nossos militares, nosso povo a libertar nossa pátria do ocupante que está nos destruindo. Deus, abençoe nossa pátria com sua paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
10.11.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

10 novembro 2022, 23:06