Busca

Schevchuk: Senhor Deus, detenha a mão assassina do agressor!

"Neste domingo, pedimos ao Senhor Deus que destrua o próprio mal pelo poder da graça do Espírito Santo, destrua o diabo e seus servos que escravizam, destroem e ferem o corpo da Ucrânia . Pedimos ao Senhor Deus, assim como a todo o mundo civilizado, que detenha a mão assassina do agressor. E então com a ajuda de Deus, o poder da graça do Espírito Santo, os santos Mistérios da Igreja e as artes médicas, curaremos e curaremos as feridas."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é domingo, 6 de novembro, e na Ucrânia já é o 256º dia da grande e terrível guerra deste ano de 2022.

Mais uma vez, durante o último dia, combates pesados ​​ocorreram ao longo de toda a linha de frente. De acordo com os relatórios desta manhã, o inimigo está tentando atacar em quatro direções: Kharkiv, Luhansk, Donetsk e Zaporizhzhia. Nosso exército defende corajosamente nossa Pátria, repele corajosamente os ataques inimigos. E o inimigo está destruindo implacavelmente a infraestrutura crítica de nossas cidades e vilarejos. Ontem, todos ficaram abalados com a declaração do prefeito de Kyiv, Sr. Vitalii Klitschko, de que a cidade está se preparando para um apagão completo. O chefe da cidade apelou para que as pessoas preparem coisas quentes e suprimentos de água, porque é realmente um período muito difícil tanto do ano quanto da história da cidade de Kyiv.

No último dia, o inimigo destruiu a infraestrutura de 35 cidades. Os civis sofreram novamente. Ontem à noite houve um ataque maciço contra a cidade de Zaporizhzhia. Teve início um grande incêndio. Há mortos e feridos novamente.

Mas a Ucrânia está de pé! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando!

 

E neste domingo, dia do Senhor, todos nós nos apressamos para a Divina Liturgia para nos tornarmos participantes do Corpo e Sangue de nosso Senhor, a fonte de nossa estabilidade, coragem, sabedoria e indomabilidade.

Hoje, também quero continuar nossas reflexões com vocês sobre como curar as feridas da Ucrânia. Como curar as feridas do povo ucraniano. Como dissemos ontem, um médico corajoso e sábio, quando vê uma doença, vê o doente. Quando ele vê uma ferida, ele antes de tudo cria empatia com a pessoa ferida. Assim é com nosso Senhor Deus. Ele não olha tanto para nossa malícia e pecado, mas vê Seu filho que está ferido, seu filho que caiu no cativeiro do pecado, no cativeiro da morte. E com este olhar curativo, curador e libertador, o Senhor Deus toca a ferida de uma pessoa. E permite que uma pessoa participe desta missão de cura do próprio Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ser participantes desta ação de cura, que o Senhor está realizando hoje no corpo de nosso povo.

Além disso, um médico sábio sempre entende que, para curar qualquer doença ou ferida, é preciso primeiro entender suas causas. Porque se o médico não entende a causa da doença, ele não é capaz de combatê-la até o fim. Às vezes, a medicina usa a chamada terapia sintomática, ou seja, uma abordagem que elimina certos sintomas e manifestações dessa doença. Mas quando não é possível curar o próprio coração desse mal, quando essa doença, esse agente causador da doença ou outro mal começa a ferir uma pessoa, começa a facilitar ainda mais essa doença, então essa doença pode se tornar incurável . Mas quando conhecemos a causa, quando podemos lutar contra a causa e não contra os efeitos, tratamos a doença com sucesso. Quando entendemos que esse motivo não machuca mais uma pessoa, já estamos no caminho para curar essa ferida.

Hoje pedimos ao Senhor Deus que detenha a mão assassina do agressor. Porque enquanto o ocupante russo continuar a matar, a destruir cidades e povoados e a destruir a Ucrânia, todos nós só poderemos eliminar as consequências dos crimes. Portanto, hoje, antes de tudo, neste domingo, pedimos ao Senhor Deus que destrua o próprio mal pelo poder da graça do Espírito Santo, destrua o diabo e seus servos que escravizam, destroem e ferem o corpo da Ucrânia . Pedimos ao Senhor Deus, assim como a todo o mundo civilizado, que detenha a mão assassina do agressor. E então com a ajuda de Deus, o poder da graça do Espírito Santo, os santos Mistérios da Igreja e as artes médicas, curaremos as feridas.

Neste dia, quando estaremos na Liturgia diante da face de Deus, lembremo-nos de nossos trabalhadores médicos que salvam vidas não apenas em hospitais e clínicas, mas estão lá onde as batalhas acontecem hoje. Ao custo de suas próprias vidas, sob balas e granadas, eles realizam operações em campo, salvam nossos defensores, militares e civis. Nossos paramédicos, que prestam os primeiros socorros no campo de batalha e depois levam os feridos para lugares seguros, muitas vezes sofrem com o fogo inimigo. Para nós cristãos, a vida de cada pessoa, cada soldado e cada civil não tem preço. Porque o dom da vida é o próprio Deus. Os médicos trabalham com toda a sua dedicação para salvar a vida terrena. E todos devemos nos lembrar de seu trabalho e sacrifício e apoiá-los de todas as maneiras possíveis.

Hoje pedimos: Ó Senhor, remova a própria causa de nosso sofrimento e dor. Ó Deus, pelo poder da graça do Espírito Santo, derrota a própria guerra e aqueles que a trazem e aqueles que a causam! Ó Deus, que a paz reine sobre nossa terra ucraniana! Dê-nos tempo para curar essas feridas.

Que o Metropolita Andrey Sheptytsky nos fale hoje com sua palavra sobre uma paz justa, porque se não houver paz, sempre eliminaremos as consequências da agressão militar. Lutaremos constantemente contra uma crise humanitária e até mesmo uma catástrofe. Quando a paz vier, poderemos realmente curar nossas feridas e ser um povo curado por Deus. É por isso que o Metropolita nos diz: "Todos entendem que uma paz que não levasse em conta as necessidades dos povos e na qual os povos se considerassem prejudicados e fossem prejudicados, não seria paz de qualquer tipo. , seria a causa de novas complicações cada vez piores e ódio mútuo, o que teria que levar a novas guerras."

Ó Deus, dá-nos tal paz que seja uma fonte de cura e não uma fonte de novas guerras, desastres ou confrontos! Ó Deus, abençoe a Ucrânia, o exército ucraniano, os filhos e filhas de nosso povo com Sua paz justa, celestial e divina.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
06.11.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

06 novembro 2022, 23:20