Busca

Schevchuk: construir juntos uma cultura da vida na Ucrânia

Além dos relatos das atrocidades da guerra, em território ucraniano, o arcebispo greco-católico de Kiev reflete hoje sobre o dom da fertilidade dos esposos e algumas ameaças à ela: "na cultura contemporânea, há vários desafios muito sérios, eu diria até ataques à fecundidade da família cristã. O primeiro ataque é o pecado da contracepção.". O outro é o pecado do aborto.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje é segunda-feira, 24 de outubro de 2022 e na Ucrânia, já é o 243º dia da grande guerra sangrenta e sacrílega que o agressor e ocupante russo está travando contra o povo ucraniano.

Ainda ontem e durante toda a noite, o inimigo desferiu pelo menos 2 ataques de mísseis, 28 ataques aéreos, 68 ataques aéreos por sistemas de lançamento múltiplo de foguetes na Ucrânia, em cidades e povoados de pessoas pacíficas da Ucrânia.

Muitas cidades e vilarejos foram afetados, especialmente na área da linha de frente, pois o inimigo está atacando implacavelmente ao longo da linha de frente. Batalhas particularmente intensas estão ocorrendo na região de Donetsk, ao redor das cidades de Bakhmut e Avdiivka, que todos vocês já conhecem. Nosso exército defende corajosamente a terra ucraniana e liberta nossas cidades e vilarejos passo a passo.

E agradecemos a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia pelo fato de estarmos vivos hoje e por podermos rezar, trabalhar e servir nosso povo. Mas, especialmente neste dia, rezemos pelas cidades sofredoras de Zaporizhia e Mykolaiv, que ontem também sofreram intensos ataques de foguetes.

Mas a Ucrânia se mantém firme! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando!

 

Durante a guerra, muitas vezes sentimos que a vida humana é desvalorizada porque vemos tantos mortos ao nosso redor todos os dias. Certamente não há uma paróquia que não reze por nossos soldados mortos. Às vezes nossos sacerdotes realmente sentem um grande peso em seus corações porque todos os dias eles têm que enterrar novas e novas vítimas desta guerra sangrenta.

Mas especialmente durante a guerra, diante de tal desrespeito pela vida humana, devemos sempre lembrar e professar, proclamar o mandamento de Deus "Não matarás".

Foi o que nossos grandes predecessores fizeram durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, em particular nosso virtuoso metropolita Andrey Sheptytsky. E é nosso dever, para nós cristãos do 3º milênio, respeitar a vida humana desde a concepção até a morte natural, salvá-la e servi-la.

Hoje quero continuar convosco as nossas reflexões sobre como devemos construir uma cultura de vida na Ucrânia, já agora durante a guerra, e sobretudo depois do seu fim, depois da vitória. A cultura da vida, em oposição à cultura da morte, como o Papa João II tão bem colocou. Trata-se de um certo ambiente, uma certa comunidade de pessoas que nutrem a vida humana. Em nossos pensamentos finais, concentramos nossa atenção em como apoiar e nutrir os valores familiares. Como devemos apoiar a família ucraniana, como curar suas feridas; porque a família ucraniana é a célula fundamental da nossa sociedade e o próprio oásis onde, segundo o desígnio de Deus, nasce, se alimenta e começa a vida humana.

Ontem vocês e eu mencionamos as três vantagens da vida conjugal e dissemos que tomar uma mulher como esposa, ou tomar um homem como marido, significa aceitar as três vantagens fundamentais da vida conjugal, seu caráter cristão sacramental e misterioso, sua indissolubilidade e fidelidade e, portanto, sua fecundidade.

E hoje, gostaria de prestar particular atenção ao dom da fertilidade para os nossos esposos. Ser fecundos, encher a terra não é apenas um mandamento de Deus, que o Senhor Deus deu ao primeiro casal Adão e Eva no paraíso. É um dom especial que o Senhor Deus concedeu ao homem à sua imagem e semelhança. Assim, a própria família é o ícone da fecundidade divina. E as crianças nascidas nesta família são um presente de Deus. Eles não são propriedade de seus pais, mas dom de nosso Criador, que faz dos cônjuges cocriadores da vida. A cultura da vida começa com o dom da fecundidade na família cristã.

Na cultura contemporânea, há vários desafios muito sérios, eu diria até ataques à fecundidade da família cristã. O primeiro ataque é o pecado da contracepção. Sabemos que hoje existem muitas maneiras diferentes de destruir a fertilidade de homens e mulheres. E quando os cônjuges decidem usar esse tipo de meio que prejudica sua fertilidade, eles tendem a prejudicar um ao outro. Às vezes uma família decide não ter filhos, e então o Senhor Deus tira esse presente deles. Os contraceptivos têm um efeito destrutivo, que nem mesmo seus fabricantes percebem e entendem completamente. A contracepção é um mito moderno: o mito da cultura da morte sobre a possibilidade de dominar a vida. É um desrespeito pela natureza das mulheres e pela natureza dos homens. 

Há outro pecado gravíssimo que fere não só a família, mas toda a sociedade, que o permite, aprova, protege e apóia. É o pecado do aborto. Sabemos que o aborto é a morte intencional de uma pessoa. É desprezo pela vida humana. É um crescimento na ilusão de que sou eu quem decide quem deve viver e quem deve morrer. Não é à toa que ativistas pró-vida modernos em muitos países do mundo afirmam que é precisamente por causa dessa mentalidade e cultura do aborto que todos os tipos de assassinatos aparecem no mundo moderno: crimes contra a dignidade da vida humana, e até mesmo guerra. O aborto não só fere o corpo do infeliz, mas também inflige uma ferida profunda tanto na alma quanto na vida espiritual, porque a fertilidade de uma pessoa não é apenas uma escolha fisiológica. Deus criou a pessoa humana como um todo para ser fecunda em suas dimensões espiritual, psicológica e fisiológica. Imagine o trauma daquelas crianças que são sobreviventes da família, ou seja, em determinado momento da vida quando descobrem que a mãe, por pressão do pai ou da família, fez um aborto, que seus irmãos e irmãs foram mortos dessa maneira! Eles percebem que, quase por acaso, por pura sorte, foram poupados da mão assassina de sua própria mãe. Este pecado fere profundamente também os médicos que o praticam e que estão feridos na sua alma e na sua dignidade profissional.

Todos nós devemos entender hoje que uma criança recém-concebida não faz parte do corpo da mãe, nem do corpo do pai. Não é apenas mais uma célula. É o início de uma nova vida humana, que tem sua própria dignidade. Ele é uma pessoa viva a quem o Senhor ama. Assim, como queremos cumprir a ordem "Não matarás", como queremos não apenas vencer a guerra, mas vencer a própria guerra, devemos fazer de tudo para evitar que o pecado do assassinato contamine a alma de nosso povo. , não destrua nossas famílias, não destrua nossa sociedade. Os pais precisam entender que os filhos não são propriedade deles. Os filhos que o Senhor Deus nos envia são um presente de Deus. E a família cristã, que sabe acolher os dons de Deus, é então abençoada por Deus. O Santo Papa João Paulo II disse uma vez palavras muito proféticas à Dieta polonesa: “Uma nação que mata seus filhos não nascidos não tem futuro”.

Vamos juntos apoiar a fertilidade da família ucraniana! Vamos construir juntos uma cultura de vida na Ucrânia! Então nosso povo terá um futuro, terá força para superar todos os desafios e será uma nação florescente entre os outros povos desta terra.

Hoje quero pedir-vos especialmente que rezem pelos nossos irmãos e irmãs nos territórios ocupados, onde a vida humana é especialmente desprezada. Nos últimos dias, a história de uma família de médicos da cidade de Skadovsk chocou a todos. Devido, talvez, a um mal-entendido devido a uma violação das regras de trânsito, os ocupantes invadiram o apartamento dos médicos Tetyana e Anatoly Mudrenko, depois enforcaram o doutor Tetyana perto do prédio do tribunal da cidade. Acontecimentos assustadores… Rezemos pelos nossos irmãos que sofrem abusos psicológicos e físicos, que são levados a trair seu país; que são recrutados à força, perseguidos, mobilizados para o exército russo. Rezemos por esses irmãos e irmãs que, sob a opressão dos ocupantes, são privados de seus direitos em sua terra natal.

Deus abençoe a Ucrânia! Deus, abençoe o exército ucraniano, abençoe sua missão especial, para que liberte aquelas pessoas nos territórios ocupados que anseiam tanto pela misericórdia, compaixão e liberdade de Deus! Deus abençoe nossa Ucrânia com vida e paz

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
24.10.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

24 outubro 2022, 20:50