Busca

Schevchuk: sobre os ombros da família que recai o pesado fardo da guerra

"São as famílias que se confrontam com questões particulares, procuram respostas para as verdades profundas do sentido da vida humana. As crianças perguntam à mãe e ao pai: "Onde está Deus agora, quando há guerra? Qual é o significado de nossa luta? Qual é o significado de nossa vida, nosso sofrimento e nossa morte?""

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é domingo, 16 de outubro de 2022, e já há 235 dias o povo ucraniano repele os ataques diários do agressor russo, resistindo com firmeza, corajosamente, como um só corpo contra o agressor injusto.

Também ontem e na noita passada, o território ucraniano estremeceu ao longo de toda a linha de frente. Nas regiões de Kharkiv Oblast, Donetsk Oblast, o inimigo está atacando as posições de nossas tropas, bombardeando implacavelmente o sul de nossa Mãe pátria, as regiões de Zaporizhia, Dnipropetrovsk Oblast, Mykolaiv Oblast.

Somente no último dia, os russos dispararam 5 mísseis contra a Ucrânia, realizaram 23 ataques aéreos e 60 ataques com foguetes de vários tipos. Cerca de 30 centros habitados, cidades e vilarejos na Ucrânia foram afetados. Esta noite na região de Dnipropetrovsk, a cidade de Nikopol foi a que mais sofreu, em apenas algumas horas o inimigo disparou 40  projéteis de vários tipos.

Hoje, estamos especialmente preocupados com o norte de nossa Pátria, que é constantemente bombardeado perto da fronteira: região de Kharkiv, região de Sumy, região de Chernihiv.

 

Mas a Ucrânia se mantém firme! A Ucrânia está lutando!

Além disso, o exército ucraniano está libertando a terra ucraniana do ocupante passo a passo, dia a dia. E agradecemos ao Senhor Deus e às nossas forças armadas da Ucrânia, graças às quais estamos vivos neste domingo, neste dia de Deus, quando rezamos por nossa Pátria, pelo mundo inteiro.

Hoje, neste domingo, em que todos vamos à igreja, à Divina Liturgia para nos tornarmos participantes do Corpo e do Sangue de Nosso Salvador, quero convidar-vos em particular a rezar pela família, pela família cristã. Pois é sobre os ombros da família que recai o pesado fardo da guerra. Recordem-se em suas orações das famílias cujos entes queridos estão na linha de frente; famílias feridas, cujos familiares estão em cativeiro ou que morreram nas mãos do ocupante.

Estas famílias carregam um particular fardo da guerra, ansiedade e preocupações. Porque o Senhor Deus criou a família como um oásis da vida humana. Segundo o desígnio de Deus, a família, como união de amor indissolúvel, fiel e fecunda entre um homem e uma mulher, é o centro onde nasce a vida humana, onde se curam as suas feridas e onde, segundo o desígnio de Deus, esta vida deveria realizar-se aqui na terra.

São as famílias que se confrontam com questões particulares, procuram respostas para as verdades profundas do sentido da vida humana. As crianças perguntam à mãe e ao pai: "Onde está Deus agora, quando há guerra? Qual é o significado de nossa luta? Qual é o significado de nossa vida, nosso sofrimento e nossa morte?"

Vemos que a própria família, como união de um homem e uma mulher, é a única instituição humana criada pelo próprio Senhor Deus, que disse: "Por isso o homem se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne".

Nas condições de guerra, a família ucraniana tem feridas particulares. Estas famílias precisam de uma atenção especial, não intrusiva, mas que as ajude o próximo vir a ouvir a voz de Deus e as respostas necessárias. Muitas famílias hoje estão efetivamente separadas. O pai combate no front, e a mãe e o filho às vezes obrigados a sair de casa e ir para um mundo distante e desconhecido.

Rezemos pela reunificação dessas famílias, para que as crianças tenham o direito de crescer em uma família onde haja pai e mãe juntos; onde a mãe dá toda a sua feminilidade e o pai toda a sua masculinidade e coragem aos filhos.

Hoje rezemos pela família ucraniana, porque a força e a força de toda a nação dependem da sua força, da sua robustez. Porque a família é a célula básica e fundamental de qualquer sociedade. Se a família for forte, a nação será forte e haverá um Rstado forte e invencível.

Que Deus abençoe nossa terra ucraniana com Sua paz neste dia. Que cure nossas feridas. Sabemos que desde o início da guerra, o inimigo destruiu mais de 620 instituições médicas. E isso em um momento em que nosso povo mais precisa da mão carinhosa de um médico próximo. No entanto, ninguém pode contar o número de feridas na alma, no coração do nosso povo... Rezemos pela cura das feridas do nosso povo.

Ó Deus, abençoe nosso país com Sua paz justa e celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
16.10.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

16 outubro 2022, 21:49