Busca

Schevchuk: passos diários conjuntos de nossa esperança levam à vitória

"Hoje precisamos cuidar dos chamados mapas de nossa esperança para as futuras gerações de ucranianos e do mundo inteiro. E nós cristãos temos nossa fé em Deus como fonte de esperança. Porque sabemos que o objetivo final da vida e da luta humana é Ele - nosso Senhor Deus e Salvador, que disse de Si mesmo: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim". Mas devemos avançar juntos em direção a esse objetivo comum. Se as pessoas estiverem cientes desse objetivo comum, certamente o alcançarão".

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

hoje é terça-feira, 4 de outubro de 2022 e a Ucrânia já vive o 223º dia de guerra mortal, sacrílega e sangrenta!

Batalhas pesadas e sangrentas estão ocorrendo ao longo de toda a linha de frente que se estende desde as regiões de Kharkiv até Kherson. Nossos soldados dizem que são principalmente batalhas de artilharia: 90% de todos os ferimentos de nossos soldados são causados por fogo de artilharia e apenas 10% são ferimentos no campo de batalha.

Esta terrível guerra cuja mão assassina se estende muito além da linha de frente, destruindo a vida pacífica das cidades e aldeias no leste e sul de nossa pátria. Em apenas um dia, 3 mísseis de cruzeiro foram disparados contra a Ucrânia, 12 ataques aéreos foram realizados, cerca de cem ataques de sistemas de lançamento de foguetes de vários tipos. Prédios residenciais, infraestrutura crítica, cerca de vinte cidades foram destruídas. Ontem, nossa região de Kharkiv foi atacada duas vezes. No início da manhã, o inimigo novamente atingiu o centro da cidade de Kharkiv. Pessoas morreram, mulheres e crianças. Também ontem, em Kharkiv Oblast, os russos atacaram deliberadamente um hospital, um anestesista foi morto. Vários enfermeiros da equipe médica deste hospital ficaram gravemente feridos. Kramatorsk na região de Donetsk foi bombardeada. Da mesma forma, o inimigo arrasou até o chão cidades e aldeias na região de Zaporizhia e Dnipropetrovsk. Nossa sofredora Nikopol voltou a estremecer ontem.

Mas a Ucrânia se mantém firme. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando!

 

E hoje continuaremos nossas reflexões sobre a fonte da resiliência do povo ucraniano, porque queremos ter consciência daquilo que nos faz mais fortes e nos dá a possibilidade de não perdermos o ânimo, de não desistirmos, mas permanecermos de pé em nossa luta desigual contra o ocupante insaciável e sanguinário.

E um dos fundamentos de nossa resiliência é nossa crença de que a vitória para a Ucrânia é inevitável assim como o é o amanhecer. Não importa o quanto alguém possa querer impedir que o sol nasça sobre a terra, não poderá fazê-lo. Da mesma forma, a vitória da Ucrânia, o fim desta guerra são inevitáveis.

Mas desse objetivo, o objetivo nacional comum, nos aproximamos com os passos diários de nossa esperança. É por isso que é tão importante não ficar parado quando a terra está girando tão rápido, é importante não se tornar refém da confusão. Às vezes, quando as bombas caem, quando as pessoas se encontram em circunstâncias extremas, não sabem o que fazer, ficam perturbadas. É tão importante em tais circunstâncias entender claramente o propósito de nossa vida, nossa atividade, nosso serviço. Em outras palavras, o movimento sempre requer a consciência da direção aonde andar. E hoje precisamos cuidar dos chamados mapas de nossa esperança para as futuras gerações de ucranianos e do mundo inteiro. E nós cristãos temos nossa fé em Deus como fonte de esperança. Porque sabemos que o objetivo final da vida e da luta humana é Ele - nosso Senhor Deus e Salvador, que disse de Si mesmo: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim".

Mas devemos avançar juntos em direção a esse objetivo comum. Se as pessoas estiverem cientes desse objetivo comum, certamente o alcançarão, independentemente de quem queira detê-los neste movimento nacional. Nenhum homem é uma ilha, nem nenhuma nação. E os desafios do nosso tempo exigem esperança comum, passos comuns em direção aos seus horizontes.

Que o Senhor Deus abençoe nosso povo com essas visões de esperança comum. Hoje, todos na Ucrânia, dos mais novos aos mais velhos, sonham, rezam, lutam e morrem pela liberdade e independência de sua pátria. Sabemos que a nossa esperança é certa, porque o Senhor nos chama a esta esperança.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia! Abençoe nossas meninas e nossos meninos na frente que protegem nosso país! Ó Deus, envia o Teu Espírito Santo ao nosso povo, que é o espírito de unidade, o espírito de comunhão! O Espírito Santo é o espírito de unidade na comunidade, que nos mostra os horizontes da nossa esperança. Ó Deus, Tu és a nossa esperança! Esperamos em Ti e nos gloriamos em Ti! E não teremos vergonha!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
04.10.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

04 outubro 2022, 22:17