Busca

"Que o Senhor Deus conceda sabedoria para proteger o que temos e sabedoria para aumentar a riqueza natural do nosso país." (Photo by Yasuyoshi Chiba/AFP) "Que o Senhor Deus conceda sabedoria para proteger o que temos e sabedoria para aumentar a riqueza natural do nosso país." (Photo by Yasuyoshi Chiba/AFP)

Schevchuk: o papel do homem na criação de Deus

Todas as coisas criadas são ordenadas ao homem e o servem. O homem pode fazer uso legítimo dessas riquezas naturais que lhe são dadas por Deus Criador na criação. Mas um administrador sábio, ao gerenciar conscientemente esses recursos, nunca os levará à diminuição ou à exaustão. A sábia administração dos dons de Deus deve sempre levar à sua multiplicação e aumento. Pelo contrário, nossa loucura e insensatez em relação ao meio ambiente são a causa de vários desastres e catástrofes no mundo atual.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quinta-feira, 22 de setembro de 2022. Na Ucrânia já é o 211 dia da grande e sangrenta agressão militar em larga escala que a Rússia está realizando contra o sofrido povo ucraniano e contra nosso Estado livre e independente.

Agradecemos ao Senhor Deus por estarmos vivos esta manhã e também agradecemos às Forças Armadas da Ucrânia por nos darem a chance de sobreviver mais um dia; por proteger nossas vidas na última noite.

As últimas 24 horas foram novamente difíceis para a Ucrânia. Batalhas pesadas e sangrentas estão ocorrendo ao longo de toda o front. As tropas ucranianas estão libertando o norte e o sul de nossa pátria; mas cada centímetro de terra ucraniana está salpicado com o sangue de nossos defensores.

Na última noite houve muitos feridos e mortos entre a população civil. Nas últimas 24 horas, o inimigo disparou pelo menos nove mísseis de cruzeiro contra a Ucrânia, realizou 16 ataques aéreos e 115 ataques com foguetes.

 

Nossas cidades de Zaporizhzhia, Mykolajiv e Kharkiv foram as mais afetadas. Uma grande tragédia ocorreu em Zaporizhzhia: o inimigo disparou nove mísseis contra a cidade e um deles atingiu um hotel no centro da cidade, resultando em inúmeras mortes e ferimentos. Muitas pessoas estão sob os escombros e os esforços de resgate continuam. Rezemos por essas vítimas e por aqueles que corajosamente estão resgatando pessoas sob os escombros na cidade de Zaporizhzhia.

Também houve bombardeios pesados ​​em Mykolajiv. Diferentes bairros e várias partes da cidade foram queimados. E em Kharkiv, o inimigo atacou a estação ferroviária, e até mesmo os trens que transportavam os corpos dos russos mortos para o sepultamento foram destruídos. Atingiram seus próprios soldados...

Hoje agradecemos ao Senhor Deus porque talvez pela primeira vez nos últimos meses recebemos boas notícias sobre a libertação dos nossos prisioneiros de guerra. Cerca de 215 pessoas foram libertadas do cativeiro russo. Agradecemos ao Senhor Deus por salvar suas vidas. E agora, juntos, devemos cercá-los com nossa atenção, oração e amor para curar as feridas que carregam em suas almas e corpos como resultado da brutalidade do ocupante russo.

O inimigo continua a destruir sistematicamente a infraestrutura de nossas cidades, e nas últimas 24 horas o fornecimento de calor e eletricidade foi destruído em cerca de 40 assentamentos de nossa Pátria.

Mas apesar de toda a dor e sofrimento, a Ucrânia se mantém firme! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando.

E continuamos a refletir sobre como podemos obter essa força vital que precisamos de nosso Deus Criador; sobre como respeitá-la, mesmo em tempos de guerra. Reflitamos sobre como podemos honrar a Criação de Deus neste momento em que sofremos com essa agressão militar russa, que inflige feridas muito profundas nesta Criação. Nesse sentido, uma das regras importantes a ter em mente define qual é o papel do homem na Criação de Deus. E esta estrutura, esta regra, diz o seguinte: “Seja um administrador responsável da Criação de Deus. Administre os recursos naturais de forma racional e prudente. Evite desperdícios desnecessários na vida e nas atividades cotidianas.”

O Senhor Deus, quando criou o mundo, viu e criou o homem como a coroação de sua criação. O ser humano desempenha um papel especial neste mundo. Uma função especial é aquela de ser administrador, governador, ecônomo de Deus nesta Criação. Todas as coisas criadas são ordenadas ao homem e o servem. O homem pode fazer uso legítimo dessas riquezas naturais que lhe são dadas por Deus Criador na criação. Mas um administrador sábio, ao gerenciar conscientemente esses recursos, nunca os levará à diminuição ou à exaustão. A sábia administração dos dons de Deus deve sempre levar à sua multiplicação e aumento. Pelo contrário, nossa loucura e insensatez em relação ao meio ambiente são a causa de vários desastres e catástrofes no mundo de hoje. Portanto, sejamos sábios administradores da Criação de Deus!

E aqui proponho uma regra para essa gestão sábia e inteligente dos recursos naturais. Essa regra pode ser formulada como uma tríade: reduza, reutilize e recicle o que é consumido. Devemos aprender, à medida que nos desenvolvemos como civilização, a reduzir o consumo de recursos naturais e devemos buscar todos os tipos de meios renováveis ​​de energia. Temos que aprender a reutilizar o que já usamos uma vez para o nosso serviço e para atender às nossas necessidades.

Devemos aprender a reciclar os frutos de nosso trabalho e meios de subsistência. Vamos então reduzir o máximo possível o nosso consumo de recursos naturais; vamos tentar reutilizar o que já usamos uma vez e reciclar o resto.

A terra ucraniana precisa muito de um administrador bom e habilidoso, que não a destrua, mas a respeite como mãe e nutriz. A terra ucraniana neste momento infeliz, neste ano de guerra, generosamente deu frutos para nos fornecer tudo o que precisamos. Usemos com sabedoria e racionalidade o que nossa terra nos dá. Usemos com sabedoria, apreciemos e valorizemos a fertilidade da terra ucraniana e tratemos com gratidão as dádivas que Deus nos dá.

Que Deus abençoe nossa terra! Que Ele conceda a cada ucraniano sua sabedoria celestial. Que o Senhor Deus abençoe com sua sabedoria todos aqueles que são responsáveis ​​pela gestão dos recursos naturais em nosso país. Que o Senhor Deus conceda ao nosso povo a sabedoria com que podemos construir o futuro; sabedoria para proteger o que temos e sabedoria para aumentar a riqueza natural do nosso país.

Oh Deus, abençoe a Ucrânia! Oh Deus, cure as feridas do nosso povo! Ó Deus, dá-nos a vitória sobre o inimigo injusto que nos ataca! Oh Deus, abençoe o exército ucraniano, nossas meninas e meninos que defendem nossa pátria! Ó Deus, conceda à nossa terra a tua abençoada paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
22.09.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

22 setembro 2022, 22:02