Busca

Mensagem do arcebispo greco-católico de Kiev no 199° dia de guerra

"O chamado de Deus à pureza, pureza no amor, pureza nas relações humanas torna-se a pedra angular de toda verdade para a vida humana, para a comunicação humana, tanto consigo mesmo como com Deus e com o próximo. Pois esta pureza de que falamos é aquela que é universal, característica tanto do estado matrimonial quanto do estado celibatário. Pois esta castidade consiste em ser fiéis no amor. Ser fiéis no amor àquele a quem se fez a promessa de fidelidade".

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é sábado, 10 de setembro de 2022 e já é o 199º dia desta grande guerra sangrenta e injusta que a Rússia está travando contra o povo ucraniano.

Como nos dias anteriores, ontem, assim como na noite passada, a terra ucraniana estremeceu novamente e sangue foi derramado na Ucrânia. Há novamente vítimas e feridos. Os gritos e o pranto do povo ucraniano sobem aos céus. Batalhas pesadas estão ocorrendo em toda a linha de frente, especialmente na região de Donetsk, onde o inimigo está constantemente atacando nossas cidades e aldeias com um grande reforço de tropas. No último dia, de acordo com os relatórios que recebemos esta manhã, 13 ataques com mísseis e 23 ataques aéreos foram realizados em cidades e aldeias ucranianas. O inimigo está bombardeando pesadamente nossas regiões de Sumy e Chernihiv da fronteira norte. Nossa mártir Kharkiv é bombardeada várias vezes ao dia com diferentes tipos de armas. Hoje, Kharkiv é realmente a cidade que mais sofre com os bombardeios russos vindos do território da Federação Russa. E de novo as pessoas sofrem, os civis morrem. Ataques com mísseis também foram realizados em cidades como Mykolaiv e Dnipro.

Mas agradecemos ao Senhor Deus que a Ucrânia está de pé, a Ucrânia está lutando, a Ucrânia está rezando.

 

Agradecemos às heróicas Forças Armadas Ucranianas, nossos rapazes e moças que defendem sua pátria, que libertam nossas cidades e aldeias da brutal ocupação russa. Estamos gratos por estarmos vivos esta manhã e podermos ver a luz do dia e rezar pela vitória do povo ucraniano.

Hoje eu gostaria de refletir com vocês sobre o 6º mandamento do nosso Guia Social do Crente, que está muito próximo do 6º mandamento do decálogo, esses 10 mandamentos de Deus, que o povo recebeu do seu Criador e Salvador Deus no Monte Sinai no Antigo Testamento.

E este mandamento, esta instrução, diz o seguinte: "Cultivo a castidade tanto no estado conjugal como celibatário. Cultivo o amor conjugal, fortaleço a família com a oração comum, o respeito mútuo e o cuidado. Observo a fidelidade conjugal. Crio as crianças e os jovens com um exemplo cristão pessoal. ajudar a resistir às tentações”.

Vemos como mais uma vez o chamado de Deus à pureza, pureza no amor, pureza nas relações humanas torna-se a pedra angular de toda verdade para a vida humana, para a comunicação humana, tanto consigo mesmo como com Deus e com o próximo.

Pois esta pureza de que falamos é aquela que é universal, característica tanto do estado matrimonial quanto do estado celibatário. Pois esta castidade consiste em ser fiéis no amor. Ser fiéis no amor àquele a quem se fez a promessa de fidelidade. Ser fiel no amor àquele a quem te doas a ti mesmo,  tuas energia, teus dons, tua vida.

O amor puro é algo que por sua própria natureza supera toda impureza e todo mal. Cantamos em nosso hino “Deus é grande e único”, “por puro amor à terra, faz-nos crescer, ó Deus”.

A pureza do amor consiste em ser puro de todo egoísmo, de procurar usar o outro, outras coisas, até mesmo o próprio corpo para satisfazer os próprios desejos, paixões e vis concupiscências.

Ser fiel no casamento significa ser verdadeiro. Significa ser o verdadeiro marido para sua esposa, a verdadeira esposa para seu marido.

Por outro lado, as crianças e os jovens têm grande necessidade do exemplo cristão pessoal dos seus pais, dos seus educadores.

Esses jovens estão procurando as coisas verdadeiras. Aquelas coisas verdadeiras que testemunham não só os fundamentos sólidos da vida vivida por pais, filhos, sacerdotes, bispos, pessoas consagradas. Eles procuram a base, o apoio em que podem se apoiar ao fazer suas escolhas de vida.

Este apoio para que por sua vez as crianças e os jovens possam resistir às tentações inerentes ao período da sua vida e amadurecimento.

Pedimos hoje:

 “Ó Deus, abençoe nosso povo com toda a sabedoria. Torna-nos fiéis. Faça nosso exército fiel ao seu juramento e capaz de derrotar o inimigo no campo de batalha.

Torna os nossos consagrados castos, fiéis ao seu juramento, na escolha do celibato. Para que possam ser a força, a riqueza espiritual da nossa igreja e do nosso povo.

Deus, abençoe nossas famílias com castidade, pois a lealdade e o amor fiel são a força da família.

Ó Deus, una-nos a todos em oração, respeito mútuo e cuidado mútuo.

E então nos tornaremos invencíveis contra o diabo e seus asseclas. Venceremos todas as tentações, venceremos todos os problemas da vida.

Porque o amor é eterno. Isso nunca passa. E esse amor é o próprio Senhor Deus.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia com a pureza do seu amor, a graça do Espírito Santo, dê-nos a vitória e a verdadeira paz justa.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
10.09.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

10 setembro 2022, 21:35