Busca

Um drone com uma bandeira nacional ucraniana gigante passa sobre o monumento da Pátria durante o Dia da Independência da Ucrânia em 24 de agosto de 2022, em meio à invasão russa da Ucrânia. (Foto de Dimitar DILKOFF/AFP) Um drone com uma bandeira nacional ucraniana gigante passa sobre o monumento da Pátria durante o Dia da Independência da Ucrânia em 24 de agosto de 2022, em meio à invasão russa da Ucrânia. (Foto de Dimitar DILKOFF/AFP)

No Dia da Independência da Ucrânia, a mensagem do arcebispo greco-católico de Kiev

"Hoje cantamos com um coração e uma voz aqui nas montanhas sagradas de Kiev: Ó Deus, o Altíssimo, abençoe nossa Ucrânia, abençoe nosso governo, nosso exército, nossos voluntários, nossos médicos, todos os que vivem e trabalham pela vitória e salvar vidas humanas; e assim afirmar este dom da liberdade que recebemos do Senhor Deus."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje é quarta-feira, 24 de agosto de 2022, e o povo da Ucrânia luta contra o agressor russo há 182 dias.

Exatamente seis meses se passaram desde o início desta guerra russa em grande escala contra o Estado ucraniano. Mas hoje a Ucrânia comemora o 31º aniversário do restabelecimento de sua independência. E hoje, vivenciamos esse feriado estadual e feriado nacional de uma forma muito especial.

Neste dia afirmamos que a Ucrânia está de pé. Porque o inimigo pensou que em três dias eles desfilariam aqui em Kyiv para celebrar uma vitória profana sobre o Estado ucraniano.

Mas hoje aqui, a Ucrânia comemora seu Dia da Independência.

 

A Ucrânia está lutando. Porque o inimigo pensou que iria derrotar rapidamente o Estado ucraniano, que ele chamou de Estado fracassado, um Estado que não existe. Mas hoje celebramos o nosso Dia Nacional aqui, na capital da nossa Pátria.

Afirmamos que a Ucrânia está rezando. Porque é aqui, em Kyiv, que os fundadores desta cidade construíram como uma nova Jerusalém nas montanhas sagradas de Kyiv, às margens do Dnieper, onde a festa é celebrada em oração. Uma oração nacional conjunta de líderes e chefes de Igrejas e organizações religiosas ucranianas com o presidente da Ucrânia realizada na Catedral Mãe de Santa Sofia. Hoje agradecemos ao Senhor Deus pela dádiva da liberdade, pela dádiva da independência, pela dádiva da nossa livre e soberana Ucrânia.

Para nós cristãos, este feriado não tem apenas um significado político ou social. O Dia da Independência de nossa Pátria tem um profundo significado espiritual. Porque o Senhor Deus deu vida ao homem e lhe confiou a tarefa de nutrir e desenvolver esta vida para que, à luz da graça de Deus, esta vida floresça e dê frutos.

E vemos hoje que a condição de Estado ucraniano é uma condição necessária para a própria existência do povo ucraniano. Quantos séculos os filhos e filhas deste povo lutaram por seu Estado, por este Estado que, especialmente aqui em Kyiv, tem uma história milenar. Com efeito, é a condição de Estado que garante as condições necessárias à vida, à própria existência e ao desenvolvimento do nosso povo. E vemos especialmente claramente durante esta guerra, que um Estado ucraniano soberano é a condição necessária para a própria sobrevivência de nosso povo.

Vemos que a linha de frente, que hoje é uma linha de sofrimento, de dor, é a linha que separa a vida da morte. Vemos hoje que o agressor russo quer nos privar não apenas da condição de Estado, mas do próprio direito à existência de nosso povo. Cada vez que os ucranianos perderam seu Estado, eles sofreram genocídio, humilhação, expulsão de sua terra natal; experimentaram uma humilhação indescritível, montanhas de cadáveres e rios de sangue. É o que vemos agora nos territórios ocupados pela Rússia.

A independência de nosso Estado tem significado espiritual, porque o Senhor Deus nos chamou para a liberdade. E ele nos deu essa liberdade através do dom de restaurar nosso Estado há 31 anos. E hoje devemos defender esse Estado, mesmo que custe nossa própria vida.

É por isso que rezamos hoje neste dia: Ó Deus, abençoe a Ucrânia! Salva, ó Deus, o teu povo e abençoa a tua herança.

Hoje, comemorando o Dia da Independência, celebramos em oração. Este feriado não é comemorado com o som de saudações solenes, mas, infelizmente, com o som de sirenes e explosões de bombas, foguetes e armas russas. Este feriado é celebrado não com canções solenes, concertos ou outros tipos de alegria humana, mas entre os gritos, queixas e lágrimas de milhões de pessoas nos territórios ocupados da zona de guerra e pessoas que foram forçadas a deixar suas casas ou mesmo seus terra natal.

Mas rezamos porque sabemos que assim como o Senhor Deus nos deu o dom da vida e da liberdade, ele nos deu o dom de nosso Estado, para que esses dons possam não apenas ser mantidos, mas também desenvolvidos. Da mesma forma hoje o Senhor Deus nos dará Sua bênção, nos dará Sua força para proteger este Estado. Vitória, vida e salvação virão Dele na Ucrânia.

Portanto, hoje cantamos com um coração e uma voz aqui nas montanhas sagradas de Kiev: Ó Deus, o Altíssimo, abençoe nossa Ucrânia, abençoe nosso governo, nosso exército, nossos voluntários, nossos médicos, todos os que vivem e trabalham pela vitória e salvar vidas humanas; e assim afirmar este dom da liberdade que recebemos do Senhor Deus. Ó Deus, neste dia, nós te imploramos, abençoe a Ucrânia, abençoe seus filhos, não importa onde eles estejam hoje em toda a superfície da terra. Que Tua bênção se espalhe sobre esta terra que é nossa, que Tu, Deus, nos deste!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês através de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
24..08.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

24 agosto 2022, 20:42