Busca

Schevchuk: aprendamos a ouvir nosso Deus em oração

Convido vocês para esta escola de oração com as Sagradas Escrituras, que tem vários passos muito importantes para se aproximar da Palavra de Deus, ouvi-la e, portanto, viver dela. Vamos ler as Sagradas Escrituras todos os dias. E sobre como devemos fazer isso, descobriremos juntos em nossos próximos encontros.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje é segunda-feira 1º de agosto de 2022 e o povo ucraniano já está, pelo 159º dia, numa batalha desigual com o agressor russo, repelindo os ataques diários e poderosos do exército russo à nossa pátria. Nosso povo está sangrando, mas está protegendo os seus, defendendo sua pátria por amor a Deus e ao próximo.

Durante esses já mais de cinco meses de guerra, o inimigo atacou bens civis, estruturas civis e pessoas civis 60 vezes mais do que os militares. Então, vemos que se trata realmente das intenções genocidas desse agressor que veio matar, matar o povo ucraniano.

Durante o último dia e a última noite, a terra ucraniana estremeceu novamente e, infelizmente, sangue humano foi derramado. Muitas pessoas morreram, muitas ficaram feridas. Pela informação, pelas notícias que recebemos do front, o inimigo avança implacavelmente na região de Donetsk. No entanto, não há sucesso aparente. Um grande exército está se acumulando no sul, na região de Kherson. Nossa Mykolayiv está sofrendo pelo segundo dia consecutivo. Só ontem, em um dia, 20 foguetes foram disparados contra esta cidade. Ontem à noite, mais uma vez, esta cidade no sul da nossa pátria, esta cidade no Dnipro e na costa do Mar Negro estava em chamas.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando.

Além disso, a Ucrânia não pensa apenas em si mesma, mas também em como alimentar os famintos em todo o mundo. E hoje, 1º de agosto, a primeira caravana de pão deve sair de Odessa, para exportar grãos ucranianos e alimentar os famintos em diferentes países do mundo. Este é um momento muito especial do qual depende o destino de milhões de pessoas em diferentes países do mundo. Portanto, rezemos pelo sucesso desta nobre causa, pois o inimigo destrói o pão de propósito. Somente em Zaporizhzhia, 40.000 toneladas de grãos ucranianos foram deliberadamente destruídas pelos russos durante esses últimos meses.

 

Mas o Senhor Deus abençoará a todos nós. Ele é Aquele que nos dá o pão de cada dia, como rezamos no "Pai Nosso". É por isso que dizemos: a Ucrânia está de pé, a Ucrânia luta, a Ucrânia reza.

Hoje continuaremos nossa jornada com vocês pelos caminhos da sabedoria e da experiência da oração cristã. Em nossas reflexões anteriores, levamos em conta a oração como, antes de tudo, um apelo de uma pessoa a Deus. Este apelo tem diferentes formas, diferentes métodos e conteúdos. Mas a oração é algo mais do que apenas o apelo de uma pessoa a Deus. A oração é um diálogo. Quando uma pessoa fala com seu Criador e Salvador, então o Senhor fala com a pessoa, fala com ela. Um pai fala com seu filho.

E agora eu gostaria de convidá-los para um momento especial em nosso ensino sobre como rezar corretamente. Esta é a oração da escuta. Porque, se não soubermos ouvir, ouvir a Deus que se dirige a nós, Ele nos responde, podemos nos decepcionar muito rapidamente com uma oração tão pessoal nossa a Ele. Portanto, a oração da escuta é parte integrante da vida espiritual de uma pessoa. Assim como nos comunicamos com nossos vizinhos, devemos aprender a ouvi-los. Então vamos entendê-los. Então nossa comunicação com as pessoas será plena, madura e frutífera. Algo semelhante acontece em nossa vida de oração.

A oração da escuta é-nos especialmente revelada pelo exemplo do profeta Elias, cuja memória celebraremos solenemente amanhã na Ucrânia. O profeta Elias ouviu no monte Horebe a Deus que se aproximou dele e tentou distinguir em que momento o Senhor Deus está presente – não em uma tempestade, nem em trovões e relâmpagos, mas Deus veio a ele em uma brisa leve.

Da mesma forma, aprendamos a ouvir nosso Deus em oração. Esta oração de escuta é geralmente chamada de oração com as Sagradas Escrituras, com a Palavra de Deus, ou também chamada de "Lectio Divina", uma antiga prática monástica de comunicação entre a pessoa humana e Deus. As Sagradas Escrituras não são apenas algumas letras e palavras escritas. Esta é a Palavra viva de Deus, com a qual Deus se dirige a nós hoje. Mas é preciso ser capaz de ouvir a Palavra de Deus corretamente lendo as Sagradas Escrituras.

Então, convido vocês para esta escola de oração com as Sagradas Escrituras, que tem vários passos muito importantes para se aproximar da Palavra de Deus, ouvi-la e, portanto, viver dela. Vamos ler as Sagradas Escrituras todos os dias. E sobre como devemos fazer isso, descobriremos juntos em nossos próximos encontros.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia. Ó Deus, ouça nossa oração. Ó Deus, fala-nos com a Tua Palavra vivificante, que liberta, fortalece e eleva. Nós dizemos juntos com o profeta hoje: "Fala, Senhor, porque Teu servo, Teus servos, Teus filhos estão prontos para Te ouvir."

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
01.08.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

01 agosto 2022, 20:10